O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que se destina ao financiamento de cursos superiores presenciais não gratuitos para pessoas de baixa renda.

A partir de 2015, a quantidade de vagas do FIES foi limitada e o programa passou a contar com um processo seletivo nos moldes do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), classificando os candidatos a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Descubra a seguir o perfil do aluno que pode participar do FIES!

Quem pode participar do FIES?

Como o programa é destinado a quem mais precisa de ajuda para pagar a faculdade, só pode participar quem comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

Além disso, é obrigatório ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.

Quem passa no processo seletivo tem um prazo para se cadastrar no sistema SisFIES, comprovar documentação na faculdade, providenciar documentos da fiança e assinar o contrato de financiamento.

O financiamento de cursos

Com o orçamento limitado, a disponibilidade de cursos muda a cada semestre. O que se sabe é que o MEC tem priorizado a oferta em regiões mais necessitadas e destina uma parcela dos financiamentos a cursos nas áreas da Saúde, Engenharia e Formação de Professores.

Conheça as fases de pagamento do FIES

  • Fase de utilização: Durante o período de duração do curso financiado, o estudante pagará, a cada três meses, um valor referente aos juros incidentes sobre o financiamento.
  • Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá alguns meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor referente ao pagamento aos juros do financiamento
  • Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em vários anos - o prazo depende da duração do curso financiado.

Faculdades que participam do FIES

Confira algumas das principais instituições de ensino que costumam participar do FIES:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Então, o que você achou do FIES? Gostaria de participar desse programa? Deixe aqui seu comentário.