Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Principais Vestibulares do Rio de Janeiro

1 de outubro de 2012
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Preparamos um guia com os dez vestibulares mais importantes do Rio de Janeiro por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo o estado do Rio de Janeiro.

Encontre bolsas de estudo na UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFF é uma instituição pública federal. A partir de 2013, o Conselho Universitário da UFRJ decidiu que o ingresso à graduação será feito exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), Teste de Habilidades Específicas (THE) e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com uma reserva de 30% das vagas para alunos que cursaram todo o ensino médio, com aprovação, em escolas públicas e que tenham renda familliar ‘per capita’ inferior a um salário mínimo. Mais informações no site www.ufrj.br

Universidade Federal Fluminense (UFF)

A UFF é uma instituição pública federal que realiza um único vestibular por ano para as vagas do primeiro e do segundo semestre. O processo seletivo tem duas etapas: em que a primeira é objetiva e eliminatória, e a segunda é discursiva e classificatória. As inscrições costumam ser abertas em agosto e as provas acontecem em novembro e dezembro. Mais informações no site www.uff.br.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

A UFRRJ é uma instituição pública federal. O acesso à graduação é feito pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais informações no site www.ufrrj.br.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

A Unirio é uma instituição pública federal que utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU), Teste de Habilidades Específicas (THE) e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de acesso à graduação. Mais informações no site www.unirio.br

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

A UERJ é uma instituição pública estadual que é responsável também pelos vestibulares do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) e da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/ CBMERJ). O concurso acontece uma vez ao ano e tem duas fases, com exame de qualificação e exame discursivo, normalmente em junho e setembro, respectivamente. Mais informações no site vestibular.uerj.br.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)

A PUC Rio é uma instituição privada que oferece duas formas de acesso à graduação. Os candidatos podem concorrer a uma vaga pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou pelo vestibular. Mesmo que esteja concorrendo pela nota do Enem, o candidato deve inscrever-se no vestibular. As inscrições normalmente são abertas em agosto e setembro e as provas costumam ocorrer em outubro. Mais informações no site www.puc-rio.br.

Universidade Estácio de Sá

A Estácio é uma universidade privada que oferece cursos de graduação em formato presencial, semipresencial e a distância. São duas formas de acesso: via nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular. No vestibular, a inscrição pode ser feita pela internet ou em uma unidade da Estácio e marcar o dia e hora do exame, que é composto de uma prova de conhecimentos gerais (3 questões) e uma redação, com duração total de até três horas. Mais informações no site portal.estacio.br.

Universidade Salgado de Oliveira (Universo)

A Universo é uma instituição particular que oferece duas formas de ingresso aos cursos de graduação: pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o concurso vestibular, que acontece no início de cada semestre. Mais informações no site www.universo.edu.br.

Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

A UNISUAM é uma instituição privada que promove vestibular tradicional e agendado e também utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de seleção de novos alunos. Mais informações no site unisuam.edu.br.

Centro Universitário da Cidade

A UniverCidade  é uma instituição privada que promove dois vestibulares por ano para selecionar novos alunos e também utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.

Mais informações no site www.univercidade.br

*As informações foram coletadas em setembro de 2012, a partir do último censo do MEC e dos sites das instituições.

Outras possibilidades para estudar

Se você está pensando em estudar no formato EaD, não precisa ficar preso a instituições localizadas no Rio de Janeiro.

A UFBRA, por exemplo, possui cursos nessa modalidade bem-avaliados pelo MEC e diversas facilidades para pagar a mensalidade, como descontos e bolsas. Veja como funciona.

Gostou da dica? Já seu curso? Conte aqui para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.