Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Dicas

Descubra como é o vestibular da USP

23 de maio de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

A Fuvest é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil: no ano passado, mais de 100 mil estudantes tentaram ser aprovados para os 183 cursos de graduação de todas as áreas. Por isso, entender como o processo funciona é fundamental para te colocar na frente dos concorrentes! As inscrições começam em 15 de agosto e podem ser feitas até 23 de setembro de 2022. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%.

Em quais lugares eu posso estudar?

Os cursos presenciais da USP estão distribuídos em oito cidades: São Paulo, Bauru, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, Santos e São Carlos.

Na inscrição da Fuvest, o estudante escolhe em qual município irá realizar as provas da 1ª fase. Elas são aplicadas em algumas cidades da região metropolitana de São Paulo, no litoral e interior. Fique atento ao preenchimento adequado do local de prova!

Você mora em outros estados e quer cursar uma faculdade? Não tem problema: há oportunidades em várias regiões. Acesse o site do Quero Bolsa e conheça as faculdades mais perto de onde você mora. Dá pra conseguir bolsas de estudos de até 80%! Listamos faculdades com cursos em várias cidades:

Quem pode se inscrever no vestibular da USP?

Os estudantes do ensino médio podem se inscrever para a Fuvest na categoria treineiro, ou seja, apenas para testar as habilidades. Está na dúvida se vale a pena? explicamos os benefícios de treinar para o vestibular.

E para quem já se formou, há três modalidades de ingresso: 

  •  Ampla Concorrência (AC): todos os candidatos.
  • Ação Afirmativa (EP): para quem estudou apenas em escolas públicas.
  • Ação Afirmativa (PPI): candidatos que se declaram pretos, pardos e indígenas e que também estudaram em escolas públicas.

Você vai selecionar a sua modalidade durante a inscrição da Fuvest. A declaração é de extrema importância, por isso, esteja bem informado sobre qual modalidade corresponde ao seu perfil antes de selecioná-la.

Como é o vestibular da Fuvest?

1ª Fase

O Manual do Candidato da Fuvest explica que a 1ª fase é realizada em apenas um dia. As 90 questões da prova abordam as disciplinas Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Cada questão tem 5 alternativas e os alunos têm 5 horas para concluir o exame.

Para chegar à segunda fase, é preciso acertar, no mínimo, 27 questões e estar entre os candidatos mais bem classificados. O cálculo é feito a partir do número de vagas de cada carreira vezes 4. Ou seja, se uma carreira tem 20 vagas, os 80 estudantes com as melhores notas serão classificados para a segunda fase. Além disso, a nota da 1ª fase também influencia o resultado final.

2ª Fase

Os alunos aprovados para a 2ª fase vão fazer duas provas, em dias diferentes, com questões discursivas. Cada prova deve ser feita em, no máximo, 4 horas.

A primeira prova aborda 10 questões de Língua Portuguesa (interpretação de textos, gramática e literatura) e Redação. A segunda traz 12 questões de disciplinas específicas para cada carreira. 

Por exemplo, se você gostaria de ingressar em alguma Engenharia da Escola Politécnica da USP, você terá que resolver questões de Física, Matemática e Química no segundo dia. Para os que preferem cursar Direito na Universidade de São Paulo, a prova da segunda fase terá questões de Geografia, História e Matemática. 

O que estudar para a USP?

Agora que você já entende como o vestibular mais concorrido do Brasil funciona, é preciso se preparar! A gente mostra quais conteúdos são mais frequentes na 1ª fase da Fuvest para você priorizar.

Biologia

Ecologia, Fisiologia Animal e Humana, Reino Vegetal e Genética: estes são os principais temas abordados pela Fuvest na prova de Biologia. Você tem dificuldade com essa matéria? Leia o nosso Guia de Estudos para Biologia. 

Física

A Fuvest sempre inclui questões sobre Mecânica, Eletricidade, Termologia e Óptica Geométrica na prova de Física. Essa disciplina exige do aluno a compreensão de fórmulas complexas. Por isso, ensinamos 10 macetes de Física para o Vestibular e Enem.

Geografia

Na prova de Geografia da Fuvest, você pode esperar questões principalmente sobre Clima, Questões Ambientais, Geopolítica e População. O que você sabe sobre esses assuntos? Preparamos um simulado de Geografia pra você!

História

Entender sobre a História do Brasil é fundamental para quem quer estudar na USP. Por ser uma matéria com muitos detalhes, estudar por resumos pode ser uma ótima estratégia. Leia o nosso resumo da História do Brasil.

Inglês

Quem acha que o vestibular da Fuvest cobra apenas o verbo to be na prova de Inglês está enganado: você precisa treinar a leitura da língua estrangeira para mandar bem na prova. Está precisando de um help? Conheça as principais Técnicas de Leitura em Inglês

Matemática

Concentração + exercícios + revisão = aprovação na Fuvest! Geometria plana e espacial, Trigonometria e Funções são alguns dos assuntos que mais aparecem na prova da Fuvest. Selecionamos 8 dicas importantes para aprender Matemática para você multiplicar os seus pontos no vestibular.

Português

Todos os candidatos da Fuvest precisam mandar bem na leitura e escrita da Língua Portuguesa. Depois da primeira fase, você vai precisar escrever uma redação. Às vezes, a gente erra sem perceber! Fique atento aos principais Vícios de Linguagem para evitar durante a prova.

Química

Qual será a sua reação ao ler as questões de Química da Fuvest? Para não ser pego de surpresa, estude Físico-química, Bioquímica, Atomística, e Meio Ambiente pois esses assuntos sempre estão na prova. Por onde começar a estudar? Confira o nosso Guia de Estudos para Química.

Quais cursos da USP exigem prova de habilidades específicas?

Para conseguir a vaga para alguns cursos da USP você precisa ser aprovado no vestibular e realizar provas sobre o conhecimento de cada profissão. Não esqueça de ler atentamente as exigências de cada carreira na área do candidato. Entenda como essa etapa funciona para cada curso:

Artes Cênicas — São Paulo

Essa prova é aplicada na Escola de Comunicação e Artes (ECA), localizada no Bairro Butantã, em São Paulo. Em 2022, a avaliação foi feita em três dias:  de forma presencial no primeiro e no terceiro e à distância no segundo. As atividades foram elaboradas por professores do Departamento de Artes Cênicas.

No primeiro dia, houve uma prova escrita para avaliar o conhecimento dos candidatos sobre as artes cênicas, experiências artísticas e o repertório cultural. Os estudantes também precisaram ler livros e artigos sobre o curso. A avaliação não é apenas teórica: os professores também pediram um vídeo de 1 minuto em que o candidato deveria apresentar uma breve atuação artística. Os vídeos foram postados na área do candidato no site da Fuvest.

Artes Visuais — São Paulo

Esse ano, a prova para o curso de Artes Visuais foi aplicada na Cidade Universitária, no bairro Butantã, em São Paulo. A primeira etapa consistiu em uma avaliação teórica sobre os conceitos e leitura de projetos artísticos, arte moderna e contemporânea, história da arte brasileira e internacional, linguagem visual e outros temas. 

Durante a etapa prática, os professores avaliaram as qualidades de expressão visual das obras autorais apresentadas pelos estudantes: uso dos materiais, cores, espaço, iluminação, conceitos etc. Os candidatos puderam levar lápis grafite, lápis de cor, borracha, apontador e caneta azul.

Música — São Paulo

Devido à pandemia de Covid-19, em 2022 o curso de Música da ECA, em São Paulo, não solicitou prova teórica e presencial para os candidatos. A avaliação prática foi realizada pelo audiovisual: os estudantes enviaram um vídeo para comprovar a habilidade musical.

O curso de Música tem diversas possibilidades de habilitações, e cada uma pediu a performance de uma peça diferente. Por exemplo, quem optou pela ênfase em piano precisou performar peças de músicos importantes como Bach, Mozart, Beethoven e uma peça de livre escolha.

Música — Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, as opções de bacharelado em Música são: Canto e Arte Lírica, Flauta, Percussão, Piano, Viola Caipira, Violão, Violino, Violoncelo e Educação Artística – Licenciatura. Para esses cursos, os candidatos também enviaram vídeos performando obras importantes para cada área de acordo com a habilitação selecionada. Algumas habilitações permitiram que o próprio candidato escolhesse a composição.

Leia Mais

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.