O resultado do FIES do segundo semestre de 2020 é aguardado com ansiedade por candidatos que sonham em fazer um curso superior, mas não têm condições de arcar com as mensalidades.

O FIES é um programa do governo que permite financiar cursos superiores presenciais em faculdades particulares a juros baixos ou zero. Os participantes começam a quitar a dívida do financiamento somente após concluírem a faculdade.

Para se inscrever no FIES, é necessário ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com média das provas igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação. 

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem e a nota mínima para passar (nota de corte) varia conforme o curso e a instituição.

Sem mais delongas, veja agora todas as informações sobre o resultado do FIES  segundo semestre de 2020!

Resultado do FIES 2020.2

O MEC ainda não divulgou as datas oficiais do FIES segundo semestre de 2020. Porém, com base nas últimas edições do programa, é provável que o resultado saia entre os dias 10 e 14 de julho de 2020.

Como consultar o resultado do FIES

O resultado do FIES 2020.2 será divulgado no site oficial do FIES na internet. Veja como fazer a consulta:

  • Acesse o site do FIES (FIES Seleção).
  • Clique em “Ver meu resultado”.
  • Na tela seguinte, aparecerá a informação de que o acesso ao FIES deve ser feito pela conta do site GOV.BR.
  • Se você ainda não possui uma conta no GOV.BR, clique na opção “Fazer cadastro”. Após concluir o cadastro, você poderá acessar seu resultado do FIES.
  • Caso já possua uma conta no GOV.BR, escolha a opção “Entrar pelo GOV.BR”. Em seguida, informe seu CPF e senha para ter acesso ao resultado do FIES.

Complementação da inscrição

Os aprovados no FIES do segundo semestre de 2020 devem complementar as informações da inscrição, pelo site do FIES, entre os dias 8 e 10 de julho de 2020 (data estimada).

Cronograma do FIES segundo semestre 2020

Confira as datas estimadas de cada etapa do FIES 2020.2:

  • Publicação do edital: 1 de abril de 2020.
  • Inscrições: de 23 a 29 de junho de 2020.
  • Resultado: entre os dias 10 e 14 de julho de 2020.
  • Complementação da inscrição: de 8 a 10 de julho de 2020.

O que fazer se não passar no FIES

O FIES é uma oportunidade para aqueles que não têm condições de arcar com as mensalidades de uma faculdade privada. 

Mas, e quando a pessoa não consegue passar no processo seletivo do FIES, o que fazer? A melhor alternativa nesses casos é usar a nota do Enem para ingressar direto em uma faculdade particular com bolsa de estudos.

Acontece que várias faculdades particulares permitem que os candidatos utilizem a nota do Enem para ingressar em seus cursos, sem ter que fazer a prova do vestibular. Essa modalidade é conhecida como “ingresso via Enem”.

A nota mínima que o candidato precisa ter tirado no Enem para conseguir passar varia conforme a faculdade e o curso. Geralmente, uma nota média das provas igual ou superior a 300 pontos e nota acima de zero na redação já são suficientes.

Agora vamos à parte mais interessante dessa história: as bolsas de estudos. Em geral, o percentual da bolsa que o estudante recebe é calculado de acordo com sua pontuação no Enem.

Na Universidade Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, uma nota do Enem entre 300 e 449 garante um desconto bruto de 55% no valor da mensalidade. Ou seja, o valor cai para menos da metade.

O ingresso via Enem tem duas vantagens principais em relação ao FIES. A primeira é que ele é válido também para cursos a distância (EAD), enquanto o FIES vale só para cursos presenciais.

Além disso, ao estudar com uma bolsa de estudos, em vez de recorrer ao FIES, o estudante pode fazer a faculdade sem se endividar, pagando um valor reduzido na mensalidade.

Onde estudar

Conheça agora algumas faculdades autorizadas e bem avaliadas pelo MEC nas quais você pode ingressar via Enem e receber uma bolsa de estudos:

Saiba mais:

Saiba tudo sobre o FIES 2020 e consiga sua vaga na faculdade

Conheça faculdades particulares que aceitam a nota do Enem

Depois de conferir todas as informações sobre o resultado do FIES do segundo semestre de 2020, conte para a gente nos comentários: qual faculdade você quer fazer?