O Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo financiar cursos de graduação presencial para estudantes de baixa renda.

Se você quer conseguir entrar em uma faculdade e financiar a sua graduação por meio do FIES 2020, conheça agora tudo sobre o programa! 

Tudo sobre o FIES 2020 

Este é um processo seletivo bastante concorrido, por isso veja tudo sobre as inscrições, modalidades, quem pode participar e cronograma do FIES 2020:

Inscrições do FIES 2020 

As inscrições do FIES 2020 vão acontecer no site oficial do programa durante um tempo médio de quatro dias. 

Durante a inscrição, o candidato deve responder a todos os questionários corretamente. Pois, caso seja selecionado, ele deverá comprovar todas as informações por meio de documentos. 

O resultado é liberado em, no máximo, uma semana após as inscrições. E após a liberação dessa lista, os estudantes terão um prazo para entrar em contato com a instituição de ensino e levar a sua documentação.

Essa documentação serve para a instituição poder inscrever você no SisFIES (Sistema do FIES). Após realizar esse processo burocrático na instituição, você terá um prazo para ir até um agente financeiro efetivar o financiamento. 

O processo do FIES é bem burocrático, e o período é bem curto. Então, fique atento a todos os prazos.

Como funcionam as modalidades do FIES 2020 

O FIES é um tipo de crédito estudantil dividido em duas modalidades. 

A modalidade ideal deve ser escolhida com base na renda do estudante, confira:

Modalidade FIES

Essa é para aqueles estudantes com até três salários mínimos por pessoa da família. 

Nessa modalidade, o estudante terá:

  • Juros zero;
  • Acesso à lista de espera;
  • Pagamento da coparticipação: mensalmente, o aluno deverá pagar um pequeno valor diretamente ao banco referente aos encargos educacionais, que não são financiados;
  • Após terminar o curso, o estudante pagará o financiamento de acordo com sua condição financeira. Caso ele não esteja empregado, deverá pagar apenas a parcela mínima. 

Modalidade P-FIES

Essa modalidade é destinada aos estudantes que têm renda bruta familiar de três a cinco salários mínimos por pessoa. 

As características do P-FIES são: 

  • Possui juros, mas varia de acordo com o banco financiador;
  • Sem lista de espera;
  • Sem pagamentos durante o curso;
  • Após terminar o curso, o estudante pagará o financiamento. Se não conseguir um emprego, deverá pagar apenas a parcela mínima.

Quem pode participar do FIES 2020 

Para participar do FIES 2020, o candidato precisa atender a alguns requisitos:

  • Ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e obtido, na mesma edição do exame, pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação;
  • Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa para disputar a modalidade FIES;
  • Ter renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa para disputar a modalidade P-FIES;
  • Não ter obtido o FIES antes;
  • Não ter em débito com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

Cronograma do FIES 2020 

O cronograma oficial do FIES 2020 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mas por ser um processo seletivo muito curto, é bom ficar atento a todas as informações divulgadas pelo órgão e também às atualizações do nosso site. 

O que fazer se não conseguir uma vaga no FIES 2020 

Se você não conseguir uma vaga no FIES 2020 ou não puder participar do processo seletivo, porque não está dentro dos critérios, pode ficar tranquilo! 

Existem outras formas menos burocráticas de entrar em uma faculdade e ainda concorrer a bolsas e descontos diretamente com a instituição, que é pelo ingresso direto pelo Enem.

Com o ingresso direto, o estudante não precisa realizar vestibular para entrar em uma faculdade particular. Basta se inscrever no site da instituição com a pontuação de alguma das edições do Enem e aguardar o resultado, que é dado em no máximo 48 horas. 

Lembrando que o estudante não precisa ter obtido uma nota mínima, apenas não ter zerado nenhuma das provas nem a redação. 

Veja algumas instituições que participam do FIES, possuem o ingresso direto pelo Enem e ainda dispõem de financiamento próprio, sem burocracia:

Veja mais:

Descubra como usar a nota do Enem 

Teste vocacional grátis 

Já escolheu o seu curso? Conte para a gente aqui nos comentários!