Até agora, 2020 tem sido um ano totalmente fora da curva na história recente do planeta.

A pandemia mudou radicalmente toda a nossa rotina. Nisso se incluem as datas dos principais exames do Brasil – e no meio deles, o Encceja.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos deveria acontecer logo no início do segundo semestre, mas teve de ser repensado.

Com isso, mudam a data das provas e a divulgação dos resultados.

A seguir, saiba tudo sobre o gabarito da prova do Encceja 2020!

Sobre a prova do Encceja 2020

O Encceja é um exame anual que mede o grau de conhecimento dos candidatos a respeito das matérias do ensino fundamental e médio.

Trata-se de uma ferramenta importante para quem não terminou os estudos no tempo regular e precisa de um certificado para ampliar suas possibilidades de estudo ou melhorar as chances no mercado de trabalho.

O exame normalmente acontece no mês de agosto, com resultados divulgados nos primeiros dias de dezembro, aproximadamente.

Por causa da pandemia de Covid-19, o Ministério da Educação (MEC) teve de segurar a realização do Encceja por enquanto.

Mas pode ficar tranquilo: a informação é que de o exame vai acontecer sim, mas provavelmente só no fim do ano (antes tarde do que nunca, não é?).

Com isso, muda tudo: da divulgação dos gabaritos à liberação dos resultados.

Veja mais informações a seguir.

O gabarito da prova do Encceja 2020

Os gabaritos das provas do Encceja normalmente saem alguns dias após a realização das provas.

Em 2020, mesmo com o adiamento, essa dinâmica irá se manter.

A prova acontece em um único dia. Se seguir o modelo dos anos anteriores, então os gabaritos oficiais devem ser publicados em até dez dias úteis após a aplicação.

Os gabaritos trazem as respostas corretas para as 120 questões objetivas que compõem o Encceja e podem ser acessados no site oficial do exame.

Os participantes mais ansiosos podem acompanhar os gabaritos extraoficiais, que são divulgados aos montes na internet por cursinhos e professores já no dia seguinte às provas.

Os gabaritos, no entanto, não servem como referência a outra parte importante do Encceja: a redação.

Isso porque a redação é uma prova dissertativa, que requer correção manual, uma a uma, por avaliadores capacitados pelo Inep.

Por isso, os gabaritos oferecem apenas uma ideia parcial do seu desempenho no Encceja. Mas uma coisa é certa: quanto mais acertos, melhor.

As 120 questões do Encceja estão  divididas igualmente por quatro provas objetivas. Para obter a certificação os candidatos precisam fazer 100 pontos em cada uma delas e tirar nota igual ou maior que 5,0 na redação.  

Fique por dentro da estrutura das provas do Encceja no próximo tópico.

Como vão ser as provas do Encceja 2020

Vai fazer o Encceja 2020? Então pode começar a estudar desde já.

As provas são pensadas para fazer uma avaliação global das principais matérias do ensino básico.

No ato da inscrição (veja detalhes a seguir), o candidato precisa indicar se busca o certificado para o ensino fundamental ou médio.

As provas do ensino fundamental avaliam as seguintes disciplinas:

  • Matemática
  • Ciências Naturais
  • História e Geografia
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Artes
  • Redação

As do ensino médio são:

  • Ciências Humanas
  • Ciências da Natureza
  • Matemática
  • Linguagens e Códigos

A aplicação ocorre em todo o território nacional, em um único domingo, para ambos os graus de certificação.  É preciso estar preparado para encarar uma verdadeira maratona, já que são quase 12 horas de provas: das 9h às 13h e depois das 15h30 até 20h30.

Quando abre a inscrição do Encceja 2020

Num ano normal, o Encceja abre inscrições em maio, poucos dias após a divulgação do edital.

Em 2020, com o adiamento, ainda não se tem uma data de quando o edital e as inscrições estarão disponíveis.

Quando isso acontecer, os interessados terão até dez dias para entrar no site oficial do Encceja, informar alguns dados pessoais, escolher o tipo de prova que quer fazer e apontar uma instituição certificadora dentre as opções apresentadas.

Todo o processo é gratuito.

Para tentar certificação do ensino fundamental o candidato precisa ter 15 anos de idade ou mais. Para o de ensino médio, 18 anos para cima.

Como ir do Encceja ao Enem

Uma aprovação no Encceja do ensino médio significa que o candidato poderá participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, assim, tentar vagas no ensino superior.

Já pensou?

O Enem é utilizado por faculdades públicas e privadas de diversas maneiras.

Dá, por exemplo, para concorrer a uma entrada em universidade pública pelo Sisu; tentar bolsas de estudos integrais em faculdades privadas pelo ProUni; disputar um financiamento estudantil a juros baixos pelo FIES e, como se não fosse o bastante, ainda entrar direto em milhares de faculdades privadas sem ter de fazer vestibular.

Por todo o Brasil há um universo de faculdades presenciais e a distância que oferecem cursos em todas as áreas.

Abaixo, a gente separou alguns exemplos bem interessantes de faculdades reconhecidas no mercado de trabalho onde você pode entrar com sua nota do Enem.

Conheça:

Veja também:

Conheça os melhores programas de bolsas de estudo

Tem alguma ideia de quando vai acontecer o Encceja 2020? Arrisque seu palpite nos comentários!