Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Segundo dia do Enem 2022: 7 dicas para se dar bem

14 de novembro de 2022
segundo dia do enem
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Depois de direcionar a atenção para as questões de Linguagens, Ciências Humanas e suas tecnologias, o segundo dia do Enem oferecerá as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Você sabe como se preparar?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

No mesmo formato do primeiro domingo de avaliação, o Exame Nacional do Ensino Médio, contará com 90 questões, sendo 45 entre as disciplinas de Química, Física e Biologia, e o restante de Matemática, sem redação. 

Por isso, no segundo dia de Enem, os candidatos têm 30 minutos a menos para a realização da prova, ou seja, precisam finalizar em 5 horas. Além disso, as orientações seguem as mesmas:

  • Para a prova, apenas caneta preta de material transparente
  • Leve um documento de identificação original com foto
  • Pode levar lanches e garrafa de água
  • Ida ao banheiro, apenas com a permissão do fiscal e sua supervisão
  • Não levar qualquer aparelho eletrônico
  • Lembrando, ainda, que os portões fecham às 13h

Apesar do formato manter o mesmo, existem alguns macetes que podem ajudar no segundo dia de Enem, para que você consiga driblar o cansaço e conseguir fazer a prova bem e, com um pouco mais de tranquilidade. Confira 7 dicas!

Dicas para o segundo dia de Enem

Depois de 5h30 de prova, com 90 questões e uma redação para fazer, o candidato tem uma semana de hiato até o segundo dia de Enem. Muita gente acredita que esses dias antes do exame vale para revisar os conteúdos. Mas será que vale a pena?

Veja algumas dicas para conseguir se preparar para a prova e, também, conseguir se organizar durante o período de realização das questões!

Evite se exceder nos estudos durante a semana

Diferente do que muitos pensam, não é ideal que você foque tantos nos estudos na semana que antecede o segundo dia do Enem. Você já se preparou para o exame durante o ano todo, então, revisar matérias pode trazer ainda mais ansiedade – o que atrapalha no desenvolvimento das questões da prova.

A assessora pedagógica do Sistema de Ensino pH, Amanda Oscar, comentou em live para o Esquenta Enem 2022 que o ideal é, no máximo, olhar conteúdos que você tenha mais dificuldade, só por garantia. No entanto, é importante optar por descansar.

Essa dica vale, principalmente, para os estudantes de ensino médio, já que a rotina de aulas se mantém, mesmo com a chegada dos vestibulares.

Comece pelas questões mais fáceis

Outra dica da Amanda, desta vez, direcionada para o segundo dia do Enem é começar pelas questões mais fáceis da prova ou pelas matérias que você tenha mais afinidade. Essa é uma forma de você não desanimar e seguir com confiança para resolver o restante do exame.

Não insistir em questões difíceis também é uma dica valiosa, já que pode causar mais nervosismo, além de prejudicar o tempo de prova. Afinal, são 5 horas de exame, com 90 questões, por isso é necessário otimizar, sem se prender em nenhuma pergunta que possa atrapalhar.

O mesmo vale quando “der um branco”, a ideia é seguir resolvendo as demais questões na avaliação e voltar depois para finalizar.

Se organize no dia anterior

Parece pouco, mas na verdade essa dica é essencial para que você não tenha que se preocupar, ainda mais, no segundo dia do Enem, além da própria prova. Por isso, deixar tudo preparado no dia anterior te poupa de ter que pensar em mais alguma coisa do exame.

Então, para focar apenas nas questões que vão ser resolvidas, separe tudo que for usar no dia da prova: roupas, canetas pretas, documento com foto, o lanche que for levar e garrafa de água. 

Planeje o deslocamento até o local de prova

Os portões dos locais de aplicação da prova fecham às 13h. Se você for fazer a avaliação em um ponto distante da casa, se planeje quanto ao tempo e forma de deslocamento, para que não haja atrasos.

O ideal é que você consiga chegar em um tempo seguro e tranquilo, para não causar mais ansiedade antes de começar o segundo dia de Enem. Então, se for de carona já deixe combinado, se for de ônibus já planeja o horário de saída para não correr o risco de perder. O importante é chegar na hora!

Durma bem e se alimente bem

Dormir bem te permite descansar para enfrentar as 5 horas de prova. Uma das dicas da professora e assessora pedagógica, Amanda Oscar, é que você prepare um “ritual” para esse momento.

Segundo ela, muitas pessoas optam por um banho relaxante com música e luz baixa. Além disso, antes de dormir, é importante se desligar de qualquer eletrônico, para que consiga, realmente, relaxar e ter uma boa noite de sono.

E, claro, se alimente bem! Existem alimentos que deixam mais energéticos e outros que podem pesar mais para fazer a prova. Pessoas ansiosas, por exemplo, devem evitar qualquer tipo de cafeína, para não agitar ainda mais.

Use o dia anterior para descansar

A dica de ouro é: evite ficar olhando e revisando matérias no dia anterior da prova do Enem, mas, também é importante não exagerar nas saídas. Como pontuado no tópico anterior, uma boa noite de sono vai fazer diferença no desenvolvimento das questões.

Faça algo que você goste, como um passeio, cinema ou sair para comer com alguns amigos ou familiares, mas evite ficar até tarde ou exagerar no passeio, para que não se desgaste fisicamente.

Faça pequenas pausas durante a prova

Durante o segundo dia do Enem, é normal sentir cansaço. Faça pequenas pausas durante a resolução das questões, seja para beber água ou comer o lanche que levou. Além disso, você pode ir ao banheiro, mas precisa pedir para sair da sala. Lembrando que não é para fazer isso o tempo todo, ok?

Esquenta Enem 2022

A Quero Bolsa, em parceria com o Sistema pH, preparou o Esquenta Enem 2022, que consiste em uma sequência de lives, com dicas de professores, para cada disciplina, 100% gratuitas.

Todas as lives do Esquenta Enem irão ocorrer no perfil do Instagram da Quero Bolsa, o @querobolsa, sempre às 19h.

Para participar do Esquenta Enem 2022 e não perder nenhuma dica é muito fácil! Você precisa fazer a inscrição clicando aqui, para receber o aviso dos conteúdos. Lembrando que a participação é totalmente gratuita

Também, nos dias das provas, outra transmissão ao vivo irá acontecer com a correção comentada do gabarito, junto ao Curso Anglo, no YouTube da Quero Bolsa. Veja como foi o primeiro dia:

Onde estudar com a nota do Enem 2022

A nota do Enem pode ser usada para ingressar em diversas instituições de ensino superior, através de programas do governo federal como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fies, programa de Financiamento Estudantil. Outras faculdades também utilizam a nota do Enem como forma de vestibular.

Conheça algumas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota:

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.