Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Saiba onde olhar os gabaritos do Encceja

24 de setembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Todos os anos, milhares de pessoas se inscrevem no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com a esperança de conseguir o sonhado diploma do ensino fundamental ou médio.

Para quem vai prestar o Encceja, preparamos este artigo com informações essenciais sobre a prova: como funciona, quando saem os gabaritos e onde você deve olhar para checá-los.

Aproveitamos e listamos também uma relação de faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar depois de conseguir seu diploma do ensino médio. Confira!

Quando sai o gabarito do Encceja?

O Encceja costuma acontecer em agosto. O gabarito costuma ser publicado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, aproximadamente, duas semanas após as provas.

Embora ainda não haja uma data definida para a divulgação dos gabaritos do Encceja, o resultado  costuma estar disponíveis entre os meses de agosto e setembro.

Veja também:
+
O que fazer com o resultado do Encceja? Entenda!

Onde olhar os gabaritos do Encceja?

Para consultar os gabaritos do Encceja, é necessário entrar no site do Inep e realizar o download do documento. Veja como fazer:

  • Acesse o portal do Inep.
  • Vá em Educação Básica. Em seguida, clique em Encceja.
  • Clique em ?Provas e Gabaritos? no lado esquerdo da tela.
  • O sistema irá listar as provas e disciplinas disponíveis.
  • Selecione a prova deseja e clique em ?Gabarito?, no lado direito.
  • O download do documento será feito e basta acessá-lo para conferir os gabaritos.

O que é o Encceja?

O Encceja é um exame nacional voltado para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada. Criado pelo governo federal, o projeto funciona como um supletivo, oferecendo para essas pessoas a oportunidade de conseguirem o certificado de ensino fundamental ou médio.

Para obter o diploma do ensino fundamental através do Encceja, o candidato deve ter no mínimo 15 anos. Já quem pretende conseguir o diploma de ensino médio, deve ter no mínimo 18 anos até a data da prova.

A participação no Encceja é voluntária: ou seja, o exame não é obrigatório. Ademais, também não é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição para fazer a prova. No entanto, para obter o certificado do ensino fundamental ou médio, o candidato deverá atingir a pontuação mínima exigida.

As provas são aplicadas no mesmo dia, de manhã e durante a tarde. Para ser aprovado, é necessário ter um aproveitamento mínimo de 50% tanto na prova  objetiva quanto na prova de Redação.

Aqueles que forem aprovados em todas as disciplinas receberão o diploma de conclusão do ensino fundamental ou superior expedido pela Secretaria de Educação do seu município. Quem não alcançar a pontuação mínima em alguma disciplina, terá a oportunidade de fazer novamente a prova específica dessa disciplina no ano seguinte.

Para que serve a prova do Encceja?

O Encceja é uma oportunidade acessível e prática de obter o diploma do ensino médio e ter a chance de ingressar em um curso de nível universitário.

Como sabemos, quem se forma no ensino superior encontra oportunidades melhores de trabalho e têm menos chances de sofrer com o desemprego em tempos de crise.

Após ser aprovado na prova do Encceja e ter seu diploma de ensino médio emitido, o aluno pode se inscrever no vestibular de qualquer universidade do país, tanto públicas quanto privadas.

A seguir, listamos boas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar para conquistar seu diploma de nível superior. Conheça:

As faculdades acima oferecem dezenas de cursos, presenciais e a distância, bem avaliados pelo Ministério da Educação e ainda contam com benefícios como financiamentos, descontos na mensalidade, convênios e bolsas de estudo. Visite os sites para saber mais!

Veja também:

Descubra tudo sobre a prova do Encceja 2019

Descubra onde achar o material de estudos para o Encceja

Vai fazer o Encceja? Conta para a gente nos comentários que curso superior pretende cursar após conseguir seu diploma!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.