Nesta terça-feira (08) começam as inscrições para o Fies 2022. O período para participar do programa vai até esta sexta-feira (11). Essa é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar no ensino superior.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Para isso, ele oferece financiamento com condições especiais.

inscrições Fies

Leia mais:
+ Fies 2022: maiores notas de corte do último ano
+ Fies 2022: confira as menores notas de corte do último ano

Como se inscrever no Fies 2022?

Para se inscrever no Fies é preciso seguir as seguintes etapas:

  • acesse a página oficial do programa;
  • Faça o login com suas informações;
  • Selecione até 3 cursos, por ordem de preferência;
  • Pronto, agora é só esperar!

Entenda o Fies

O Fies é um programa do Governo Federal que permite o financiamento das mensalidades do curso. Isso pode ser feito de forma parcial ou integral, dependendo da renda do estudante. Para participar é necessário ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010. Além disso, é preciso cumprir outras condições, como:

  • Ter atingido no mínimo 450 pontos no Enem;
  • Não ter zerado a redação do Enem;
  • Ter renda mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Saiba também:
+ Fies 2022: confira o calendário do programa
+ Quem pode participar do Fies?

Simulador de notas do Enem

A espera pelo resultado do Fies pode ser um período angustiante para os participantes do programa. Por isso, utilizar um simulador de notas pode aliviar sua ansiedade. No Simulador de Notas do Enem da Quero Bolsa é possível verificar sua situação no curso e instituição que você deseja estudar. Basta colocar suas notas do Enem e selecionar qual faculdade quiser.

Opções além do Fies

Se você não conseguiu uma vaga no Fies, busque outras alternativas para entrar no ensino superior. Muitas faculdades oferecem condições especiais, como descontos, para estudantes. Basta verificar o procedimento em cada instituição.

Algumas boas opções de faculdades, com reconhecimento do MEC, são: