O fim do ano está chegando e com ele as provas dos vestibulares de verão também se aproximam. É neste momento que devemos ficar atentos aos últimos preparativos para que tudo corra tranquilamente nos dias de provas. Para isso é muito importante manter a calma, “organizar as ideias” e seguir algumas dicas para não ter nenhuma surpresa na hora do vestibular.

Além é claro, de concluir todos os estudos do conteúdo estabelecido pela instituição desejada, siga algumas dicas especiais listadas abaixo, que podem garantir mais tranquilidade e calma, essenciais, nos dias de provas do Vestibular. Seguindo estes passos, sempre que possível, certamente otimizará seus resultados nas provas de vestibular. Confira as dicas:

Conheça as Regras

Uma das dicas mais importantes quando se vai fazer uma prova, independente do tipo, é conhecer as regras. Assim como um jogo, a prova possui regras e estas devem ser seguidas à risca, caso contrário pode custar ao candidato à exclusão do processo seletivo. Por isso, dedique um tempo para conhecer essas regras, que costumam aparecer no edital do vestibular. Fique atento não somente ao conteúdo cobrado, mas também os critérios de roupas e material escolar permitido para realizar o exame.

Comprovante

Ratifique se sua inscrição foi confirmada e se é necessário levar algum tipo de comprovante no momento de realizar as provas. Uma simples ausência de um comprovante pode ocasionar a sua exclusão do vestibular. Confirme também quais são os documentos necessários para ter a presença autorizada em sala.

Revisão

Tente concluir os estudos com alguma antecedência, não é interessante estudar até a véspera do vestibular. Com isso lhe sobra tempo para fazer uma breve revisão, abordando os assuntos de modo generalista apenas para “refrescar a memória”.

Provas Anteriores

Algo que pode ser bastante útil na semana que antecede as provas do vestibular é resolver questões de provas anteriores do mesmo vestibular, mas não se preocupe com os acertos e sim com o modo como as questões são colocadas.

Local da Prova

Caso você ainda não conheça o local da prova, é aconselhável fazer uma visita alguns dias antes para assim ter mais facilidade em encontrar sua sala no dia da prova e, também, poder calcular o tempo necessário para chegar até lá, assim podendo definir um cronograma específico para o dia da prova.

Pratique Atividades Físicas

Nesse momento é normal que a ansiedade tome conta, porém isso prejudica sua concentração e pode ser um fator negativo nas provas. Para amenizar este aspecto, aconselha-se realizar atividades físicas regularmente, isso aumenta a concentração e melhora o raciocínio. Dependendo do vestibular, as provas podem ser desgastantes e nesse caso o condicionamento físico pode ser um diferencial.

Descanse

Descansar é essencial, afinal o cansaço atrapalha o raciocínio e prejudica a realização de atividades simples. Por isso é essencial que não haja exagero, o que não significa que se deve ficar todo o tempo dentro de casa, apenas deve-se evitar as “baladas” e as bebidas alcoólicas. Prefira saídas mais calmas com os amigos em um restaurante ou uma pizzaria.

Alimente-se Bem

A alimentação é muito importante, comidas pesadas causam sono e atrapalham o rendimento nas provas. Dê preferência aos alimentos leves como verduras e legumes, principalmente nos dias de provas.

Leia

Não é legal fechar a cabeça apenas para as matérias da prova. Leia bastante, afinal os vestibulares adoram cobrar acontecimentos da atualidade em meio às questões e com isso há necessidade de estar sempre bem informado. Por isso leia jornais, revistas, sites com bons conteúdos e livros variados.