Após alguns adiamentos, o vestibular de inverno da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ocorrerá no dia 18 de julho. Além da nova data, o vestibular também mudou seu formato.

Historicamente, a UERJ promove dois exames de qualificação com 60 questões objetivas. De acordo com as regras, caso o candidato se classifique em, pelo menos, um dos exames, ele está apto a fazer o Exame Específico, em um formato discursivo, além de um tema de redação.

Em 2021, a necessidade de maior agilidade quanto ao calendário fez a universidade preparar apenas uma prova – objetiva, com 60 questões – e um tema de redação, em uma única aplicação.

Disciplinas cobradas no vestibular da UERJ

Além do novo formato, a organização das questões também sofreu mudanças. Serão 7 questões de cada disciplina, são elas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua estrangeira;
  • Matemática;
  • Biologia;
  • Física;
  • Química;
  • História;
  • Geografia.
  • 4 questões interdisciplinares.

Assim, outra mudança é que, neste ano, a UERJ diminuiu a interdisciplinaridade do exame, o que sempre foi uma marca das suas provas.

Veja 5 dicas para ter uma boa nota no vestibular

Diante do novo cenário, é necessário refinar a estratégia, ainda mais quando se aproxima a reta final de preparação.  Segundo o professor de Geografia do Colégio e Curso AZ (RJ), Rodrigo Magalhães, cinco pontos são essenciais neste momento:

1. Terminar as leituras obrigatórias. Neste ano, as questões de Língua Portuguesa serão baseadas na obra “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. Além disso, a prova de Redação também será baseada em um livro – 1984, de George Orwell. Além da importância da leitura, a UERJ promoveu palestras sobre as duas obras cobradas. É possível assisti-las no canal da TV UERJ no YouTube.

2. Praticar redações. A Redação valerá 10 pontos, entre os 100 pontos totais do vestibular. Treinar a escrita associada às ideias do livro é fundamental.

3. Realizar provas anteriores. Sabemos que o modelo da prova mudou, mas a característica das questões, a linguagem da prova e os conteúdos devem permanecer semelhantes. Como os Exames de Qualificação anteriores não possuíam Redação, nossa recomendação é resolver a prova inteira de uma só vez em, no máximo, 4h. Além das provas da própria UERJ, uma dica interessante é treinar outros vestibulares que possuem a mesma banca da UERJ, como a USS e os dois últimos anos da Unifeso.

+Faça simulados online e gratuitos

4. Atuar nos erros. Toda prova de anos anteriores ou simulados feitos devem ser corrigidos. A partir disso, temos que olhar com atenção para identificar as possíveis causas dos erros – falta de tempo, falta de atenção ou conteúdo. É importante verificar a necessidade de estudar determinados conteúdos novamente.

5. Revisões de conteúdo. Na Reta Final de preparação é sempre importante revisar alguns assuntos importantes. Há conteúdos que são recorrentes ao longo dos anos na UERJ. A leitura da teoria e a prática de questões desses conteúdos são fundamentais.

Por fim, devemos lembrar que organização e planejamento são as chaves para bom rendimento desse período curto de estudos. O momento agora é de fechar algumas lacunas e finalizar os processos essenciais da preparação.

Outras universidades no Rio de Janeiro

Atualmente, algumas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro possuem tanto processo seletivo como matrículas digitais. Isso porque o interesse dos estudantes pelo ensino à distância tem aumentado. 

Confira algumas: