O FIES beneficia, todos os anos, milhares de estudantes que não teriam condições de pagar mensalidades de uma instituição de ensino superior privada.

Para conseguir o benefício, é feito um processo seletivo rigoroso, já que as vagas são bastante disputadas em todos os estados do país.

O primeiro passo para você tentar uma vaga no FIES é obter o máximo de informações e não perder os prazos de todas as etapas. 

Por isso, hoje vamos ajudar você a conhecer mais sobre o Fundo de Financiamento Estudantil, se preparar para cumprir todos os requisitos e conseguir seu benefício em 2020. Vamos lá!

Quem pode pedir o FIES 2020?

Todos os estudantes que tenham concluído o ensino médio e que correspondam aos seguintes requisitos de renda:

Modalidade FIES

Renda máxima familiar per capita de até 3 salários mínimos: o candidato que solicitar o FIES pode obter o benefício com juros zero. São oferecidas 100 mil vagas nesta modalidade.

Modalidade P-FIES

Renda máxima familiar per capita de até 5 salários mínimos.

É preciso escolher uma modalidade na hora da inscrição e não é permitido mudar posteriormente. Assim, a forma de pagamento do valor financiado, que é feita após a conclusão do curso, dependerá da renda de cada família.

Outros requisitos para participar do programa são:

  • Não ter obtido o FIES anteriormente.
  • Não ter débitos com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).
  • Ter feito a prova do Enem de qualquer edição a partir do ano de 2010.
  • Ter nota igual ou superior a 450 pontos no Enem e acima de zero na redação (para cada curso existe uma nota de corte, portanto, essa pontuação mínima pode ser maior). Se a sua pontuação for menor, o sistema recusa automaticamente sua inscrição.
  • Fazer a inscrição no SisFIES, sistema on-line que unifica e informatiza todo o processo seletivo. Para se cadastrar, é preciso apenas fornecer o número do seu CPF e um e-mail válido para contato.

Lembre-se de que o sistema não envia e-mails avisando sobre os resultados considerando o alto número de inscrições. Assim, se você está esperando por uma oportunidade de vaga, sempre acompanhe o andamento do processo seletivo no site, de preferência, diariamente, até que o processo se encerre.

Quais são as etapas de seleção do FIES 2020?

São quatro etapas até a efetivação do contrato para se conseguir o FIES:

Inscrição no sistema

Esta etapa consiste no preenchimento de dados cadastrais, do questionário socioeconômico e comprovação de renda. 

Para o primeiro semestre, o prazo vai de 5 a 12 de fevereiro.

Pré-seleção

Ao receber o resultado como pré-selecionado, é preciso preencher os dados do financiamento que pretende obter, qual vaga e em qual instituição de ensino quer estudar.

O resultado do primeiro semestre sai no dia 26 de fevereiro.

Aprovação da faculdade

O estudante tem até 5 dias para apresentar toda a documentação solicitada à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade para validação e liberação da documentação necessária para obter o financiamento bancário.

Contratação com a instituição bancária

O estudante precisa ir até uma agência bancária conveniada ao programa (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), levando a documentação pessoal e a de um fiador, que pode ser uma pessoa, um grupo ou um fundo segurador. Com o contrato assinado, seu financiamento está ativado.

Onde e quando sai o resultado do FIES 2020?

O resultado do FIES do primeiro semestre de 2020 sai no dia 26 de fevereiro.

Quais são as faculdades que participam do FIES?

Qualquer instituição que tenha sido aprovada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com nota acima de 3, em uma pontuação de 1 a 5, pode oferecer vagas pelo FIES.

A garantia de fazer um curso pelo FIES é que todos eles são reconhecidos pelo MEC e os seus diplomas têm validade em todo o território nacional.

A seleção é criteriosa também para as faculdades para que elas possam oferecer vagas em seus cursos de graduação. A listagem das universidades participantes do programa pode mudar a cada ano, assim, para ter certeza, aguarde as datas de seleção e confira no site oficial do FIES.

O que fazer se não passar no FIES em 2020?

Quer uma solução para começar o seu curso superior com mensalidades que você pode pagar?

Uma dica é tentar o ingresso direto em uma faculdade privada. Com a nota do Enem acima de 300 pontos e sem zerar na redação, você pode começar um curso presencial ou a distância e ainda ganhar bolsas de estudo das próprias instituições.

Sem contar que todas elas são reconhecidas pelo MEC e os seus diplomas abrirão muitas portas no mercado de trabalho. Confira nossas sugestões:

Com certeza existe um polo ou unidade presencial perto de você! Pesquise e não perca tempo em fazer sua matrícula.

Você pode conseguir bolsas e descontos, sem burocracias e dívidas futuras. Bom demais, não é mesmo? Você só fica sem estudar em 2020 se quiser!

Veja também:

Faculdades que aceitam o FIES em SP

Faculdades que aceitam o FIES em MG

Comente em qual curso você está de olho! Será que dá para conseguir o FIES em 2020?