A galera do 3º ano está fazendo contagem regressiva. Se já não bastassem as provas de final de ano e o clima de despedida dos colegas, é preciso também se preparar pro vestibular. E o acúmulo de tarefas, aliado à pressão, acabam deixando o estudante estressado. É muita coisa junta!!!

- O vestibular é hoje um grande atestado social. Quem passa ganha o status de vencedor, inteligente, capaz. Quem é reprovado recebe a marca de perdedor, de incapaz de realizar seus sonhos - afirma a psicóloga Adriana de Araújo, especializada no tratamento de fobias.

Ela explica, no entanto, que essa ansiedade aparece bem antes do vestibular. Duvida? Que tal lembrar de uma nota baixa, na 7ª série, e o medo de não passar de ano... Ou da recuperação e da reprovação no segundo ano do ensino médio... Claro que na hora do vestibular, a tensão fica maior, porque há muito mais situações em jogo: medo de não ser bem sucedido, de não escolher a profissão correta, de não conseguir a independência financeira dos pais, medo de fracassar...

Fora isso, tem gente que, mesmo preparada, acaba tendo "um branco". A psicóloga afirma que se trata de estresse, uma reação do organismo a um fato que muda a rotina:

- O estresse altera o humor, a fome e o sono e pode desencadear perda de memória, problemas de pele, asma, alergias e até hipertensão..

O que fazer então?

A família pode ajudar e o Kzuka também listou algumas dicas pra manter a situação sob controle. O vestibulando Gustavo Stedile Lopes, 18 anos, também tem a manha. Desde que iniciou o 3º ano do ensino médio na Escola Santa Catarina, estava decidido: iria prestar

vestibular pra Engenharia Elétrica. O ano passou e o guri não ficou horas e horas estudando.

- Acho q se você se preocupar demais, chega na hora de fazer a prova e dá um branco total. Tô estudando de vez em quando, sim. Mas nada muito exagerado - comenta.

Mesmo com a prova quase aí, Gustavo não deixa de curtir o fíndi com os amigos e com a namorada. Estudando bastante durante a semana, conta que consegue conciliar balada e estudo sem muita pressão.

- Vou levando numa boa. Acho que o principal segredo é não ter muita preocupação. Assim, na hora de fazer a prova é tranqüilo - completa.

Confira as dicas anti-estresse:

Na reta final do vestibular, é comum querer compensar o que foi deixado de lado. Se até aqui você estudava de 2 horas por dia, este não é o momento pra aumentar a carga para 24 horas de estudos.

Estude e acredite em você e no seu potencial. Faça o melhor que puder.

Não abandone as atividades de lazer e esporte, pois elas o auxiliam a controlar a ansiedade e o estresse.

O controle emocional é parte importante na preparação para o vestibular. Fazer uma prova com tranqüilidade é um enorme passo para um bom resultado.

Durma bem. O sono também é essencial para o processo de aprendizagem, além de recarregar nossas energias;

Alimente-se direito. Uma dieta balanceada fará com que você se sinta melhor, além de contribuir com os nutrientes necessários para o desenvolvimento das atividades intelectuais. Coma frutas e verduras. Evite alimentos gordurosos e beba bastante líquido. Controle o álcool e o café. Reduza ou evite o cigarro;

Encare a ansiedade e o medo com naturalidade. Todos sentem a mesma coisa diante de um desafio.