Você irá prestar o Encceja em 2020? Então, confira que neste artigo você fica sabendo mais sobre a prova e as dicas mais importantes para tirar uma boa nota!

O que é o Encceja?

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002.

O objetivo da prova é certificar a conclusão do ensino fundamental e médio para jovens e adultos que não conseguiram finalizar seus estudos na idade adequada. A prova é totalmente gratuita e aplicada uma vez ao ano. O edital e calendário do Encceja 2020 ainda não foi divulgado pelo Inep.

Todas as pessoas que não concluíram o ensino básico podem se inscrever no Encceja. São duas modalidades de prova: a de nível fundamental e a de nível médio. O único pré-requisito é a idade mínima para cada uma das provas: 15 anos para o exame de nível fundamental e 18 anos para o exame de nível médio.

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é composto por quatro provas objetivas de diferentes áreas do conhecimento e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha e o texto exigido é no formato dissertativo-argumentativo. Elas são aplicadas em um único dia, no período da manhã e da tarde.

Veja quais são as disciplinas cobradas nas provas de cada nível:

Nível fundamental

Área do conhecimento

Disciplinas

Ciências Naturais

Ciências

Matemática

Matemática

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação

Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física

História e Geografia

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Nível médio

Área do conhecimento

Disciplinas

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Química, Física e Biologia

Matemática e suas Tecnologias

Matemática

Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação

Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Como estudar para o Encceja?

A maiorias das pessoas que prestam o Encceja estão longe das salas de aula há muito tempo. E, justamente por isso, ficam muito preocupadas com o conteúdo abordado na prova. 

Se esse é seu caso, fique tranquilo(a)! Confira 9 dicas para garantir um boa nota no exame:

  1. Estude e faça os exercícios das apostilas gratuitas disponibilizadas pelo Inep;
  2. Separe 30 minutos por dia para se dedicar aos estudos;
  3. Organize um cronograma de estudos com uma matéria por dia;
  4. Assista as vídeo-aulas de canais do Youtube voltados para candidatos do Encceja;
  5. Simule o dia da prova com as provas dos anos anteriores  (as provas e gabaritos estão no site do Inep) e com os simulados gratuitos da internet;
  6. Pesquise e entenda o que é o estilo de redação dissertativo-argumentativo;
  7. Treine com os temas de redação das edições passadas;
  8. Se inteire dos assuntos da atualidades por meio de jornais, livros, filmes e redes sociais;
  9. Leia atentamente as instruções da prova que constam no edital.

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

A nota mínima para ser aprovado no Encceja é de 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação. A nota final do Encceja não é calculada com base na quantidade de acertos dos candidatos e sim na coerência de suas respostas. Isso porque a prova segue a Teoria de Resposta ao Item (TRI), também utilizado no Enem.

Caso tenha sido aprovado em todas as disciplinas, o candidato pode buscar seu diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio na unidade certificadora escolhida na hora da inscrição. 

Os candidatos que não alcançarem a pontuação mínima e forem reprovados podem refazer o exame no ano seguinte. Aqueles que reprovaram apenas em algumas matérias, só precisam prestar as provas das disciplinas pendentes.

O que fazer depois do Encceja?

O certificado de conclusão do ensino médio obtido pelo Encceja vale o mesmo que um certificado comum. Com ele, você pode ingressar na graduação dos seus sonhos, seja pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou diretamente na faculdade.  

Com a nota do Enem, você pode concorrer a universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Além disso, existem instituições privadas que oferecem descontos e bolsas de estudos. Essas faculdades têm boas condições de ingresso, que pode ser feito independente da nota do Enem e sem burocracias. Confira abaixo algumas faculdades particulares reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem bons descontos nas mensalidades:

Leia também: Confira todas as informações sobre a prova do Encceja 

E você, já sabe o que irá fazer depois do Encceja? Conta para gente nos comentários!