O primeiro passo está dado! Você se inscreveu no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e vai buscar o certificado de conclusão do ensino básico!

O Encceja é uma forma muito eficiente para os jovens e adultos que não finalizaram o ensino fundamental ou o ensino médio conseguirem finalizar e poderem ter acesso ao ensino superior.

Depois da inscrição, começa todo o processo de preparação e, com ele, muitas outras perguntas começam a aparecer. E uma delas é sobre onde a prova será aplicada para candidato.

Como consultar o local de prova do Encceja 2020?

O local da prova do Encceja 2020 poderá ser consultado quando o cartão de confirmação for liberado para acesso dos candidatos. Depois de disponível, ele pode ser acessado na Página do Participante da área do Encceja no site do Inep.

Esse documento traz outras informações relevantes para o candidato, como o número de inscrição, nome, data e horário da aplicação da prova, entre outros. É importante que o estudante tenha o cartão em mãos no dia da prova.

Para consultar o cartão e o local de prova, o passo a passo é simples. Veja a seguir:

  • Para começar, abra a Página do Participante do site do Encceja;
  • Para fazer o login na Página do Participante, é preciso preencher essas duas informações:
  1. O número do seu CPF;
  2. A senha cadastrada no momento de inscrição do Encceja 2020.
  • Depois de preenchida, responda ao desafio obrigatório com a imagem solicitada;
  • Por fim, basta clicar em “Enviar” e aguardar para ser direcionado à página.

Fácil! Com esse simples acesso você já vai poder checar, quando disponível, o cartão de confirmação e saber onde você vai fazer a prova do Encceja 2020.

Caso você tenha esquecido a sua senha, é fácil cadastrar uma nova e seguir o processo normalmente. Basta digitar seu CPF e clicar em “Esqueci minha senha”, na parte inferior da caixa de acesso. Assim, você será direcionado para uma página e deve seguir as instruções para criar um novo código.

Quando sai o local da prova do Encceja 2020?

O Inep não confirma a data de divulgação do local da prova quando publica o edital do Encceja. Normalmente, os estudantes ficam sabendo onde irão fazer o exame apenas algumas semanas antes da data da prova.

No início de agosto de 2019, mês em que a prova foi realizada, o Inep publicou em suas redes sociais que o local de prova do Encceja 2019 estaria disponível para consulta no dia 12 de agosto, menos de duas semanas antes do dia da prova, que aconteceu no dia 25 de agosto.

Usando como base o calendário do ano passado, o candidato pode se organizar para as datas, mas deve ficar atento para as divulgações oficiais do MEC e esperar que o Inep divulgue o local de prova em uma data próxima da prova.

O que estudar para o Encceja?

O público do Encceja é dividido em duas etapas do ensino básico. Os candidatos que têm entre 15 e 17 anos e não concluíram o ensino fundamental fazem a prova com as disciplinas dessa fase de estudo.

Já os que possuem 18 anos completos ou mais fazem a prova para certificação do ensino médio.

Para a prova do ensino fundamental, os conteúdos que são cobrados no exame são os seguintes:

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Prova IV: História e Geografia

Os estudantes que vão realizar o exame do ensino médio devem estudar essas matérias:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

A prova do Encceja, tanto para o ensino fundamental como para o médio, é composta por 30 questões objetivas de cada disciplina (total de 120 questões de múltipla escolha) e uma redação.

Quanto é preciso tirar para passar no Encceja?

Os candidatos precisam tirar uma nota mínima para passar no Encceja, tanto na redação como na prova de cada uma das quatro disciplinas cobradas.

Veja as pontuações mínimas:

  • Mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento (em uma escala que varia entre 60 e 180 pontos), o que representa, segundo alguns levantamentos, acertar pelo menos ⅓ das questões de cada uma das quatro provas.
  • Mínimo de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Caso o candidato não alcance a nota necessária para ser aprovado em alguma das disciplinas, ele recebe o certificado parcial das provas em que conseguiu a nota mínima. Então, no  Encceja do ano seguinte, pode fazer somente as provas em que foi reprovado.

Como entrar na faculdade depois de fazer o Encceja?

Se você conseguiu o certificado do Encceja para o ensino médio, o próximo passo é entrar no ensino superior.

Com a certificação em mãos, você já pode começar a se inscrever nos vestibulares de todo o país e no Enem. E então é só escolher o curso e a faculdade onde deseja estudar! Se você já decidiu qual graduação fazer, vamos te ajudar com a faculdade.

Veja algumas opções:

Essas universidades são certificadas pelo MEC, possuem boa avaliação do mercado de trabalho e os alunos podem conseguir bolsas de estudo que reduzem a mensalidade do curso.

Veja mais:

Saiba tudo sobre a prova do Encceja
Guia das profissões

Qual curso você deseja fazer depois que conseguir o certificado do Encceja? Conta para a gente nos comentários!