Curioso(a) para saber quando será divulgado o gabarito do Encceja 2020? Neste artigo, você fica sabendo tudo sobre a prova e como saber se você já pode retirar seu diploma do ensino médio. Confira!

O que é o Encceja?

O nome Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O objetivo da prova é possibilitar que as pessoas que não concluíram os estudos no período adequado possam conquistar seu certificado de conclusão do ensino básico.

O Encceja foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2002. Entretanto, a prova só começou a ficar mais conhecida quando passou a substituir a função de certificadora do ensino médio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2017.

O exame é aplicado uma vez por ano e é totalmente gratuito. Todas as pessoas que não concluíram o ensino básico podem se inscrever, independente do ano em que tenham interrompido os estudos ou, até mesmo, nunca tenham frequentado a escola.

A prova é dividida em Encceja nível fundamental e Encceja nível médio. Mesmo aquelas pessoas que nunca estudaram ou pararam de estudar no nível fundamental podem se inscrever na prova de nível médio.

O único requisito é a idade mínima. Para a prova de nível fundamental, é preciso ter 15 anos completos e, para a de nível médio, 18 anos completos até o dia do exame.

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é composto por quatro provas de diferentes áreas do conhecimento e uma redação. As provas têm 30 questões de múltipla escolha cada e a redação é no formato dissertativo-argumentativo. 

As provas são aplicadas todas num mesmo dia (domingo), no período da manhã e da tarde. Confira as matérias cobradas em cada uma das provas do Encceja:

Nível fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Nível médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

De acordo com o site do Inep, a nota mínima para ser aprovado no Encceja é de, no mínimo, 100 pontos nas provas objetivas. Já na redação, a nota varia de 0 (zero) a 10 (dez) e para ser aprovado, o candidato precisa atingir a nota 5.

Caso o candidato não atinja as notas mínimas em alguma das áreas do conhecimento, ele pode prestar a prova novamente no ano seguinte somente para as disciplinas faltantes. 

Quando será divulgado o gabarito do Encceja 2020?

O Inep ainda não liberou o edital do Encceja 2020 com as datas de provas e de disponibilização do gabarito e resultados oficiais. O gabarito extraoficial poderá ser acessado neste mesmo site logo após a prova, fique de olho!

No anos anteriores, as inscrições se iniciaram em maio e as provas foram aplicadas em agosto. Segundo o edital de 2019, os gabaritos são disponibilizados em até 10 dias úteis após a aplicação do exame no site do Inep. 

Mas, por ser corrigido pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) assim como o Enem, mesmo sabendo o número de acertos na prova, não é possível determinar a nota final do exame. A nota leva em consideração a coerência das respostas dos candidatos nas perguntas de nível fácil, médio e difícil.

Como ver o resultado do Encceja?

O resultado final do Encceja 2020 ainda não tem data para ser divulgado. Para consultá-los, basta seguir o passo a passo:

  1. Entre na página do participante do Encceja (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante);
  2. Digite seu CPF e sua senha criada na hora da inscrição;
  3. Confirme a figura mostrada;
  4. Selecione a edição de 2020 e veja seu resultado.

Apenas ter os resultados do Encceja nas mãos não basta para ter seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O certificado deve ser retirado na instituição certificadora escolhida no momento da inscrição.

O que fazer com a nota do Encceja?

Com a nota do Encceja e o diploma do ensino médio, um mundo de possibilidades se abre: é possível entrar em cursos técnicos, prestar concursos e até ingressar no ensino superior! Um dos principais meios de acesso ao ensino superior atualmente é o Enem. 

Com o Enem, você pode ingressar em faculdades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Outra forma de começar sua graduação é entrar em contato com faculdades privadas que oferecem bolsas e descontos. Muitas delas aceitam o ingresso com ou sem a nota do Enem, e sem burocracia. Confira abaixo algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem boas condições aos ingressantes:

Leia também: Confira todas as informações sobre a prova do Encceja

Você já sabe o que irá fazer com seu diploma do ensino médio? Conta para a gente nos comentários!