dcsimg

Fies

Conheça como funciona o FIES e quem pode pedir um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil.


O Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) para beneficiar os estudantes do ensino superior que não possuem condições financeiras para arcar com as mensalidades em uma faculdade ou universidade particular.

Artigos em destaque

Saiba mais informações sobre como pagar a faculdade com o FIES.


Veja as principais notícias relacionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil.

Teste: Você se encaixa no FIES?


Orientações gerais do teste

Faça o teste e descubra se você pode utilizar o financiamento estudantil criado pelo MEC.

O teste combina 7 questões de múltipla escolha e do tipo Sim/Não. Para cada resposta clicada, o teste apresenta uma resposta.

Quando o candidato preenche algum requisito (ou não sabe se preenche), pode passar para a pergunta seguinte.

Você está matriculado(a) regularmente em uma faculdade particular?

Se você está matriculado(a) regularmente em uma instituição de ensino superior privada, ou seja, não está em situação de trancamento, preencheu um dos requisitos para solicitar o FIES.

Se ainda não estiver matriculado, ou estiver em situação de trancamento, você não preencheu um requisito obrigatório para solicitar o FIES.


Sua faculdade participa do FIES?

Se a sua faculdade participa do FIES, você preencheu mais um requisito para solicitar esse financiamento.

Para solicitar o FIES, é obrigatório que a instituição de ensino superior privada onde você está matriculado(a) participe do programa.

Se você não sabe se a sua faculdade participa do FIES, peça informações na secretaria da própria faculdade ou verifique no site do fies: Consulta de Cursos e Instituições.


Calcule a renda bruta familiar mensal per capita. Some a renda mensal de todos os familiares que moram na mesma casa que você e divida por este número de pessoas. O total encontrado é...

Fórmula: (Renda de todos na casa / Número de pessoas na casa)

Você preencheu mais um requisito para solicitar esse financiamento.

Se sua renda familiar bruta é maior do que 20 salários mínimos, você não preencheu um requisito obrigatório para solicitar o FIES.


Calcule o percentual de comprometimento da renda. Divida o valor da mensalidade com desconto pela renda familiar mensal bruta per capita (valor calculado na questão anterior), depois multiplique por 100. O resultado encontrado é...

Fórmula: (Mensalidade com desconto / Renda familiar per capta) * 100

Se você calculou o comprometimento da renda familiar com os encargos da faculdade e o resultado foi igual ou maior que 20, você preencheu mais um requisito para solicitar esse financiamento.

Se você calculou o comprometimento da renda familiar com os encargos da faculdade e o resultado foi menor que 20, você não preencheu esse requisito obrigatório.


Você concluiu o ensino médio? Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

A exigência de fazer o Enem para pedir o FIES só começou a vigorar para quem concluiu o ensino médio a partir de 2011. Sendo assim, mesmo que não tenha feito o Enem, preencheu mais um requisito para solicitar esse financiamento.

A exigência de fazer o Enem para pedir o FIES começou a vigorar para quem concluiu o ensino médio a partir de 2011. Se você concluiu o ensino médio em 2011 ou depois e não fez o Enem, não preencheu um requisito obrigatório para solicitar o FIES.

A exigência de fazer o Enem para pedir o FIES começou a vigorar para quem concluiu o ensino médio a partir de 2011. Se você concluiu o ensino médio em 2011 ou depois fez o Enem, você preencheu mais um requisito para solicitar esse financiamento.

Se você preenche os critérios acima então está liberado da exigência do Enem.


Você já foi beneficiado com o financiamento do FIES ou está inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC)?

Você não preencheu um requisito obrigatório para solicitar o FIES.

Se você não está nos casos acima preencheu mais um requisito para solicitar esse financiamento.


Você tirou pelo menos 450 pontos de média nas provas do Enem?

Se você tirou mais de 450 pontos na média das provas você e assim preencheu mais um requisito para solicitar esse financiamento.

Você não preencheu um requisito obrigatório para solicitar o FIES.


Você tirou mais do que zero na redação do Enem?

Se você tirou mais que zero na redação você preencheu mais um requisito para solicitar esse financiamento.

Você não preencheu um requisito obrigatório para solicitar o FIES.


Resultado do Teste:

Teste incompleto

Você se encaixa no FIES

Você concluiu o teste e preencheu os requisitos básicos para inscrever-se no FIES.

Veja aqui mais informações sobre o FIES, como se inscrever e qual o passo a passo: Tudo sobre Fies.

Você NÃO se encaixa no FIES

Você não preencheu um ou mais requisitos obrigatórios para solicitar o FIES.Veja outras opções de bolsa ou financiamento aqui: Guia Rápido Como Pagar a Faculdade.