Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Como construir a conclusão de uma redação

23 de março de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

Um ditado popular diz que ?a última impressão é a que fica?, certo? Talvez por isso muitas pessoas fiquem nervosas ou tenham dificuldade no momento de construir a conclusão da redação nos vestibulares.

Este trecho de um texto dissertativo e argumentativo realmente é muito importante, pois é essencial para conectar e concluir os argumentos apresentados e desenvolvidos pelo estudante.

O segredo mais básico de uma boa conclusão de redação está em não se estender por muitas linhas e ser direto ao ponto, retomando discretamente seus argumentos e apresentando uma solução para o problema em discussão. 

Alguns outros macetes também são essenciais em uma conclusão de redação, como o uso de conectivos para que seu texto não se torne cansativo e repetitivo. Vamos conferir juntos as melhores dicas para uma boa conclusão de redação?

Observe o que você já escreveu

O primeiro passo antes de começar a conclusão é olhar para o seu próprio texto e verificar se você já apresentou todos os argumentos necessários durante o seu desenvolvimento. Afinal, na conclusão não há espaço para trazer novas informações. 

Se necessário, durante a escrita do rascunho, reorganize suas ideias para que todas elas estejam bem distribuídas pelo texto e haja o espaço suficiente para cada etapa da redação. A conclusão, apesar de breve, precisa de um espaço considerável que mostre que você não está simplesmente sem ideia do que fazer.

Tome cuidado quando for fazer a retomada dos argumentos apresentados, para não repeti-los. A conclusão precisa trazer uma síntese das suas ideias, e não todas elas novamente. Uma boa saída é pensar em algo que você possa destacar e trazer como argumento para sua solução final.

Qual o tamanho ideal de uma conclusão de redação?

A maioria das redações ?nota mil? mostra que um parágrafo costuma ser suficiente para a conclusão da redação. Mas isso não é uma regra sagrada. Se for necessário abrir mais de um parágrafo para apresentar suas soluções, não se preocupe. O importante é mostrar domínio da construção textual e dos conectivos entre os parágrafos.

Utilize conectores (ou conectivos) de conclusão

Os conectivos são essenciais durante toda a redação, afinal, são as palavras ou expressões necessárias para reforçar a ligação entre as orações, mostrando que há uma sequência lógica no seu texto. 

Na conclusão, eles ganham um papel importante para dar a ideia de retomada de um destaque e encaminhamento para o fim do texto.

Alguns dos conectivos conclusivos que você pode utilizar, são:

  • em suma;
  • conclui-se;
  • em síntese; 
  • à vista disso;
  • em face do exposto;
  • diante do exposto;
  • enfim;
  • percebe-se;
  • em resumo;
  • portanto; 
  • assim;
  • infere-se;
  • dessa forma; 
  • em razão disso;
  • por tudo isso;
  • dessa maneira;
  • desarte;
  • consequentemente;
  • desse modo;
  • nesta perspectiva;
  • logo;
  • isto posto;
  • pois; 
  • assim sendo; 
  • nesse sentido;

Esses conectivos são como pontes, mas lembre-se que não adianta apenas colocar alguma dessas palavras no texto sem que haja ligação lógica com o texto. É preciso existir sentido nas palavras apresentadas.

Proposta de intervenção no Enem

A redação do Enem traz um desafio extra às redações, pois todos os anos exige do estudante a apresentação de uma proposta de intervenção ao problema indicado. Você precisa estar preparado para demonstrar essa capacidade argumentativa na conclusão da sua redação.

Em 2018, especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deram alguns exemplos de redações nota mil para que os estudantes pudessem entender o que é cobrado na correção da prova. Confira a seguir uma conclusão retirada do site do Ministério da Educação e um trecho dos comentários sobre a redação apresentada:

?Assim, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação, em parceria com a mídia, na educação da população ? especialmente dos jovens, público mais atingido pela influência digital ? acerca da necessidade do posicionamento crítico quanto ao conteúdo exposto e sugerido na internet. Isso deve ocorrer por meio da promoção de palestras, que, ao serem ministradas em escolas e universidades, orientem os brasileiros no sentido de buscar informação em fontes variadas, possibilitando a construção de senso crítico. Além disso, cabe às entidades governamentais a elaboração de medidas que minimizem os efeitos das propagandas que visam incentivar o consumismo. Dessa forma, será possível tornar o meio virtual um ambiente mais seguro e democrático para a população brasileira.?     –Trecho da Redação de Fernanda Carolina Santos Terra de Deus.

?Por fim, a participante elabora excelente proposta de intervenção, concreta, detalhada e que respeita os direitos humanos. A proposta apresentada retoma o que foi discutido ao longo do texto ao propor soluções aos problemas apresentados por meio da atuação do Ministério da Educação (…)? – Comentário sobre a redação.

Nesse comentário, os professores corretores exemplificam o que esperam de uma conclusão perfeita. A estudante realizou de forma coerente a retomada de seus argumentos e em seguida apresentou com detalhes como sua sugestão de intervenção deveria ser realizada, respeitando as leis e os direitos humanos.

Perceba que não é necessário utilizar um vocabulário rebuscado ou soluções completamente inovadoras. O Enem exige uma demonstração de coerência e bom senso dos participantes na conclusão da redação.

Locais para estudar com uma redação nota dez

Se você está estudando para garantir uma vaga na faculdade, vale a pena separar um tempinho para conhecer melhor os cursos oferecidos por algumas faculdades presentes em todo o Brasil. Na lista a seguir, separamos instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e que contam com graduações em todas as áreas do conhecimento.

Essas Instituições de Ensino Superior aceitam a sua nota do Enem e também contam com formas de ingresso próprias para quem não fez a prova no último ano. Sem barreiras para que você possa começar a estudar o curso dos seus sonhos.

Confira também:
Como fazer uma Redação
Dicas para uma ótima redação dissertativa e argumentativa

E aí? Gostou das dicas para concluir uma redação e garantir a nota máxima? Conte para gente nos comentários em qual parte da redação você costuma ter mais facilidade para escrita.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.