Se você não terminou o ensino médio ou o ensino fundamental na idade devida, mas gostaria de dar esse passo a fim de conseguir o seu certificado de conclusão escolar, que tal realizar a prova do Encceja?

O Encceja é a sigla utilizada para denominar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, em outras palavras, é uma prova aplicada em todo o território brasileiro e destina-se aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio, mas desejam através do exame obter o diploma para estes segmentos educacionais.

Durante alguns anos o Exame Nacional do Ensino Médio foi a prova utilizada para a obtenção do certificado de conclusão de curso, no entanto a partir de 2017 o Enem deixou de ser utilizado para este fim, o que acarretou o crescimento nas matrículas das turmas do EJA, Educação de Jovens e Adultos no ano seguinte. Esse comportamento mostra um grande interesse do público pela prova, uma vez que apesar de seguir uma estrutura semelhante a do Enem, o Encceja é mais simples e conta com apenas um dia de prova.

E você, está animado para prestar o Encceja e conquistar o seu certificado de conclusão escolar? Então continue lendo este artigo, pois vamos explicar todas as informações e detalhes sobre o calendário do Encceja. Confira!

Quem pode fazer a prova do Encceja?

Aplicado desde 2002, o Encceja é uma grande oportunidade para quem deseja retomar os estudos de onde parou para conseguir melhores oportunidades de emprego ou até mesmo começar uma faculdade. Aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os candidatos que desejam participar da prova precisam obedecer os seguintes critérios:

 

  • Quem deseja obter  diploma do Ensino Fundamental: para aplicar para esta categoria de prova o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame.

 

  • Quem deseja obter diploma de Ensino Médio: para se inscrever neste segmento da prova o candidato precisa ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame

Além do critério de idade, a prova é indicada para determinadas pessoas:

  • Quem nunca estudou formalmente, mas sabe ler e escrever.
  • Quem repetiu de ano algumas vezes e ficou muito atrasado.
  • Quem deixou de estudar e acabou por abandonar a escola.

Uma informação importante e que muitos não sabem é que é possível prestar o Encceja para a prova do Ensino Médio mesmo sem ter o diploma do Ensino Fundamental. Isso mesmo! Caso você não tenha terminado o Ensino Fundamental no tempo correto, não precisa prestar o Encceja duas vezes - uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio. Para casos como este, os únicos pré-requisitos são ter 18 anos completos e, obviamente, ter conhecimento da matéria. Assim você pode realizar a prova do Ensino Médio e obter o certificado, também, do Fundamental.

Como é a prova do Encceja?

Como dissemos anteriormente, a estrutura da prova do Encceja é bem semelhante ao Enem, no entanto é aplicado em um único dia. O exame é composto por 4 cadernos de provas com 30 questões cada, totalizando 120 questões objetivas e 1 redação de até 25 linhas.

De acordo com o Edital, os cadernos são divididos da seguinte forma para cada um dos níveis:

Ensino Fundamental

Cadernos de Provas
Prova I: Ciências Naturais
Prova II: Matemática
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
Prova IV: História e Geografia


Ensino Médio

Cadernos de Provas
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Prova II: Matemática e suas Tecnologias
Prova III: Linguagens, códigos e suas Tecnologias e Redação
Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Estudante se prepara para o Encceja 2020 - Mundo Vestibular

Ambas as provas são aplicadas no mesmo dia e o aluno terá cinco horas para completar a prova, inclusive a redação. Apesar de serem aplicadas em conjunto, as notas dos cadernos são individuais, então caso o aluno não tire a pontuação necessária em cada caderno, pode emitir o certificado parcial nas matérias em que foi aprovado e se inscrever no ano seguinte para fazer a prova apenas das disciplinas restantes.

Quanto tirar para ser aprovado no Encceja?

Para passar na prova do Encceja o candidato precisa atingir no mínimo 100 pontos em cada um dos cadernos da prova, sendo 200 a nota máxima. Já para passar na redação o candidato precisa tirar nota superior a 5 pontos para ser aprovado, uma vez que a redação vale 10 no total.

Quais as datas do Encceja 2020?

Devido ao atraso no cronograma de provas em decorrência da pandemia do coronavírus, assim como o Enem, o Encceja também teve suas datas adiadas. A prova que seria aplicada em abril de 2021 será realizada em 29 de agosto de 2021 em todo o território nacional. Veja abaixo os dias e horários mais importantes do calendário do Encceja;

  • Aplicação da prova do Encceja: 29 de agosto de 2021, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30 (data prevista);
  • Abertura dos portões: 8h e 14h30;
  • Fechamento dos portões: 8h45 e 15h15;
  • Pedidos para reaplicação do Encceja: até cinco dias após as provas;
  • Gabaritos: sairá até o dia 10 de setembro de 2021.

O MEC divulgou também que ainda este ano pessoas privadas de liberdade, encarceradas ou, ainda, que estejam sob medida socioeducativa também poderão realizar o Encceja. Nestes casos as provas serão aplicadas em uma outras datas, nos dias 13 e 14 de outubro de 2021.

Veja mais: Saiba como acessar a Página do Participante do Encceja

Quando sai o resultado da prova do Encceja 2020?

Apesar da rápida divulgação dos gabaritos, o resultado do Encceja tende a demorar um pouquinho para serem processados. A data de publicação das notas geralmente é determinada após o dia da prova e o prazo pode chegar até quatro meses.

No último ano, a prova ocorreu em agosto e os resultados apenas foram divulgados em dezembro. Pois é, demora bastante! Mas com um pouquinho de paciência, a gente aprende a controlar a ansiedade.

Veja também: Como conseguir o certificado do Encceja

Onde será o local da prova do Encceja 2020?

Por ser uma prova aplicada em diversos estados, o Encceja não possui um único local de aplicação de provas. Cada candidato deve acessar a página do participante e consultar onde a prova será aplicada. Veja a seguir como realizar a consulta:

  1. Acesse o Portal do Encceja 2020 e vá para a Página do Participante: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante;
  2. Informe seu CPF e senha cadastrados;
  3. Selecione a figura pedida na página do participante e pronto!

Dentro desta área privada você poderá conferir seus dados, local de prova e tudo o que diz respeito à sua inscrição no Encceja.

O que fazer com o certificado em mãos? 

Após conquistar o certificado de conclusão de ensino, um mundo de possibilidades começa a se abrir para você. Além de poder aplicar para vagas de emprego com salários mais elevados, uma pessoa com diploma do ensino médio pode prestar concursos públicos, fazer cursos técnicos e até mesmo fazer o Enem ou os demais pré-vestibulares a fim de tentar uma vaga na faculdade.

Nunca é tarde para estudar, então se o seu desejo é começar o ensino superior, mergulhe de cabeça! Busque uma universidade comprometida, séria e reconhecida pelo MEC e faça logo sua matrícula. A educação abre muitas portas, portanto tenha certeza que não irá se arrepender de continuar estudando.

Para te ajudar nessa busca por uma universidade, listamos aqui algumas instituições para as quais você poderá aplicar após fazer o Enem. Que tal dar uma olhada?

Veja também: Confira todas as informações sobre a prova do Encceja

Agora que você está por dentro de todos os detalhes do Encceja, que tal compartilhar um pouco conosco quais são os seus planos para o futuro? Já sabe qual faculdade quer fazer? Deixe um comentário aqui abaixo!