A lista com os selecionados para o FIES no segundo semestre de 2015 já está disponível no portal do FIES Seleção.

Criado em 1999 pelo Governo Federal como iniciativa de ampliação de acesso ao ensino superior, o FIES é um programa que oferece financiamento estudantil a juros baixos para universitários brasileiros em faculdades particulares. Até agora, foram assinados cerca de 2 milhões de contratos do FIES.

Em 2015 as regras mudaram, o orçamento do MEC foi reduzido e muita gente duvidou se o programa iria continuar. Mas o FIES teve mais uma edição confirmada e, apesar de todas as mudanças, serão oferecidas 61,5 mil vagas no segundo semestre de 2015.

Uma das mudanças mais importantes nesta edição é que o FIES terá um processo seletivo para preencher essas vagas e, portanto, divulgará o resultado para que os candidatos classificados possam concluir o processo de financiamento.

Saiba tudo sobre o resultado do FIES 2015 e como descobrir se você conseguiu o financiamento!

Quando sai o resultado do FIES 2015?

Esta será a primeira vez que haverá um “resultado do FIES”. Isso porque, até o segundo semestre de 2015, quem se encaixava nos requisitos do programa só precisava seguir o procedimento-padrão de comprovar documentos na faculdade e depois contratar o financiamento no banco. Estando tudo certo com os documentos, o candidato conseguia o FIES automaticamente.

Agora, o processo do FIES usará a nota do Enem como critério de seleção, entre outros requisitos. São dois principais casos:

  1. Nota do Enem: para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010, é obrigatório ter participado do Enem, obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. Nesses casos, o critério de seleção será exclusivamente a nota do Enem. O desempate será feito pela maior nota na prova de Redação, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, nessa ordem.
  2. Fórmula: os candidatos que tiverem concluído o ensino médio antes de 2010 e os professores da rede pública solicitando financiamento para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia terão sua pontuação estabelecida por uma fórmula que leva em consideração critérios como: renda familiar, egresso de escola pública, raça ou cor e se o candidato é portador de deficiência, entre outros
O resultado do FIES do segundo semestre está disponível desde o dia 12 de agosto de 2015, na página do FIES Seleção. Para ver a lista dos pré-selecionados, é necessário digitar o nome da instituição (universidade ou faculdade).

Importante: os candidatos selecionados não recebem o FIES automaticamente. Antes, será necessário passar por um segundo processo de cadastro no Programa, preenchendo os formulários correspondentes no SisFIES entre os dias 13 e 22 de agosto de 2015. Após a confirmação dessa inscrição, o estudante deve comparecer à faculdade para a qual foi selecionado levando os documentos necessários (a lista estará no site do FIES) para depois fazer o contrato do financiamento no banco.

Como aumentar as chances de conseguir o FIES em 2015?

Você já deve saber que agora o FIES é um processo seletivo e nem todo mundo que se inscrever conseguirá automaticamente o benefício.

Além de privilegiar candidatos com boa pontuação no Enem (para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010), o MEC dará preferência para cursos de áreas consideradas estratégicas para o Governo (engenharias, saúde e formação de professores) e para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal).

O MEC anunciou ainda que oferecerá mais vagas para cursos considerados de alta qualidade no Sistema de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), com notas 4 e 5. Conheça algumas das principais faculdades participantes do FIES que possuem cursos com nota máxima:

Veja também:

O que mudou no FIES?

Você está concorrendo ao FIES no segundo semestre? Conte para a gente nos comentários!