Já está quase tudo pronto para as edições do FIES 2021.

Quem procura um financiamento estudantil sem juros e em condições facilitadas de pagamento precisa se preparar desde já.

As inscrições duram poucos dias, e os resultados são divulgados logo na sequência.

Entenda a seguir como garantir sua participação e como ver a lista de aprovados do FIES 2021!

Quando vai acontecer o FIES 2021

Como a pandemia de covid-19 bagunçou pra valer o calendário letivo das faculdades brasileiras, o Ministério da Educação (MEC) resolveu que seria uma boa ideia promover uma edição extra do FIES.

Em 2021 teremos, portanto, três edições do programa, sendo uma delas – a primeira, em janeiro – destinada a quem fez qualquer Enem entre 2010 e 2019.

Quem está esperando os resultados do Enem 2020 para tentar o financiamento terá de esperar um pouco mais.

A outra edição do FIES em 2021 vai acontecer somente em abril, algumas semanas após a divulgação oficial dos resultados do Enem 2020, que deve rolar no final de março.

O último processo seletivo do FIES do ano deve acontecer no segundo semestre, em data ainda a ser anunciada pelo MEC.

Para participar do FIES é preciso, além de ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, atender aos requisitos de desempenho no exame e estar dentro da faixa de renda familiar solicitada. Essas informações são publicadas no edital de cada edição. Como podem mudar a cada semestre, a gente recomenda ler com atenção esse documento antes de se inscrever.

A etapa de inscrições costuma durar quatro dias, período no qual o participante pode escolher até três cursos entre as opções disponíveis no sistema e mudar de ideia quantas vezes julgar necessário durante o processo seletivo.

A classificação dos candidatos é feita a partir da nota do Enem, por isso, quanto maior for a pontuação geral, mais chances você vai ter.

No FIES dá para financiar todo tipo de curso, até aqueles supercaros, como Medicina ou Engenharia.

Mas como ver a lista de aprovados?

Descubra a seguir!

Como ver a lista de aprovados do FIES 2021

Todo o processo seletivo do FIES ocorre no site oficial do programa, o FIES Seleção.

É nele que os participantes se inscrevem, disputam o financiamento e, claro, consultam a lista de aprovados.

No dia em que os resultados forem divulgados, o que acontece normalmente na segunda-feira após o encerramento da seleção, os participantes poderão entrar no site oficial com login e senha e descobrir se conseguiram passar ou não.

Não há um listão com todos os nomes. A consulta é individualizada.

A aprovação na primeira chamada é apenas o cumprimento de uma etapa.

Depois os aprovados ainda terão de dar três importantes passos:

  • Preencher uma série de informações adicionais em outro sistema do FIES, o SisFIES.
  • Levar toda documentação exigida pela faculdade onde conseguiu o financiamento para fins de comprovação.
  • Com o aval da faculdade em mãos, procurar uma das agências bancárias associadas para dar início ao processo de obtenção do financiamento.

O programa tem apenas uma chamada. Mas quem não passar de primeira ainda tem outras chances de ser convocado numa mesma edição. Saiba como no próximo tópico.

E se meu nome não estiver na lista do FIES 2021?

Caso seu nome não apareça entre os aprovados do FIES 2021, saiba que ainda há chances de entrar.

No dia seguinte à divulgação dos resultados, o FIES passa a chamar os candidatos que estão em lista de espera.

Essa lista é automática, todos os participantes que não foram aprovados na primeira chamada entram nela sem precisar se inscrever novamente.

Muita gente que está na lista acaba sendo convocada. É que uma parte das vagas disponíveis no FIES acaba não sendo ocupada por motivos diversos: o participante não apresentou a documentação necessária, perdeu o prazo, mudou de ideia, etc.

Para aumentar as chances de entrar é preciso estar 100% atento, entrar no site e conferir, todos os dias, se recebeu ou não a chamada esperada.

Ao contrário da seleção geral, a lista de estende por cerca de 45 dias após a divulgação dos resultados.

Os candidatos convocados têm poucos dias para preencher os dados no SISFIES e levar a documentação à faculdade.

Não consegui passar no FIES 2021, e agora?

Todo processo seletivo que usa a nota do Enem exige dois elementos: uma boa nota e muita calma.

Se não rolar o financiamento do FIES em 2021, ainda haverá outros processos seletivos que você pode tentar. Afinal, outros grandes programas estão previstos para abrir as portas em 2021.

O Sisu e o ProUni, por exemplo, têm edições em abril e no segundo semestre.

Ambos vão utilizar a nota do Enem 2020 para distribuir suas vagas. O Sisu escolherá quem vai ocupar espaço em universidades públicas e o ProUni define quem irá ganhar bolsa de estudos para fazer uma faculdade privada.

Se você não tiver feito o Enem 2020, a alternativa ao FIES é buscar vaga pelo ingresso direto. Esse modelo de acesso, utilizado por faculdades particulares de todo o país, permite usar as notas de qualquer Enem a partir de 2010 para entrar na instituição desejada sem precisar fazer vestibular.

Mas o ingresso direto não oferece crédito estudantil. Por isso, o interessado terá de correr por fora, buscando bolsas parciais, negociando descontos ou optando por outros sistemas de crédito estudantil.

As boas faculdades do FIES 2021

Toda faculdade participante do FIES precisa ser bem avaliada pelo MEC. É uma exigência prevista em lei.

Isso assegura aos participantes acesso a um ensino de qualidade, uma garantia de que o dinheiro será bem investido.

Por isso, mesmo que a vaga que você queira esteja numa faculdade não tão famosa, pode ficar tranquilo. A instituição é reconhecida e o diploma terá validade.

Conheça a seguir algumas das melhores faculdades que estão sempre presentes no FIES e, de quebra, podem ser encontradas também no ProUni e contam com o sistema de ingresso direto:

Veja também:

O que posso fazer com a nota do Enem 2020? Entenda!

 

Como está sua expectativa para o FIES 2021? Deixe seu comentário!