De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Aplicadas Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) comprova habilidades, competências e conhecimentos de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. 

Para essa comprovação, o órgão emite certificados para aqueles que realizam o exame e são aprovados.

A prova do Ensino Fundamental é voltada para pessoas que tenham, no mínimo, 15 anos. Já a do Ensino Médio é direcionada para aqueles que tenham idade igual ou superior a 18 anos. As inscrições são feitas pela página do Encceja, no site do Inep. 

Como é a prova do Encceja?

Tanto a prova do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio acontecem em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde. 

Ambos possuem 120 questões de múltipla-escolha, no total, distribuídas em quatro áreas do conhecimento.

A prova é aplicada em todos os estados do país e cada participante pode identificar qual é o seu local de prova na página do participante do Encceja, no site do Inep. 

O que cai na prova do Encceja?

Embora as provas possuam o mesmo número de questões, o conteúdo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio são diferentes. 

Confira a estrutura de cada uma das provas a seguir:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua estrangeira moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia

Ensino Médio

  • Química, Física e Biologia
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Língua Portuguesa, Língua estrangeira moderna, Artes e Educação Física
  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Cada uma das quatro áreas possui 30 questões de múltipla-escolha, além da redação. O site do Inep disponibiliza material gratuito para professores e participantes, com o conteúdo abordado nas provas. 

Gabarito do Encceja 2020

A correção da prova é feita com o mesmo método do Exame Nacional do Enem (Enem), por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Por esse motivo, as notas não são proporcionais ao número de acertos, visto que o TRI utiliza um cálculo matemático que pode identificar possíveis chutes. Para ser aprovado e obter o certificado, é necessário atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento e nota igual ou superior a 5 na redação, que vale de 0 a 10. 

Cerca de dez dias úteis após a realização da prova, o gabarito é divulgado no site do Inep, na página do Encceja. O resultado individual, porém, com a nota final de cada participante é divulgado posteriormente.

O edital para o Encceja de 2020 está previsto para ser divulgado em maio de 2020, mas ainda não foi lançado. Por esse motivo, ainda não há datas oficiais para a aplicação da prova e divulgação do gabarito.

O que fazer depois de conferir o resultado do Encceja?

Após conferir o resultado do Encceja, se aprovado, o próximo passo é retirar o certificado da prova. 

As Secretarias Estaduais de Educação é que são responsáveis pela emissão do documento, onde ele pode ser obtido. No momento de inscrição, o candidato deve optar pela secretaria em que deseja retirar o documento. 

Para maiores instruções e detalhes de como e quando esse procedimento deve ser feito, é preciso entrar em contato com a Secretaria da Educação escolhida, que pode ser encontrada na página do participante, no site do Encceja.

Quais são os próximos passos após obter o certificado do Encceja?

Se você foi aprovado e está com o certificado em mãos, isso quer dizer que você está apto para ingressar no Ensino Superior, em cursos de graduação como tecnólogo, bacharelado ou licenciatura. 

Além de oferecer um título profissional, um diploma de um curso de graduação pode valorizar o seu currículo, aumentar suas chances em uma disputa profissional, assim como as possibilidades de um salário maior. Afinal, a média salarial varia de acordo com o grau de formação do profissional e quanto maior for o grau, maior será a remuneração.

No entanto, para que o diploma do curso superior seja válido, é preciso escolher uma faculdade que ofereça cursos de graduação autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, que atendam os padrões de qualidade oficiais do órgão.

Confira abaixo algumas opções de faculdades com cursos de graduação autorizados e reconhecidos pelo MEC, oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

Leia também:

Saiba tudo sobre a prova do Encceja

Tirou todas as suas dúvidas sobre o Encceja? Responda nos comentários abaixo!