Este é um jogo baseado

no clássico jogo indiano Pachisi, cujo objetivo principal é chegar

até o final do tabuleiro respondendo corretamente as questões que

aparecem no percurso. Subdividido em quatro versões com

personagens e imagens diferentes, aborda o conteúdo das

disciplinas do ensino médio: Química, Física, Matemática e

Biologia.

As questões obedecem aos

"Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio". Portanto, o

conteúdo corresponde ao ministrado nas escolas públicas e

privadas. Nesse sentido, torna-se um ótimo simulado para os

pré-vestibulandos, abordando todas as áreas das matérias

requisitadas nos vestibulares.

Desenvolvido

originalmente por Manoel Guerreiro licenciado em Química pela

UNESP. O jogo ganhou uma nova versão para Web, produzida pela

empresa spin-off Aptor Software com apoio do CMDMC - Centro

Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos e

INCTMN - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos

Materiais. De acordo com o pesquisador, Prof. Thiago Jabur nessa

nova versão o jogo ganhou várias melhorias, dentre elas pode-se

destacar:

• Aumento do número de

questões que serão sorteadas aleatoriamente para 500 de química,

física, matemática e biologia, dando oportunidade de abordar

diferentes conteúdos num elenco de 2000 questões.

• Novos conteúdos

abordando, além de Química, as matérias: Matemática, Física e

Biologia.

• Novas animações e

personagens.

• Novos efeitos sonoros.

• Ranking de pontuação

utilizado para premiar os participantes melhores colocados.

Visando sempre à difusão

do conhecimento e à inclusão digital, o jogo é uma ótima

demonstração de que estudar também pode ser divertido. A versão

para Web cumpre o papel de levar o jogo e o estudo de Química,

Física, Matemática e Biologia a todas as escolas e lares que

tenham acesso à internet.  Esta nova versão teve a participação

efetiva da seguinte equipe: Profa. Ariane Baffa, Rener Baffa da

Silva, Rodrigo Tognolli Zauberas, Douglas Henrique Baracho da

Silva, Ilaiali Souza Leite, Jaime Alberto Sanchez Cáceres.

As ilustrações do jogo

incluindo personagens e tabuleiros ficaram por conta do designer

Ênio Longo e Leopoldo Longo que inseriram detalhes das

diferentes matérias de forma lúdica e divertida. No jogo de física, por

exemplo, o personagem tem o cabelo em formato de raios e no

final do tabuleiro tem-se a imagem que remete à clássica

história da gravidade em que uma maçã que

cai na cabeça do ilustre físico Newton.

A versão Web do Ludo

Educativo está disponível em http://www.ludoeducativo.com.br

e qualquer um pode usar gratuitamente sendo que a cada novo jogo

são sorteadas novas perguntas. Um vídeo explicando sobre o

funcionamento do jogo está disponível no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=nzUQK-JbLnQ

Esse é o terceiro jogo

desenvolvido pelos pesquisadores sob coordenação do diretor do

CMDMC e INCTMN, Prof. Elson Longo. De acordo com Longo: "Esse

jogo vem continuar o sucesso que obtivemos com o Chemical

Sudoku, um jogo para ensino da tabela periódica e o

Quebra-Cabeça de Nanotecnologia, em que o jogador deve montar

partes de imagens nanométricas". Esse dois últimos jogos se

somados chegam a mais de 100 mil acessos de várias partes do

mundo desde o lançamento. Vale a pena conferir.