Na escola:

    1) Escolhendo um lugar na sala.

    1.1) Sente-se o mais na frente possível.

    - Sentar na primeira carteira é demais! Se aproveita bem melhor as aulas.

    1.2) Sente-se o mais no meio (em relação à largura) da sala possível.

    1.3) Não sente próximo (encostado) à parede.

    1.4) Sente-se em um lugar longe da porta e da janela

    1.5) Explicação das dicas acima (1.1 a 1.4):

    Isto vai evitar que você dê atenção ao movimento da sala ou do exterior, prestando assim, mais atenção na matéria. Além de não ser motivado a se distrair durante a aula e ser mais fiscalizado pelos professores.

    Obs.: Para fixar releia os itens 1.1 a 1.4

    1.6)"O que faço se meus amigos querem sentar (ou sentam) longe de mim?"

    Tente convencê-los a mudar de lugar. Se eles não aceitarem (o que vai acabar sendo melhor para você por ter menos chances de se distrair durante a aula), deixe para conversar com eles durante os intervalos.

    1.7) Sente-se no lugar escolhido desde o primeiro dia de aula, para criar o hábito. Muitos querem deixar para depois, mas depois todos já estarão com os lugares mais ou menos marcados.

    1.8) Não fique variando o seu lugar na sala, só mude de lugar caso alguém já o estiver utilizando (não tiver jeito).

Comportamento na sala de aula:

1) Não chegue atrasado. 

    - Chegue no máximo 5 minutos antes da aula começar.

    - Quem chega atrasado tem dificuldade em acompanhar a matéria ("pegar o pique" do que está sendo ensinado) e perde muitos conselhos, dicas e explicações dadas enquanto ainda não tinha chegado e muitas vezes nem descobre que estas explicações foram dadas.

    - Não mude seu horário de sair dependendo do dia. Saia de casa sempre no mesmo horário, independente de qual matéria será aplicada no primeiro horário de aula.

    - Não use desculpas (ex.: ônibus não chegou na hora, congestionamento ...)  para justificar a si mesmo seu atraso. A culpa por qualquer atraso é totalmente sua, você tem o dever de ser adiantado para prevenir imprevistos.

    - O hábito (costume) do atraso é gradual, por isso, se você chegar atrasado algum dia, preste mais atenção e adiante seu horário de sair em 10 minutos.

    - Para se acostumar a ser pontual, seja pontual em qualquer ocasião ou compromisso.

2) Nunca peça ao professor para te dispensar ou dispensar a turma mais cedo.

    - Você estará perdendo tempo que poderia ser utilizado na maior fixação do conteúdo, esclarecimento de dúvidas, dicas do professor, adiantamento de exercícios, etc.

    - Além de estar incentivando outros alunos a fazer o mesmo, quando você estiver querendo ou precisando estudar.

    - Não peça para sair, nem saia mais cedo.

    2.1) Se o professor liberar somente alguns alunos mais cedo (exemplo: quem tiver acabado os exercícios ou quem quiser ir) e você estiver entre eles fique mais um pouco na sala revisando a matéria deste ou de outro professor.

3) Não mate aula.

    - Não arranje desculpas para você mesmo.

    - Vá em todas as aulas independente do dia, horário ou matéria.

    - Mesmo que não seja um dia importante (ex.: véspera de feriado) você estará sempre perdendo fixação do conteúdo, esclarecimento de dúvidas, dicas importantes do professor, adiantamento de exercícios, etc.

    - No caso de ser um dia normal com certeza você perderá matéria nova que terá dificuldade de aprender sozinho, não aprenderá o suficiente e perderá importatissímas dicas e explicações do professor.

4) Copiando a matéria do quadro

    4.1)Devo copiar a matéria?

    - Quem copia, embora em alguns casos, possa dar muita atenção ao caderno e pouca para a matéria, acaba prestando mais atenção na aula/matéria do que quem não copia. Mesmo caso quem não copie esteja tentando prestar atenção. Então copie!

    4.2) Para dar mais atenção a matéria do que para a cópia: (não ficar "voando", "viajando", pensando, distraído, ..)

    - Comece a copiar a matéria tão logo o professor comece escrever, para não ficar para trás.

    - Se ele explica e escreve ao mesmo tempo (principalmente no caso de matérias de raciocínio), não escreva nada enquanto ele estiver explicando (falando), copie a matéria após a explicação.

    - Se ele acaba de escrever e logo em seguida começa a explicar, peça para ele dar um tempo (para acabar de copiar). Ex.: Peça para ele aproveitar e fazer a chamada, ...

    Obs.: Alguns professores dão a matéria rápido pois é muita matéria para pouco tempo de aula, outros dão a matéria rápido pois querem acabar logo a explicação para poderem fazer outra coisa (corrigir provas, ir embora mais cedo, ...).

    Saiba identificar em qual dos casos seu professor se encaixa vendo se ele termina a aula (ou matéria) antes do final da aula. Se for o segundo caso, reclame com (aconselhe) seu professor para dar a matéria mais devagar, se for o primeiro, conforme a situação, também reclame.

    - Em caso de escolha dê mais valor ao que o professor está falando do que o que você está escrevendo.

    4.3) Não deixe para copiar ou tirar xerox da matéria depois.

    Alguns deixam para tirar xerox do caderno de um colega depois (normalmente só em cima da prova)

    - Por que não copiar agora?

    - Você pode acabar não tirando xerox e tirar xerox ou copiar de outro não é a mesma coisa do que copiar, já que não te incentiva a prestar atenção ou pensar sobre o que está escrevendo.

    - É bastante importante fazer os exercícios e você terá dificuldade em fazer os exercícios do dia se não tiver a matéria no caderno.

    4.4) Não desista de copiar, dizendo que a matéria é pouca ou que está tudo no livro.

    - Isto não é desculpa, ler o livro ao invés de copiar também não é a mesma coisa.

    - Nem sempre tudo que o professor aplica em sala está em algum livro, já presenciei casos como este dezenas de vezes.

    4.5) Quem copia fixa a matéria duas vezes: através da escrita e da escuta. :-)

    4.6) Não fique economizando caderno, um caderno custa no máximo 2 reais. Compre um em qualquer papelaria.

    4.7)Alguns professores não escrevem quase nada no quadro (apenas palavras-chave) mas dão muitas dicas e explicações orais. Saiba identificá-las e anote-as.

    Mas não é para anotar qualquer coisa que ele falar ou então pode estar fazendo papel de bobo, que apenas "repete" (copia) o que ele fala, sem pensar. Saiba identificar o que é importante e escreva apenas um resumo (idéias chave) do que ele explicou, não precisa escrever tudo que ele falou..

 

5) Prestando atenção a matéria que está sendo ensinada.

    5.1) Aprenda a gostar, se interesse pelo conteúdo ou matéria. Se não estiver gostando de jeito nenhum, aprenda a gostar assim mesmo.

    5.2) Comece a acompanhar o conteúdo desde o começo da aula e continue acompanhando até o fim.

    Quem não começa a acompanhar do início da explicação, tem problemas em começar ou mesmo em entender o que está sendo aplicado.

    5.3)Não converse, não puxe conversa e não preste atenção ao que outros conversam.

    - Não se distraia, este tempo pode ser precioso, além de quebrar o raciocínio.

    5.4) Não reclame ou comente (negativamente) sobre a matéria que está sendo dada com ninguém.

    - A matéria pode ser difícil e o seu comentário acabar por desmotivar alguém que estava se esforçando mas ainda assim não estava entendendo muito (totalmente) bem, embora estivesse próximo de entender.

    - O fato desta pessoa(s) se desmotivar também pode te afetar pois ela começará a te atrapalhar conversando ou puxando conversa.

    - Além disso em outra ocasião essa mesma pessoa pode "roubar a sua idéia", fazendo o mesmo com você e você nem reparar que foi desmotivado por esta pessoa e que a matéria não era tão difícil assim.

    - Tente esquecer que a matéria é difícil e concentre-se apenas em querer aprendê-la.

    - Toda matéria requer dedicação.

    5.5)Se seu professor é muito brincalhão, não fique pensando (filtrando) se o que ele está falando é ou pode ser alguma piada, preste atenção apenas no conteúdo da matéria.

    - As piadas vêm de forma natural, quando todo mundo rir ele disse uma piada ;-)

    - Evite ficar rindo, comentando ou repetindo as piadas do professor em sala de aula, isto vai te atrapalhar e atrapalhar os colegas. Quando você perceber já terá perdido matéria ou se desconcentrado do assunto.

    - Alguns professores acabam funcionando como mágicos: fazem tantas brincadeiras que acabam tirando a atenção das coisas realmente importantes. Os alunos ficam alegres mas aprendem pouco, concentre-se no conteúdo, você está na sala de aula para aprender não para se divertir.

    5.6) Aprenda a gostar do seu professor.

    - Você não terá outro durante todo o ano e (se não é pré-vestibulando) existem altas probabilidades dele acabar sendo seu professor em outra ocasião. Você tem que gostar dele. Não gostar do seu professor prejudicará apenas você.

    - Aprenda a gostar deste, não fique querendo ou imaginando outro.

    - Não se deixe levar por críticas dos colegas ou mesmo suas em relação aos professores, ignore-as totalmente. Ao invés de ficar comentando os defeitos do professor, melhore-se para compensar estes defeitos. Se não pode melhorá-lo adapte-se a ele.

    - Se você puder fazer alguma sugestão que possa melhorar seu professor escreva o que tem a sugerir e faça este bilhete chegar até ele (não entregue a outra pessoa ex.: supervisor, diretor). Se quiser ficar anônimo, escreva o bilhete no computador e entregue disfarçadamente (mande uma carta, e-mail ou deixe o bilhete entre as coisas dele), ele pode desconfiar que é o carinha que gosta de informática, mas pelo menos não terá certeza :-) Você também pode pedir para um irmão escrever para você.

    Nunca faça sugestões ofensivas, provavelmente o professor vai acabar descontando em alguém, se não for só em você será em todos alunos dele.

    - Se puder fazer alguma sugestão para o seu colégio faça também.

    - Quando for fazer uma sugestão, leia antes, para ver se está bem explicado, não permite dupla interpretação ou está agressivo. Não entregue no mesmo dia que escrever, releia e entregue noutro dia.

    - Se a sua sugestão não for bem aproveitada (o que é normal de acontecer), não esquente a cabeça, não tente impor suas idéias por melhor que elas sejam (ou pareçam ser).

    5.7) Quando estiver desmotivado a aprender uma matéria lembre-se do seguinte:

    - Toda matéria dada cai na prova.

    - Toda matéria dada na escola é pedida no vestibular. Mesmo que o seu curso seja de matemática vai cair aquele assunto de biologia que você considerava totalmente inútil e que só seria cobrado a alguém que fosse cursar algum curso de biológicas. Essas questões podem ser (e são) decisivas. Estudar para o vestibular não é só estudar as matérias que você gosta ou serão mais cobradas, é estudar todas as matérias, intensivamente.

   - Se a matéria é relacionada com o seu curso da faculdade, ela será altamente requerida na faculdade e no vestibular. Você deve virar um "nerd total" nestas matérias.

    - Toda matéria que te ensinarem será requerida no futuro (nem que seja no vestibular ou faculdade).

    - Não ache que um conteúdo que está sendo dado não será usado no futuro, que não é necessário ou está sendo ensinado mais do que você deveria saber. Deixe seu curso universitário (ou a vida) determinar o que você precisará ou não, por enquanto preocupe-se apenas em aprender. Se seus colegas estão se esforçando e aprendendo as matérias você também pode.

    O vestibular costuma pregar grandes peças em quem acha que está sendo ensinado mais do que deveria saber ou sobre algo que "nunca será necessário".

    - E não é só o vestibular, você pode decidir fazer uma especialização ou trabalhar em uma empresa de determinado ramo e precisar saber aquela matéria que ignorou no colégio

   5.8) Não fique brincando com nada ou comece a pensar em outras coisas (distrair, "viajar") durante a aula.

    - A chave para isto é eliminar os pensamentos quando estiverem no começo (ou mesmo antes, evitando-os).

    - Pare de "viajar" (elimine as distrações) tão logo você perceba que está se distraindo, para isto fiscalize-se sempre.

    - Tente esquecer todos os assuntos extra-classe enquanto estiver na aula, isto acabará se tornando um hábito.

6) Depois da aula ...

    6.1)Se você não tem nada para fazer vá direto para casa.

    Não é para ir correndo (ficar preocupado em chegar logo em casa), é apenas para não ficar fazendo hora/enrolando no colégio/caminho e ir direto para casa.

    6.2)Se tem algo a fazer (exemplo: almoçar), faça logo, não fique enrolando.

    6.3)Se desejar fazer algo após a aula (ex: conversar, jogar bola, namorar, ler algo na biblioteca, estudar), tudo bem, mas estabeleça um tempo fixo.

       Ex.: jogar bola 20 minutos.

        - Estabeleça tempos fixos, não marque horários. Mesmo que saia mais cedo seu tempo reservado será sempre o mesmo, assim você não desperdiçará tempo ou será tentado a sair mais cedo só para ter mais tempo para jogar bola por exemplo.

       - Não exagere no seu tempo reservado (30 minutos por dia é o suficiente).

       - É recomendável não fazer duas coisas no mesmo dia. Exemplo: ou fique conversando ou jogue bola, não os dois no mesmo dia.

(para pré-vestibulandos) 

7) "Tenho aula de manhã e a tarde (terceiro ano integrado), devo almoçar em casa ou perto do colégio?"

    - O melhor é almoçar perto do colégio.

    - Quem almoça em casa desperdiça tempo: demora a almoçar, gasta tempo para ir e voltar, não faz nada de proveitoso em casa, chega atrasado, perde o ânimo para estudar, etc.

    - Se sua escola é muito perto de casa, almoce em casa, descanse 15 minutos e volte ao colégio para estudar algo.

    7.1)  No dia que os alunos têm aula de manhã e à tarde, alguns colégios dão até 2h30 de intervalo entre os turnos, o suficiente para adiantar 1 hora do estudo de casa. Este tempo é muito importante.

    7.1.1)Para aproveitar bem este tempo:

    - Almoce cedo (não significa almoçar correndo, mastigue bem os alimentos), descanse 15 minutos (aproveite este tempo para escovar os dentes) e estude por uma hora.

    - Ao terminar a uma hora de estudo aproveite o resto do tempo (antes da aula começar) para descansar, coversar, jogar bola...

 

(para todos)

    Parte 2