Você sabia que é possível financiar uma graduação presencial a juro zero com o FIES? 

Somente no 2o semestre de 2019, mais de 46 mil vagas foram disponibilizadas nessa modalidade em faculdades que aceitam o FIES — dados do Ministério da Educação (MEC).

E ainda há as vagas para cursos presenciais financiados a juros baixíssimos, para quem tem renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa. 

 Pensa em se inscrever no FIES 2020? A edição do 1o semestre está prevista para janeiro/fevereiro. Já a do 2o semestre acontece em julho. 

Veja quem pode participar do processo seletivo e conheça faculdades que aceitam o FIES 2020.

Quem pode participar do FIES 2020

Pessoas que realizaram o Enem a partir da edição de 2010, desde que tenham obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média do Enem e pontuação maior que zero na prova de redação.

Além disso, é preciso atender ao limite de renda bruta mensal familiar para se inscrever na modalidade certa:

  • FIES: até 3 salários mínimos por pessoa.
  • P-FIES: de 3 a 5 salários mínimos por pessoa.

Mas atenção: quem se encaixa em uma das situações abaixo NÃO pode se inscrever no FIES 2020. Confira:

  • já possui financiamento em vigência com o FIES.
  • não quitou financiamento anterior do FIES ou do CREDUC.
  • possui pendências no FiesSeleção.

Faculdades que aceitam o FIES 2020

Conheça algumas faculdades que participaram das últimas edições do FIES e que devem marcar presença no FIES 2020 do 1o e do 2o semestres:

Há mais faculdades que aceitam o FIES 2020. Você confere a lista completa no site oficial do FIES durante o período de inscrições.

Onde estudar financiando o curso sem o FIES ou com bolsa de até 100%

Você sabia que o FIES não é a única alternativa para financiar um curso de nível superior?

Diversas faculdades possibilitam financiar uma graduação presencial ou EAD por meio de crédito universitário privado, como o CREDUCSUL, o PRAVALER e o PEP.

De acordo com o programa de financiamento, como o PEP, é possível parcelar até 70% do curso sem juros, sem ter conta no banco e com um longo prazo para pagamento.

Além disso, essas faculdades também disponibilizam bolsas de estudos de até 100% para cursos presenciais e EAD. Basta usar a nota do Enem como forma de ingresso para obter uma bolsa parcial (de 10% a 50%) ou integral (100%).

Para te ajudar, listamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que permitem financiar a graduação sem burocracia e oferecem bolsas de estudos:

Veja também:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

Agora que já está por dentro de algumas faculdades que aceitam o FIES 2020, compartilhe sua escolha nos comentários: qual graduação você pretende fazer?