Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Universidades

Veja como elaborar um projeto de Iniciação Científica

11 de março de 2022
como elaborar um projeto de iniciação científica
Imagem do autor
Escrito porCamilla Rodrigues

As instituições de ensino superior preparam os alunos para o mercado de trabalho e também para a carreira acadêmica. Mais do que assistir as aulas, durante o período da graduação os alunos são instigados a desenvolver alguns projetos que contribuem para a formação profissional. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

como elaborar um projeto de iniciação científicaPor isso, grande parte dos cursos exigem o cumprimento de atividades complementares, para que o aluno não fique preso à sala de aula e possa expandir o seu conhecimento. Estágios não obrigatórios, palestras, projetos de extensão e iniciação científica são alguns caminhos para conseguir alcançar essa carga horária.

De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) o objetivo principal da Iniciação Científica (IC) era despertar os jovens para a ciência e vislumbrar uma carreira no meio acadêmico, além de possibilitar mais visibilidade no setor produtivo.

Então se você está na graduação, é curioso, tem o desejo de aprender e pesquisar mais sobre a sua área e quer se desenvolver profissionalmente, fazer uma IC é um excelente caminho. Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse programa e não sabe como elaborar um projeto de iniciação científica, continue a leitura!

Como funciona a iniciação científica

Na graduação, o objetivo da Iniciação Científica é possibilitar que o aluno desenvolva uma pesquisa com uma temática relevante de sua escolha e relacionada à sua área de estudo. Geralmente, a duração da IC gira em torno de 12 meses.

Durante o desenvolvimento do trabalho, o estudante conta com a orientação de um professor para dar o suporte necessário e contribuir na execução do trabalho. O orientador tem a missão de ajudar o aluno na escolha bibliográfica do projeto, definir a melhor metodologia e sempre auxiliar o estudante na escrita e na execução da pesquisa. 

A Iniciação Científica pode ser voluntária ou remunerada, dependendo do processo seletivo disponível. Em alguns casos, o trabalho fica vinculado a instituições como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), CNPq ou Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, e com isso é possível garantir uma bolsa de incentivo..

Quem pode participar da Iniciação Científica

O principal requisito é estar matriculado em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Além disso, o estudante não pode ter vínculo empregatício, ou seja, não pode trabalhar em outros locais, precisa dispor de uma carga horária estipulada no edital para desenvolver a pesquisa e, se a concorrência for na modalidade remunerada, o aluno vai precisar desistir da bolsa que já possui.

O desempenho nas disciplinas da graduação também será avaliado durante o processo seletivo. Outros critérios também poderão ser considerados de acordo com cada universidade.

Vantagens de fazer Iniciação Científica

como elaborar um projeto de iniciação científicaProduzir um projeto científico durante a graduação abre muitas possibilidades para o estudante. Com a iniciação científica, o aluno pode aprofundar seus conhecimentos em uma determinada área e desenvolver novas habilidades.

Por conta disso, o estudante conquista um diferencial no mercado de trabalho, independentemente se vai seguir carreira acadêmica ou não.

Além de ser bem visto pelo mercado, fazer uma iniciação científica é uma ótima oportunidade para fazer networking e conhecer pesquisadores renomados na área, já que o aluno pode ser convidado para participar de eventos científicos e outros projetos.

Outro ponto importante a ser destacado é que com o desenvolvimento da IC, o estudante consegue cumprir parte da carga horária de atividades complementares da faculdade. Além disso, a escrita pode facilitar a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Veja também: + Curso superior: qual modalidade escolher?

Como elaborar um projeto de iniciação científica

Antes de começar a redação do projeto de IC, é importante se atentar para duas coisas: a escolha do orientador e do tema. Veja, a seguir, algumas dicas:

  • Escolha do orientador: não escolha um orientador apenas porque você tem afinidade com ele. Opte por alguém que domine a sua área de interesse e que tenha tempo e disposição para te dar suporte todo o super necessário durante a realização do projeto. 
  • Escolha do tema: um ponto importante na hora de escolher o tema é seguir uma linha de pesquisa que você gosta e te chame a atenção. Se optar por algo que não seja do seu interesse, com certeza vai ser muito mais trabalhoso e desmotivante seguir com a pesquisa. 

Organização de um projeto de Iniciação Científica

como elaborar um projeto de iniciação científicaAgora que você já tem um orientador e um tema, chegou a hora de colocar a mão na massa e iniciar a sua pesquisa. O projeto de Iniciação Científica é estruturado da seguinte forma:

  • Introdução: apresentar o seu tema, deixar claro a relevância do seu projeto e descrever brevemente como ele será realizado.
  • Problematização do tema: depois de selecionar um tema de seu interesse, é a hora de problematizar, ou seja, definir qual o ponto que a sua pesquisa vai esclarecer ou solucionar algum problema. 
  • Objetivos: definir os objetivos gerais e específicos da sua IC. Por isso, descreva qual a intenção de realizar essa pesquisa e qual a finalidade de cada ação a ser desenvolvida, de acordo com os objetivos gerais.
  • Justificativa: é o momento para você destacar a relevância da sua IC e os motivos que te levaram a escolher determinado tema. Descreva quais soluções ou esclarecimentos ela apresenta e porque ela é importante para sua área de pesquisa.
  • Revisão da Literatura: nessa fase da IC é feita uma análise dos materiais que se aproximam do seu tema de pesquisa. É o momento de buscar referências e fazer o levantamento dos autores que vão embasar o seu projeto.
  • Metodologia: descrever como seu projeto será realizado, quais os métodos e procedimentos que serão utilizados para o desenvolvimento, como será a coleta de dados e a análise da IC.

  • Cronograma: definir em quanto tempo o seu projeto será desenvolvido e descrever cada fase. Definir em quais meses você vai coletar os dados, vai redigir e entregar a sua IC.

  • Recursos: é basicamente o orçamento do seu projeto de IC. Aqui você vai definir o gasto com recursos materiais e humanos.

  • Referências bibliográficas: citar quais obras e autores foram utilizados para o desenvolvimento do seu projeto. São a partir das referências que o orientador e o avaliador conseguem validar as teorias utilizadas ao longo do texto e também a solução e análise do problema.

Saiba mais: Saiba como funciona uma biblioteca virtual

Onde iniciar a sua carreira acadêmica

Se você está interessado em seguir a carreira acadêmica, o primeiro passo é iniciar um curso de graduação. No Brasil, existem diversas instituições em que você pode desenvolver pesquisas e outros projetos científicos com bolsas de estudo e auxílio de professores capacitados para isso.

O Mundo Vestibular selecionou seis instituições para você iniciar a sua jornada acadêmica. Todas elas possuem também cursos de pós-graduação lato sensu, especialização, e stricto sensu, mestrado.

Além disso, essas instituições são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem condições especiais nas mensalidades. Confira:

Leia mais: + Como se preparar para o Enem do zero?

+ Saiba tudo sobre a BNCC

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.