A capital de Minas Gerais, apelida de de “Beagá”,  é o sexto município mais populoso do Brasil, tendo um total de quase 3 milhões de habitantes, segundo o IBGE.

Os índices educacionais também são impactantes: a cidade possui mais de 55 instituições de ensino superior que oferecem 704 cursos/habilitações. Além das  universidades públicas, as privadas também são referência em determinadas áreas.

Por isso mesmo, escolher uma faculdade no local costuma ser um desafio, pois as possibilidades são tantas que você pode se sentir um pouco perdido. Mas isso não é motivo para se angustiar: neste artigo, vamos ajudar você mostrando quais as faculdades mais bem conceituadas BH!

Quais fatores definem as melhores faculdades de BH?

Você sabe como é importante o reconhecimento das faculdades pelo MEC? É ele quem cuida da autorização para a abertura de todos os cursos universitários do país.

Além disso, também são muito importantes as avaliações que o MEC realiza para verificar como anda a qualidade do ensino, as condições de infraestrutura e a organização dessas faculdades. É por meio delas que se cria o “ranking”, ou seja, a lista das melhores — que vamos apresentar logo abaixo.

Mas antes de você partir direito para a lista das melhores faculdades da capital mineira, vale a pena entender um pouquinho das avaliações, que se dividem em IGC (Índice Geral de Cursos) e CI (Conceito Institucional).

IGC e CI: o que é?

Em poucas palavras, o IGC é uma nota que reflete a qualidade de ensino por meio da avaliação de professores e alunos, enquanto o CI se baseia na inspeção da estrutura e administração da universidade.

 

O essencial a saber sobre esses índices é que representam uma variação que pode ir das notas 1 a 5, em que 1 e 2 conceituam faculdades que não têm uma garantia quanto à sua qualidade geral, e por esse motivo não são recomendadas.

 

A partir da nota 3, já temos a certeza de que a faculdade tem boa qualidade e é comprometida com diversos padrões que garantem o alto nível dos seus cursos e de sua infraestrutura.

 

Faculdades públicas em BH

Com base nos conceitos que o MEC dá para as faculdades (que explicamos acima), apresentamos uma lista das instituições de ensino superior públicas de curitiba e as notas de IGC e CI. Confira:

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): IGC 5 e CI 5

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET): IGC 4 e CI 4

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG): IGC 3 e CI 4

  • Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG): IGC 3 e CI-EaD 3

Quais as melhores faculdades de BH com os menores preços?

Na lista abaixo, você vai conhecer algumas instituições em Belo Horizonte que, além de reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, vão te oferecer as melhores condições financeiras.

As instituições que selecionamos auxiliam o aluno a pagar pelo curso que deseja fazer (ou até mesmo a não pagar por ele).

Entre as possibilidades que podem te auxiliar, podemos citar o FIES, em que o governo “empresta” o dinheiro para você pagar a faculdade. Há também o ProUni, em que você pode ter uma bolsa de estudos, além de bolsas, descontos e financiamentos oferecidos pela própria faculdade.

Veja nossas indicações:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) - a distância

IGC: 3

CI: 3

Universidade Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial)

ICG: 4

CI: 5

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

ICG: 4

CI: 3

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

ICG: 3

CI: 3

Como se certificar de que uma faculdade de BH está de fato entre as melhores?

Todas as informações sobre os conceitos e notas atribuídas pelo MEC às faculdades, universidades e cursos de Educação Superior no Brasil são abertas e podem ser acessadas por qualquer pessoa interessada em conhecer a qualidade da instituição.

 

Para isso, basta acessar o portal da base de dados oficial do Ministério sobre as instituições de ensino superior. Por meio do e-MEC, você pode conhecer as notas dadas a uma universidade e até mesmo a cada um dos seus cursos.

 

Veja também:

Polo Anhanguera Guarulhos — o que você precisa saber

Como conseguir uma bolsa de estudos

Achou as informações que apresentamos sobre as faculdades em Belo Horizonte úteis? Está pensando em fazer qual curso? Conte para a gente nos comentários!