A Universidade Gama Filho, no Rio,

recebe inscrições até sexta-feira para a primeira turma do curso

superior de Modelo Publicitário e de Moda, lançado no início do ano. A

graduação pretende formar modelos, caça talentos, bookers, produtores e

outros profissionais da área. A faculdade, idealizada por Sergio

Mattos, dono da agência carioca 40 Graus Models, e Melissa Fernandes,

quer "levar cultura e qualificação ao mercado da moda e acabar com o

estereótipo de que modelos são mal informados".

Responsável por

lançar nomes como Gisele Bündchen, Ana Beatriz Barros, Daniella

Sarahyba, Raica e Cauã Reymond, Sergio Mattos criou um currículo que

passa por áreas como direito, marketing, nutrição, psicologia, línguas,

história da arte, da comunicação e prevê oficinas práticas e estágios a

partir do terceiro período. O projeto, que divide opiniões de

educadores e personalidades do mundo fashion, não obteve número

suficiente de alunos, em fevereiro, para a universidade iniciar a

graduação.

- Acreditamos na primeira turma presencial ainda

este ano, com um mínimo de 36 alunos. O curso é um bacharelado, com

três anos de duração. Há estágios obrigatórios a partir do terceiro

período, que serão oferecidos pela universidade em produtoras de moda,

estúdios de estilistas, fotógrafos e agências de modelos, direcionando

o aluno para a área de seu interesse - diz Melissa Fernandes, ex-modelo

e coordenadora da graduação.

A

jornalista e consultora de moda da TV Globo, Regina Martelli,

considerou boa a iniciativa, uma vez que a maioria das lições para se

tornar um bom profissional de moda ainda se aprende na base do "erro e

do acerto". Para ela, a faculdade ajudaria a encurtar e aprimorar este

aprendizado por meio de um conhecimento técnico.

- O curso

também vai dar mais liberdade para que os modelos cuidem da imagem e da

carreira sem deixar tudo na mão de empresários e pessoas da família, o

que normalmente ocorre, principalmente quando os modelos vêm do

interior do país - diz Martelli.

Para a consultora de moda Regina Guerreiro, os

modelos não têm tempo para estudar. Ela foi uma das profissionais que

desaprovou o curso na ocasião do lançamento do primeiro vestibular. No

meio acadêmico, a professora da disciplina educação brasileira, Wally

Chan Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),

argumentou que somente o mercado pode dizer se os cursos de graduação

são ou não positivos:

-

Se os profissionais forem bons e absorvidos pelo mercado é um sinal de

que o curso está funcionando. O importante não é o tipo de faculdade,

mas a qualidade do ensino.

O vestibular
Inscrições: até sexta-feira
Onde: www.ugf.br
Taxa: R$ 30
Prova: 27 de julho, às 9h, na unidade Unidade Piedade, Rua Maloel Vitorino, 553, Piedade, Rio de Janeiro
Mais informações: (21) 2599-7100
Como é o currículo
1º semestre
Teoria

e prática da comunicação, inglês, espanhol, moda, indivíduo e consumo,

historicidade e diferença cultural, leitura e produção de texto,

psicologia social, corpo e moda, saúde, corpo e forma e oficina 1

(expressão corporal)

2º semestre
Leitura

e produção de texto, inglês, espanhol, estética e imagem, fundamentos e

conceitos de marketing, saúde e nutrição, representações sociais e

construção de identidade, moda e cultura e oficina 2 (passarela e

desfiles de moda)

3º semestre
Inglês,

espanhol, gestão empresarial, marketing pessoal e de relacionamento,

produção de moda para modelos, saúde, estilo de vida e subjetividade,

oficina 3 (vídeo e TV- Publicidade) e estágio I

4º semestre
Comunicação

oral, inglês, espanhol, empreendedorismo e negócios, saúde e nutrição,

história da moda, oficina 4 (fotografia publicitária e de moda) e

estágio II

5º semestre
Seminários

Integrados I, inglês, gestão de carreira, projeto, marketing de moda,

direito em negócios de moda, oficina 5 (maquiagem profissional e de

apresentação) e estágio III

 
6º semestre
Inglês,

seminários integrados, material e direcionamento de carreira, etiqueta

social, moda contemporânea, estágio 4 e trabalho de conclusão de curso

(TCC)