Todos os anos, milhares de pessoas se inscrevem no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com a esperança de conseguir o sonhado diploma do ensino fundamental ou médio.

Para quem vai prestar o Encceja, preparamos este artigo com informações essenciais sobre a prova: como funciona, quando saem os gabaritos e onde você deve olhar para checá-los.

Aproveitamos e listamos também uma relação de faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar depois de conseguir seu diploma do ensino médio. Confira!

Quando sai o gabarito do Encceja?

O Encceja costuma acontecer em agosto. O gabarito costuma ser publicado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, aproximadamente, duas semanas após as provas.

Embora ainda não haja uma data definida para a divulgação dos gabaritos do Encceja, o resultado  costuma estar disponíveis entre os meses de agosto e setembro.

Onde olhar os gabaritos do Encceja?

Para consultar os gabaritos do Encceja, é necessário entrar no site do Inep e realizar o download do documento. Veja como fazer:

  • Acesse o portal do Inep.
  • Vá em Educação Básica. Em seguida, clique em Encceja.
  • Clique em “Provas e Gabaritos” no lado esquerdo da tela.
  • O sistema irá listar as provas e disciplinas disponíveis.
  • Selecione a prova deseja e clique em “Gabarito”, no lado direito.
  • O download do documento será feito e basta acessá-lo para conferir os gabaritos.

O que é o Encceja?

O Encceja é um exame nacional voltado para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada. Criado pelo governo federal, o projeto funciona como um supletivo, oferecendo para essas pessoas a oportunidade de conseguirem o certificado de ensino fundamental ou médio.

Para obter o diploma do ensino fundamental através do Encceja, o candidato deve ter no mínimo 15 anos. Já quem pretende conseguir o diploma de ensino médio, deve ter no mínimo 18 anos até a data da prova.

A participação no Encceja é voluntária: ou seja, o exame não é obrigatório. Ademais, também não é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição para fazer a prova. No entanto, para obter o certificado do ensino fundamental ou médio, o candidato deverá atingir a pontuação mínima exigida.

As provas são aplicadas no mesmo dia, de manhã e durante a tarde. Para ser aprovado, é necessário ter um aproveitamento mínimo de 50% tanto na prova  objetiva quanto na prova de Redação.

Aqueles que forem aprovados em todas as disciplinas receberão o diploma de conclusão do ensino fundamental ou superior expedido pela Secretaria de Educação do seu município. Quem não alcançar a pontuação mínima em alguma disciplina, terá a oportunidade de fazer novamente a prova específica dessa disciplina no ano seguinte.

Para que serve a prova do Encceja?

O Encceja é uma oportunidade acessível e prática de obter o diploma do ensino médio e ter a chance de ingressar em um curso de nível universitário.

Como sabemos, quem se forma no ensino superior encontra oportunidades melhores de trabalho e têm menos chances de sofrer com o desemprego em tempos de crise.

Após ser aprovado na prova do Encceja e ter seu diploma de ensino médio emitido, o aluno pode se inscrever no vestibular de qualquer universidade do país, tanto públicas quanto privadas.

A seguir, listamos boas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar para conquistar seu diploma de nível superior. Conheça:

As faculdades acima oferecem dezenas de cursos, presenciais e a distância, bem avaliados pelo Ministério da Educação e ainda contam com benefícios como financiamentos, descontos na mensalidade, convênios e bolsas de estudo. Visite os sites para saber mais!

Veja também:

Descubra tudo sobre a prova do Encceja 2019

Descubra onde achar o material de estudos para o Encceja

Vai fazer o Encceja? Conta para a gente nos comentários que curso superior pretende cursar após conseguir seu diploma!