Você quer participar do FIES 2020 para tentar um financiamento em uma faculdade particular? Então é preciso ficar atento ao cronograma para não perder o período de inscrição, que dura poucos dias!

Também é importante se certificar de que você cumpre os requisitos mínimos para se inscrever no FIES, já que há algumas exigências relativas à nota do Enem e a limites de renda.

Os estudantes aprovados no processo seletivo do programa podem financiar as mensalidades da faculdade a juros baixos e só começam a quitar a dívida após a conclusão do curso.

Tire suas dúvidas sobre a inscrição no FIES 2020 neste artigo e saiba quem pode participar! Conheça também outras maneiras de fazer uma faculdade particular em 2020 pagando pouco ou mesmo de graça.

Como fazer a inscrição no FIES 2020

As inscrições para o FIES 2020 devem ser feitas pelo Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção), na internet. Veja o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site do FIES Seleção e informe os dados solicitados (CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido) e cadastre uma senha. Você receberá um e-mail de validação do cadastro. Clique no link de confirmação.
  • Após validar seu cadastro, você será redirecionado ao site do FIES Seleção, onde deverá informar seus dados pessoais, curso e instituição para os quais pretende obter o financiamento.
  • Caso seja pré-selecionado para contratar um financiamento, você deve acessar o SisFIES e complementar sua inscrição em até cinco dias, informando os dados do financiamento a ser contratado.
  • Depois de completar sua inscrição no SisFIES, é preciso validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde você estudará com o financiamento.
  • O último passo do processo é comparecer à agência bancária para formalizar o financiamento, acompanhado do fiador, se for o caso. 

Quando abrem as inscrições do FIES 2020?

O cronograma do FIES 2020 ainda não foi divulgado pelo MEC. Porém, podemos estimar as datas a partir de edições anteriores, lembrando que o FIES sempre ocorre após o ProUni.

É provável que o FIES tenha duas edições em 2020, como ocorre todos os anos. Veja as datas estimadas a seguir:

FIES 2020/01 (1º semestre de 2020)

  • Inscrições: de 06 a 11 fevereiro de 2020.
  • Resultado da pré-seleção: 28 de fevereiro de 2020.

FIES 2020/2 (2º semestre de 2020)

  • Inscrições: de 24 a 30 de junho de 2020.
  • Resultado da pré-seleção: 7 de julho de 2020.

Quem pode participar do FIES 2020

Os requisitos para participar do FIES 2020 são:

  • Ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido nota média das provas igual ou maior a 450 pontos, com nota diferente de zero na redação.
  • Possuir renda familiar mensal por pessoa de até 5 salários mínimos.

Os candidatos são selecionados para as vagas a partir da nota do Enem. Sendo assim, quanto mais alta a pontuação no Enem, maiores são as chances de conseguir o financiamento.

Mesmo após ser aprovado no processo seletivo do FIES, pode ser necessário passar pelo processo seletivo interno da faculdade na qual o candidato vai financiar o curso. Essa informação precisa ser checada junto à instituição de ensino escolhida.

Por último, é preciso dizer que o FIES vale somente para cursos de graduação presenciais, ou seja, não é possível financiar uma faculdade a distância pelo programa.

Alternativa ao FIES

Sabemos que o FIES acaba sendo uma opção para quem não pode arcar com os custos de uma faculdade particular. A ideia de estudar primeiro e pagar depois, quando já tiver conquistado uma situação econômica melhor, é mesmo interessante.

Porém, é possível conseguir bolsas de estudos de até 100% diretamente com algumas faculdades privadas, por meio do chamado ingresso direto.

Ingresso direto é quando o candidato usa a nota do Enem para entrar direto em uma faculdade particular, ficando assim dispensado de prestar o vestibular interno.

Geralmente são aceitas notas do Enem a partir da edição de 2010. E o benefício vale tanto para cursos presenciais quanto a distância! — Lembrando que os cursos EAD já costumam ser mais baratos.

Mesmo que o candidato não consiga uma bolsa de 100%, o valor da mensalidade pode ficar bem reduzido, possibilitando estudar a um custo baixo e, o melhor, sem acumular nenhuma dívida.

Onde estudar

Veja a seguir algumas faculdades autorizadas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode usar sua nota do Enem para entrar direto e ainda conseguir uma bolsa de estudos.

Estas instituições têm cursos de diversas áreas e polos de ensino em diferentes regiões do Brasil. Clique nos links abaixo para obter mais informações:

Veja também:

Como funciona o pagamento do FIES

Quantos pontos preciso tirar no Enem pra conseguir o FIES?

Depois de saber como fazer a inscrição no FIES 2020, conte para a gente nos comentários: Você vai tentar o FIES? Para qual curso?