Chegou o ano de realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)!

A prova do Encceja é dividida em dois tipos: uma é aplicada para os estudantes que não possuem o ensino fundamental completo; a outra é para os jovens e adultos que não se formaram no ensino médio.

Cada tipo de prova é composto por 30 questões de quatro disciplinas, totalizando 120 questões, além de uma redação.

Se você pretende fazer a prova para conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, deve ficar atento às datas do cronograma do Encceja 2020.

As datas ainda não foram oficializadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do Encceja.

Contudo, o Inep garantiu a realização do Encceja 2020 e os estudantes devem ficar atentos à divulgação do calendário da prova. Para ter como base, os estudantes podem usar o cronograma da prova do Encceja de 2019 para saber quando cada etapa costuma acontecer.

Quando sai o edital do Encceja 2020?

Em 2019, o Inep divulgou o edital do Encceja no dia 8 de maio. O edital da prova apresentou para todos os estudantes as datas importantes a partir das inscrições até o dia de aplicação da prova.

Os horários de inscrição e da realização da prova também foram divulgados para o público no edital do ano passado. Por isso, assim que o documento for liberado pelo MEC, jovens e adultos que pretendem fazer o Encceja 2020 terão as informações necessárias para se organizar para realizar o exame.

Quando começam as inscrições do Encceja 2020?

O edital do Encceja 2019 apresentou as datas de inscrição. No ano passado, as inscrições aconteceram do dia 20 de maio até o dia 31 de maio.

Os estudantes que prestaram a prova em 2019 puderam se inscrever no portal do Inep desde às 10h da manhã do dia 20 até 23h59 do dia 31 de maio.

Para 2020, os alunos devem ficar atentos, já que as inscrições costumam acontecer ao final do primeiro semestre do ano.

Quando será a prova do Encceja 2020?

Com a data da prova do Encceja 2020 ainda não divulgada, os estudantes podem usar como base uma data próxima da aplicação do exame em 2019.

No ano passado, a prova aconteceu no dia 25 de agosto, com as provas divididas no período da manhã e da tarde. Geralmente, o Encceja é aplicado no início do segundo semestre letivo, então estudantes que querem fazer o Encceja 2020 precisam estar de olho na divulgação das datas!

Quando sai o gabarito do Encceja 2020?

Depois de realizar a prova, a maioria dos estudantes fica empolgada e ansiosa para checar o gabarito do Encceja e ver como foi o desempenho. Gabaritos extraoficiais costumam ser divulgados no dia seguinte da prova ou até mesmo ao final do exame.

Mas o gabarito oficial do MEC é divulgado 10 dias úteis depois da data de aplicação da prova, segundo os editais da prova.

Em 2019, o gabarito oficial foi divulgado pelo Inep no dia 3 de setembro.

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

A lista de aprovados do Encceja 2020 divulgará o resultado daqueles que obtiverem pelo menos a pontuação mínima para serem certificados, que é de 100 pontos nas matérias selecionadas e acima de 5 na redação.

A data do resultado do Encceja não é divulgada no edital, sendo anunciada pelo Inep mais tarde. Em 2019, os jovens e adultos que fizeram a prova puderam verificar o resultado no dia 6 de dezembro.

Outras datas importantes do cronograma do Encceja 2020

Veja outras datas importantes do calendário do Encceja de 2019:

  • Justificativa de Ausência: de 20/05/2019 até 31/05/2019
  • Solicitação de Atendimento Especializado: de 20/05/2019 até 31/05/2019
  • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social: 03/06/2019 até 07/06/2019
  • Resultado da solicitação de Atendimento Especializado: 07/06/2019
  • Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social: 14/07/2019
  • Divulgação do local de prova do Encceja 2019: 12/08/2019

Com essas datas, os estudantes podem ter uma base de como será o cronograma do Encceja em 2020.

Como usar a nota do Encceja para entrar na faculdade?

Foi aprovado no Encceja e agora tem o certificado de conclusão do ensino médio? É hora de dar mais um passo adiante na vida de estudante e entrar na faculdade!

Com a aprovação e o certificado de competência das disciplinas do ensino médio, o estudante já pode ingressar no ensino superior. Mas é preciso ter atenção na hora de escolher em qual faculdade estudar. Apenas universidades reconhecidas pelo MEC podem emitir diplomas com validade para o mercado de trabalho.

Por isso, selecionamos algumas dessas instituições certificadas e bem avaliadas, que oferecem bolsas de estudo para as mais diversas graduações em todo o Brasil. Veja abaixo:

Fique atento às divulgações do Inep para o cronograma do Encceja 2020 e se prepare para mandar bem na prova!

Leia também:

Descubra o que fazer com a nota do Encceja

Descubra onde achar o material de estudos para o Encceja

Depois que for aprovado, para que você pretende usar a nota do Encceja? Compartilhe com  a gente nos comentários!