O Encceja vem aí para testar o conhecimento de milhares de pessoas que não terminaram o ensino fundamental ou médio no tempo recomendado.

Trata-se de uma oportunidade e tanto de obter seu certificado de escolaridade e, com isso, poder buscar mais oportunidades no mercado de trabalho.

Mas como obter esse certificado tão importante? Quando as provas serão aplicadas em 2020? Qual a melhor forma de estudar para o Encceja?

As respostas a essas perguntas você vê agora mesmo.

Conheça a data da prova do Encceja 2020 e saiba como se preparar bem!

A data da prova do Encceja 2020

O planeta está de pernas pro ar. A pandemia do novo coronavírus, que paralisou a humanidade em 2020, fez com que alguns planos precisassem ser adiados. E o Encceja é um deles.

As provas deveriam acontecer em agosto – se estivesse tudo normal – mas essa data já está fora de questão.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Encceja, afirmou que o exame acontecerá ainda em 2020, mas não tem ainda uma data prevista.

É muito provável que aconteça mais para o final do ano. Com isso, a divulgação dos resultados também sofrerá atraso, com estimativa para o primeiro trimestre de 2021.

O Encceja é um exame importante, realizado anualmente, que oferece certificação do ensino fundamental e médio para aquelas pessoas que não conseguiram concluir os estudos básicos na idade indicada.

Com o diploma em mãos, os participantes podem ocupar posições mais interessantes no mercado de trabalho e dar prosseguimento aos estudos.

O formato do Encceja 2020 continua o mesmo?

Por mais que as provas de 2020 tenham sido adiadas, o formato do Encceja deve continuar o mesmo das edições anteriores.

Isso significa que os participantes terão de encarar 120 questões objetivas em quatro áreas do conhecimento (30 em cada uma) e fazer uma redação no formato dissertativo-argumentativo em prosa a respeito de um tema da atualidade – o tema é surpresa, será apresentado na hora.

Para passar é preciso fazer pelo menos 100 pontos em cada prova objetiva e tirar pelo menos nota 5 na redação.

As áreas de conhecimento do ensino fundamental são:

  • Matemática
  • Ciências Naturais
  • História e Geografia
  • Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira.

As do ensino médio são iguais às do Enem:

  • Ciências da Natureza
  • Linguagens e Códigos
  • Ciências Humanas
  • Matemática

Os participantes que não atingirem a pontuação mínima requerida podem solicitar uma certificação parcial nas áreas de conhecimento em que alcançarem a pontuação mínima.

Fique de olho nas inscrições para o Encceja 2020

Apenas depois que o edital do Encceja 2020 for divulgado é que saberemos as datas exatas da inscrição e das provas.

É preciso ficar ligado nos canais de notícias especializados para não perder os prazos quando isso acontecer.

As inscrições são feitas pelo site oficial do programa e são 100% gratuitas.

Os candidatos precisam ter pelo menos 15 anos de idade para solicitar o certificado de ensino fundamental e 18 para o ensino médio.

Para se inscrever basta informar dados pessoais, escolher a cidade onde quer fazer as provas, o grau de certificação desejado e a instituição certificadora.

Como se preparar para o Encceja 2020

O Encceja exige que o candidato comprove conhecimento adequado sobre o grau de certificação pretendido.

É bastante coisa!

Por isso, quem quer se dar bem precisa começar a estudar com antecedência todos os principais assuntos vistos ao longo dos anos do ensino fundamental ou médio.

A divisão de matérias que podem cair nas provas não é muito clara, de forma que o ideal é ficar por dentro das habilidades que o Encceja avalia: interpretação e construção de texto em língua portuguesa, interpretação de sentenças em língua estrangeira, resolução de problemas matemáticos, identificação do uso dos conhecimentos da física, da química e da biologia no nosso dia a dia e, por fim, a concatenação de fatos históricos e geopolíticos em nosso cenário atual.

Para facilitar, procure resolver as questões de provas anteriores, fazer simulados na internet, acompanhar aulas on-line e estabelecer um roteiro de estudos.

O Encceja é uma maratona, por isso também é importante estar bem preparado. As provas acontecem em um único dia (geralmente um domingo), começando às 9h e terminando às 13h30 para o turno da manhã, e recomeçando às 15h30 e encerrando às 20h30 para o turno da tarde/noite.

Como aproveitar o melhor do Encceja 2020

A grande vantagem de fazer o Encceja é que ele abre portas para quem quer investir nos estudos, seja passando do ensino fundamental para o médio ou do médio para um curso de nível superior.

Quem conseguir o certificado de ensino médio pode se inscrever no vestibular ou no Enem, depois partir para a batalha por uma vaga na faculdade.

Quem fizer o Enem, aliás, tem ainda mais chances. Há diversos programas que usam a nota dessa prova para escolher estudantes para universidades públicas e privadas em todo o Brasil – alguns com bolsas de estudos integrais, pagas pelo governo federal.

Abaixo, a gente separou algumas faculdades que você pode incluir na sua lista. Nelas você entra por meio do vestibular tradicional ou pelos diversos programas que usam a nota do Enem, como o ProUni, o FIES e o ingresso automático (sem precisar fazer vestibular).

Conheça as opções:

Veja também:

Descubra quais são as faculdades mais rápidas do Brasil

Como está sua rotina de estudos para o Encceja 2020? Conte para a gente nos comentários!