Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Engenharia de Tráfego no wPós

  • Pós-graduação
  • Bolsas a partir de R$ 49,98
Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Engenharia de Tráfego no wPós?

O curso de Engenharia de Tráfego forma profissionais capacitados para lidar com questões relacionadas à gestão do tráfego nas cidades, como conservação de vias públicas e estradas, fluxo e quantidade de veículos, transporte seguro de pessoas e carga, entre outras.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: 6 meses a 18 meses

Como é a faculdade wPós

Resumo da faculdade

  • mais de 9.000 alunos matriculados
  • mais de 60 docentes
  • 11 cursos de graduação e 1.804 de pós-graduação
  • 68 unidades

Dúvidas mais frequentes

Ao todo, a Faculdade Unyleya já formou quase 100 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação. Só no programa wPós são mais de 500 cursos, em 48 áreas, em um dos mais bem-sucedidos programas de pós-graduação a distância do Brasil.

O curso de Engenharia de Tráfego é uma especialização com duração variável de 1 a 2 anos, destinado a profissionais com formação em Engenharia ou áreas correlatas e que buscam aprofundar seus conhecimentos na gestão e planejamento do tráfego. A formação oferece uma abordagem integrada que combina teoria e prática, preparando os alunos para enfrentar os desafios contemporâneos do trânsito e da mobilidade urbana.

As disciplinas do curso abrangem uma variedade de temas que incluem o estudo dos fundamentos da engenharia de tráfego e operação e controle do tráfego. Além disso, a área aborda o planejamento e gestão de tráfego urbano, onde os alunos aprendem técnicas e estratégias para otimizar o fluxo de veículos e pedestres nas cidades.

Outro aspecto analisado é o controle de tráfego, que envolve o uso de tecnologias avançadas e métodos para monitoramento e gerenciamento eficiente do fluxo de veículos. Simultaneamente, a segurança viária é enfatizada, tratando de estratégias e medidas para aumentar a segurança nas estradas e vias urbanas.

Além dessas disciplinas centrais, o curso pode incluir estudos sobre legislação e políticas de transporte, sustentabilidade no transporte, e gestão de projetos de tráfego. A metodologia de ensino combina aulas teóricas com estudos de caso práticos e projetos.

Os alunos também são incentivados a desenvolver habilidades analíticas e de resolução de problemas. Ao concluir o curso, os profissionais estão preparados para assumir papéis de liderança em organizações governamentais, empresas de consultoria em engenharia, companhias de transporte e outras entidades focadas na melhoria da mobilidade e infraestrutura urbana.

A formação também está disponível na modalidade de ensino a distância. O curso de Engenharia de Tráfego em EaD permite flexibilidade de horários e acesso a materiais e avaliações online por meio de plataformas digitais. As disciplinas cobrem planejamento de tráfego, segurança viária e gestão de transporte público, utilizando metodologias adaptadas ao ensino virtual. A modalidade é ideal para quem busca conciliar os estudos com outros afazeres.

O curso de Engenharia de Tráfego forma profissionais capacitados para lidar com questões relacionadas à gestão do tráfego nas cidades, como conservação de vias públicas e estradas, fluxo e quantidade de veículos, transporte seguro de pessoas e carga, entre outras.

O foco dessa formação está na promoção da mobilidade sustentável, considerando todas as etapas necessárias para um bom planejamento, sua implementação operacional e, posteriormente, um bom controle de gestão.

O curso também aborda a análise de dados de tráfego e de padrões de mobilidade. Os alunos aprendem a utilizar ferramentas e tecnologias avançadas para coletar e interpretar informações, o que lhes permite tomar decisões informadas sobre o planejamento e a gestão do tráfego. Além disso, a área abrange o estudo de soluções para os problemas de mobilidade urbana, incluindo o desenvolvimento de sistemas de transporte público eficientes e a promoção de modos de transporte não motorizados.

Outro aspecto analisado no curso é a segurança viária. Os futuros engenheiros de tráfego são treinados para projetar e implementar medidas que aumentem a segurança de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. Isso envolve não apenas a aplicação de normas e regulamentos, mas também a criação de campanhas de conscientização para promover uma cultura de segurança no trânsito.

Por fim, o curso prepara os estudantes para enfrentar desafios futuros no campo da mobilidade urbana, como a integração de veículos autônomos e conectados no sistema de trânsito existente.

A área vem se tornando cada vez mais crucial no planejamento urbano, uma vez que seus profissionais se dedicam a detectar e a solucionar quaisquer tipos de problemas que dificultem a locomoção de pessoas e o transporte de mercadorias, com o intuito de aprimorá-los e facilitá-los.

O curso de Engenharia de Tráfego é usualmente oferecido como um curso de pós-graduação.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade