Catho Educação é mais uma forma de atuar criada pela tradicional empresa Catho, que há tempos lida com seleção e colocação de pessoal, nos últimos anos sob a forma de site na internet. Proporciona bolsas de estudo com o fim de aprimorar os conhecimentos e currículos dos candidatos que vão formar a força de trabalho do país.

Essas bolsas são mais de 100 mil e valem para boas faculdades e universidades brasileiras, cobrindo 66% do valor da mensalidade, às vezes um pouco mais. Os descontos são combinados com as instituições parceiras, pela Catho, que vende o equivalente vale-bolsa ao estudante, e este se beneficia dele durante todo o curso.

Quem pode tentar uma bolsa pela Catho Educação

A obtenção de bolsa da Catho é aberta a todos, não há necessidade de se submeter a exame ou satisfazer condição, mas não é possível para quem já tenha tido ligação com a faculdade que pretende, ou nela esteja matriculado. A bolsa só é concedida para a primeira graduação, independentemente de para qual instituição seja solicitada.

Como se inscrever para conseguir uma bolsa da Catho

Você escolhe a faculdade e o curso, entra no site da Catho Educação e, no buscador, insere os respectivos nomes. Surgem os polos que têm o curso, e a mensalidade já com desconto. Vem também o valor do desconto e, ao procurar por “mais detalhes”, aparecem:

  • Instituição
  • Curso pelo nome
  • Polo
  • Aprovação pelo MEC
  • Curso com descrição
  • Grade de matérias
  • Se for EAD, como funciona

Depois, o site mostra quais bolsas há à disposição, se para curso presencial, semipresencial ou EAD, modalidades segundo as quais varia o desconto. Escolhidos o curso e a modalidade, vem a mensalidade padrão e a que você pagará após descontada. O regulamento que está logo sob o botão “clique aqui” deve ser lido em sua totalidade.

Se concordar, você clica em “comprar desconto”, ou seja, o vale bolsa, e continua, inserindo dados no formulário cadastral. Há uma taxa, destinada à Catho, único pagamento que você faz em todo o processo, e que é pelo direito de ter o desconto que você comprou.

Como pagar pela bolsa da Catho

O pagamento pode ser por boleto ou cartão de crédito, nesta forma em até dez parcelas sem juros. Você imprime o vale bolsa, que contém o percentual de desconto e demais informações, e o apresenta ao se inscrever em processo seletivo ou se matricular.

Como dito acima, você paga uma única vez. Com isso, a faculdade é responsável, até o término do curso, pelo desconto, cujo percentual deve ser o mesmo, ainda que haja reajustes no valor da mensalidade.

Para quais cursos há bolsas de estudo da Catho?

Existem bolsas da Catho para todas as áreas, a saber, Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Suas bolsas custeiam desde cursos de idiomas, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e até pós-graduações.

Aquele curso da sua preferência, bem como a região em que você reside, podem ser inseridos na busca do site da Catho Educação e você fica sabendo o que mais te convém, pela localização e pelos maiores descontos. Entre os mais procurados, estão:

  • Ciências Contábeis
  • Direito
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Fisioterapia
  • Pedagogia

A bolsa da Catho vale a pena?

A resposta a esta questão varia conforme seja o objetivo que você tem. A Catho Educação está presente em todo o país, é bem organizada e bem conceituada, e lhe atende, quanto ao recebimento de uma bolsa que cubra apenas parte do custo dos seus estudos.

Já se a sua intenção é cursar o ensino superior sem gastos, ou, pelo menos, com estes cobertos em sua quase totalidade, a bolsa da Catho não lhe atende. Você deve procurar alternativas, e pode começar verificando uma bem sucedida proposta do governo federal de auxílio ao estudante, o Programa Universidade para Todos, conhecido como ProUni.

Ele concede bolsas, totais e parciais, a estudantes de baixa renda, em instituições de ensino privadas. Mas para poder se inscrever você deve satisfazer todas as condições de histórico escolar e socioeconômicas nele exigidas.

Será que existe alternativa mais simples?

Existe sim. Como seu propósito é ter seus estudos custeados por bolsa, o caminho mais simples é você pedir os descontos diretamente nas universidades, pois elas têm programas próprios para isto.

Instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação, e por ele bem avaliadas, concedem bolsas, por exemplo, com base em sua nota do Enem. Essas concessões são feitas de forma automática, e se você tem no exame um ótimo rendimento, sua bolsa pode ser até do valor total da mensalidade.

Sem se submeter a vestibular, você só precisa apresentar à instituição a sua excelente nota, fazer a matrícula e aguardar o início do ano letivo, para começar o curso superior com desconto. Preparamos para você uma lista de universidades que têm esse critério de admissão e benefício, confira:

Veja também:

Saiba quais são os 10 cursos com maior empregabilidade

Redação nota 1000 no Enem: Saiba como fazer uma dessas

Já avaliou qual bolsa de estudo é mais interessante para você? Conte para a gente nos comentários!