Segundo o Ministério da Educação (MEC), só na primeira edição do Encceja de 2018, mais de 700 mil alunos realizaram as provas. E por que essa grande procura? De acordo com IBGE de 2016, 51% da população tem apenas o ensino fundamental e 30,6% não chegou a completá-lo.

Esses dados nos mostram que existe uma grande quantidade de brasileiros que não tem uma boa qualificação e um currículo atraente. Assim, muitos buscam obter o certificado de ensino médio com o objetivo de cursar uma faculdade. Neste texto, vamos saber como isso é possível.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, representado pela sigla Encceja, é uma prova do Ministério da Educação (MEC), aplicada em todo Brasil, para pessoas que querem ter o diploma do ensino fundamental ou médio.

As pessoas que fazem essa prova, normalmente, não terminaram os estudos e querem recuperar o tempo perdido.

Então, por meio da prova, o candidato pode comprovar que tem os conhecimentos necessários e obter o certificado de conclusão do 9° ano do ensino fundamental (“ginásio” ou “primeiro grau” de antigamente) ou da 3ª série do ensino médio (“colegial” ou “segundo grau”).

Quem pode fazer Encceja?

Pode se inscrever para a prova do Encceja qualquer pessoas que esteja dentro dos seguintes critérios:

  • Para obter diploma de ensino fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame.

  • Para obter diploma de ensino médio: ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame.

OBS: Você sabia é possível prestar o Encceja ensino médio mesmo se não tiver o diploma do ensino fundamental? O único pré-requisito continua sendo que você tenha 18 anos completos na data de realização do exame. Assim, você pode fazer apenas a prova do ensino médio e obter a certificação completa!

Qual o objetivo de fazer Encceja?

O objetivo de se fazer a prova do Encceja é obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Geralmente, as pessoas que procuram por esse diploma desejam voltar aos estudos e até mesmo cursar uma faculdade.

Por isso, a prova pode interessar principalmente pessoas que não concluíram os estudos dentro da idade adequada, muitas vezes porque:

  • nunca estudaram formalmente, mas sabem ler e escrever.

  • repetiram de ano algumas vezes e ficaram muito atrasadas.

  • deixaram de estudar e acabaram por abandonar a escola.

Como é a prova do Encceja

Para obter diploma do ensino fundamental, a prova terá 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 1 redação.

  • Caderno 1 – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de redação;

  • Caderno 2 – Matemática;

  • Caderno 3 – História e Geografia;

  • Caderno 4 – Ciências Naturais.

Para obter diploma do ensino médio, a prova terá 4 cadernos de prova com 30 questões cada (total de 120 questões objetivas) e 1 redação.

  • Caderno 1 - Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e uma proposta de redação;

  • Caderno 2 - Matemática e suas tecnologias;

  • Caderno 3 - Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

  • Caderno 4 - Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia).

Quanto é preciso tirar para passar na prova do Encceja?

Para conseguir o certificado de ensino fundamental ou médio, você precisará alcançar as seguintes notas:

  • Mínimo de 100 pontos nas áreas do conhecimento (em uma escala que varia de 60 a 180 pontos).

  • Mínimo de 5 pontos na redação (em uma escala que varia de 0 a 10).

Atenção: se você não alcançar a nota suficiente em todas as áreas do conhecimento, receberá o certificado parcial das provas em que passou e, assim, no próximo ano, poderá fazer apenas aquelas em que não obteve a pontuação mínima.

O que fazer com o certificado obtido no Encceja?

Assim que obtiver o certificado do ensino médio pelo Encceja, você poderá se inscrever no vestibular para um curso superior.

Para isso, é importante saber o curso ou ter uma ideia da área em que você gostaria de trabalhar. Após essa escolha, busque uma faculdade para tentar um vestibular e começar a estudar.

Listamos aqui 6 instituições particulares que, além de serem credenciadas e autorizadas pelo MEC, oferecem tanto o ensino superior presencial quanto a distância, além de terem os melhores preços e condições facilitadas de pagamento, como bolsas de estudo, financiamento, descontos e outros:

Veja também:

Guia das profissões

Confira todas as informações necessárias do Encceja 2018

Agora que você já conhece tim-tim por tim-tim o Encceja, já pensou em qual faculdade quer estudar? Compartilhe suas ideias e planos deixando um comentário aqui embaixo!