Está pensando em prestar o Encceja mas ainda não sabe por onde começar a estudar? Calma, que neste artigo você entende mais sobre a prova e como você deve se preparar para ela. Confira!

Para que serve o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova certificadora de ensino básico voltada para jovens e adultos que não concluíram os estudos na época adequada.

O exame foi criado em 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas se tornou mais conhecido só em 2017, quando substituiu a função certificadora de nível médio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Encceja é totalmente gratuito e aberto a todas as pessoas que pararam os estudos no ensino fundamental ou médio e, até mesmo, para aquelas que nunca frequentaram uma sala de aula.

São aplicados dois formatos de prova: a prova de nível fundamental e a de nível médio. O único pré-requisito para se inscrever nelas é a idade mínima. Para a prova de nível fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos e para a de nível médio, 18 anos completos até o dia do exame.

Como é a prova do Encceja?

O Encceja, tanto de nível fundamental quanto médio, é composto por quatro provas objetivas de diferentes áreas do conhecimento e uma redação. Todas as provas são aplicadas em um único dia, nos períodos da manhã e tarde.

O que cai na prova do Encceja?

Na prova do Encceja, são cobrados os conhecimentos referentes ao ensino fundamental e/ou médio. A prova é estruturada com base na Matriz de Competências e Habilidades disponível no site do Inep.

Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha de níveis fácil, médio e difícil. A redação exigida é no formato dissertativo-argumentativo. Confira as disciplinas cobradas em cada prova.

Encceja - nível fundamental

Área do conhecimento

Disciplinas

Ciências Naturais

Ciências

Matemática

Matemática

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação

Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física

História e Geografia

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Encceja - nível médio

Área do conhecimento

Disciplinas

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química, Física e Biologia

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação

Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Como estudar para a prova do Encceja?

Boa parte dos candidatos do Encceja estão longes da sala de aula há alguns anos. Para que eles possam se inteirar dos assuntos cobrados em cada prova, o Inep disponibiliza apostilas gratuitas com conteúdos resumidos e exercícios. 

Outra forma de se preparar para o Encceja é fazer as provas antigas. Assim, é possível ter uma noção de como são as questões do exame. As provas e gabaritos dos anos anteriores podem ser encontrados no site do Inep também.

Para garantir uma boa nota na redação do Encceja, a dica dos professores é treinar a escrita do tipo de texto dissertativo-argumentativo. Nesse estilo de redação, o candidato deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto com argumentos sólidos e, no final, apresentar uma proposta de solução para a problemática do tema. 

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

Para ser aprovado no Encceja, o candidato precisa alcançar a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação. A correção da prova é feita pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), assim como o Enem. Nesse método, a nota final não é calculada com base no número de acertos, mas sim na coerência das respostas do candidato. 

Caso o candidato tenha sido aprovado em todas as disciplinas, ele pode retirar seu diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio na unidade certificadora que ele escolheu no momento da inscrição.

Em caso de reprovação em todas ou algumas disciplinas, o candidato pode prestar a prova no ano seguinte, sem problemas. Os que reprovaram apenas em algumas provas, precisam fazer as provas só das matérias pendentes.

O que fazer depois do Encceja?

Com o certificado de conclusão do ensino médio obtido pelo Encceja, um mundo de possibilidades se abre! É possível ingressar no ensino técnico, prestar concursos e até começar uma faculdade.

Hoje, o principal meio de ingresso no ensino superior é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota do Enem, você pode concorrer a universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Você também consegue descontos e bolsas de estudos diretamente com as faculdades privadas. Muitas instituições oferecem boas condições de ingresso independente da nota do Enem, e sem burocracia. Confira abaixo algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem bons descontos nas mensalidades:

Leia também: Confira todas as informações sobre a prova do Encceja 

E você, já sabe o que irá fazer depois do Encceja? Conta para gente nos comentários!