A Escola de Artes, Ciência e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) fará inscrições, de 14 a 18 de julho, para o programa "Universidade Aberta à Terceira Idade". O programa oferece atividades gratuitas para pessoas a partir de 60 anos.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária terá, semestralmente, palestras, oficinas e disciplinas de cursos de graduação -para estas últimas, o candidato deverá ter, no mínimo, o ensino médio completo.

As outras atividades não exigem diplomas ou certificados escolares. As oficinas terão realização semanal e ocorrerão da segunda quinzena de agosto até a primeira quinzena de dezembro.

Os temas são: Ateliê de Arte e Criatividade; Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; Grupo de Crescimento Pessoal; Cultura, Velhice e Envelhecimento; Conversando sobre a Ética da Vida; Programa de Educação Nutricional para Indivíduos Idosos; Oficina de Memória para Idosos; Desafiando a Memória; e Ações para Prevenção de Quedas de Idosos. Já as palestras, que ocorrerão de agosto a outubro, abordarão Saúde e Gestão de Risco no Envelhecimento; Sono na Terceira Idade; O Ciclo de Vida Familiar; Construindo Teias de Paz.

As aulas das disciplinas de gradução se darão de agosto a dezembro. As opções são: Princípios de Cognição para Gerontologia; Processos Patológicos no Envelhecimento I; Políticas Públicas de Atenção à Pessoa Idosa; Recursos Culturais e Patrimônio Histórico; e Introdução ao Estudo das Políticas Públicas II.

Mais informações podem ser solicitadas à Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade, pelo telefone (11) 3091-1016 ou pelo e-mail [email protected] .

Detalhes sobre as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade estão disponíveis no site www.usp.br/prc . A Escola de Artes, Ciências e Humanidades fica na Av. Arlindo Bettio, 1000, em Ermelino Matarazzo.