Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Descubra onde e quando ver a lista de espera Fies 2021

26 de janeiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Não foi convocado na primeira chamada do Fies 2021? Veja como agarrar a chance extra de conseguir um financiamento na lista de espera!

Sabia que é possível concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 mesmo após o encerramento da chamada regular?

Na primeira seleção do ano, o programa disponibilizará 93 mil vagas com financiamento facilitado em centenas de universidades privadas brasileiras. Essas vagas podem ser conquistadas pelos alunos convocados no período regular e, também, pelos selecionados na lista de chamada.

Quer saber quando e como ver a lista de espera do Fies 2021? Continue lendo este artigo e não perca a oportunidade de começar a estudar ainda este semestre.

Como funciona o Fies 2021?

Por conta das mudanças no calendário do Enem 2020, este ano o Fies será um pouco diferente. A primeira edição do processo seletivo acontece entre os dias 26 e 29 de janeiro para os alunos que realizaram ao menos uma edição do exame, entre 2010 e 2019.

Após a divulgação do resultado do Enem 2020, em 29 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá a segunda seleção do Fies 2021, para que os estudantes possam concorrer a vagas com a nota do Enem 2020.

Seja na primeira ou na segunda seleção, para se inscrever é necessário realizar o seguinte passo a passo:

  • Acessar o Portal (http://portalfies.mec.gov.br/);
  • Clicar em ?Minha Inscrição? durante o período de inscrição;
  • Criar uma conta Gov.br e uma senha para acessar o sistema.

A grande vantagem do Fies é a possibilidade de começar a pagar pelos estudos apenas ao fim da graduação, e com juros zero ou reduzidos, dependendo do perfil de renda de cada candidato.

Quais os critérios para participar do Fies 2021?

Para participar e concorrer ao crédito, é preciso ter desempenho superior a 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação. Quanto mais alta a nota, maiores as chances de conseguir um financiamento.

O Fies também possui critérios de renda, e oferece condições de pagamentos específicas a cada perfil:

  •  P-Fies (juros baixos): para candidatos com renda familiar de três a cinco salários mínimos por pessoa;
  • Fies (juros zero): para candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

As vagas que não forem ocupadas por candidatos na chamada regular, por desistência ou por não corresponderem aos critérios requeridos pelo programa, serão disponibilizadas como uma chance extra aos candidatos que estão na lista de espera.

E é aqui que você pode se dar bem!

Veja onde e quando ver a lista de espera do Fies 2021

A lista de espera do Fies 2021 será divulgada entre os dias 03 e fevereiro e 18 de março. O período da lista de chamada é longo, pois, o prazo para confirmação da inscrição e apresentação de documentos é de apenas três dias, e muitos alunos acabam perdendo a chance de começar a estudar.

Conforme as desistências ocorrem, o sistema do Fies passa as vagas remanescentes adiante até que todas estejam ocupadas. Portanto é de extrema importância que o aluno consulte o portal com certa regularidade para confirmar se foi selecionado ou não.

Basta acessar o Portal (http://portalfies.mec.gov.br/) e utilizar a conta gov.br para conferir o status da inscrição.

Nesta edição, não será preciso realizar inscrição na lista de espera. Todos os candidatos que participaram da chamada regular, mas não foram selecionados, estarão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies 2021 para concorrer ao financiamento.

Em caso de aprovação, será necessário realizar a complementação de inscrição para garantir a vaga e passar pela análise da documentação, que é realizada pela universidade escolhida. Só então o candidato poderá assinar o contrato do financiamento junto à instituição bancária escolhida e realizar a matrícula no Ensino Superior.

Quais as opções para quem não passar na lista de espera do Fies 2021?

O Fies é apenas mais um dos processos seletivos realizados pelo Governo Federal. Além dele, os participantes do Enem podem concorrer, também, ao Programa Universidade Para Todos (Prouni) e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Como o calendário deste ano foi alterado, caso não seja possível entrar para o Ensino Superior na primeira seleção com a lista de espera do Fies 2021, basta aguardar a liberação do resultado do Enem 2020 e se inscrever para a segunda seleção.

Além do Fies, o ProUni e o Sisu também abrirão uma nova edição assim que as notas do Enem 2020 forem divulgadas, o que possibilita o acesso à faculdade ainda neste semestre. É só esperar mais um pouquinho!

Mas caso não queira esperar uma nova seleção, você pode optar pelo ingresso direto. A modalidade não depende de nenhum programa do governo e aceita as notas do Enem como forma de conseguir bolsas integrais ou de até 70% em universidades privadas.

Cada universidade possui critérios próprios para avaliar os candidatos, no entanto oferecem a modalidade tanto para cursos presenciais, quanto para cursos a distância, o que facilita muito a vida de quem quer melhorar o currículo, mas não tem tanto tempo disponível para se deslocar até a faculdade.

Em qual universidade estudar com o Fies 2021?

Seja pelo Fies, Sisu, Prouni ou ingresso direto, o que realmente importa é encontrar uma boa faculdade, com ensino de qualidade e reconhecimento do Ministério da Educação. As universidades bem avaliadas pelo MEC garantem que o seu diploma será bem aceito no mercado de trabalho e que seu tempo e recursos não serão investidos em vão.

Para facilitar sua busca por boas universidades para estudar com o Fies 2021, o mundo vestibular elaborou uma breve lista com algumas opções. Confira:

Veja também: Quantos pontos preciso tirar no Enem pra conseguir o Fies

Já sabe onde e quando ver a lista de espera do Fies 2021? Então agora é só se inscrever e cruzar os dedos para ser selecionado!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.