O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre inscrições duas vezes ao ano (primeiro e segundo semestres).

Durante as inscrições, são disponibilizadas milhares de bolsas parciais e integrais para diversas faculdades presenciais e a distância do país. 

São muitos os estudantes que ficam no aguardo do ProUni, e, se você é um desses, fique atento a todas as datas! 

Calendário do ProUni 2020

O Inep ainda não informou as datas exatas do ProUni 2020, mas para você ficar atento, trouxemos uma estimativa, baseada nas edições anteriores, de quando ocorrerá as inscrições, o resultado, a matrícula e as vagas residuais do programa. Confira:

Inscrições 

As inscrições do ProUni ocorrem sempre após o resultado do Sisu, no fim de janeiro, mas não dura muito tempo, em média apenas quatro dias. 

No ato da inscrição, é bom já ter em mente duas opções de cursos de graduação e os turnos que vai desejar estudar. 

Lembrando que as informações passadas no ato da inscrição, como as relacionadas à renda, terão que ser comprovadas por documentos, caso seja beneficiado com uma bolsa. 

Resultado 

Não demora para o ProUni divulgar o resultado. Na edição passada, a lista de aprovados foi divulgada dois dias após o término das inscrições, no início do mês de fevereiro.  

É bom ficar atento à divulgação da lista de aprovados, pois se o seu nome estiver na lista, você terá que ir à faculdade com toda a documentação necessária e realizar a matrícula. 

Matrícula

A matrícula ou fase de comprovação de informações inicia no dia do resultado do ProUni e leva em média uma semana para ser encerrada.

Nesta fase, é bom não vacilar e já saber tudo o que vai precisar para comprovar as informações passadas. 

Se o estudante não conseguir comprovar essas informações durante esse período, ele perde a tão sonhada bolsa. 

Segunda chamada 

Para ocupar essas vagas que não foram preenchidas por falta de comprovação de informação ou por ausência do candidato, é divulgada, uma semana após o encerramento da matrícula, a segunda chamada. 

Após a divulgação dessa nova lista de aprovados, os estudantes terão mais uma semana para comprovar as informações passadas no ato da inscrição e realizar a matrícula. 

Lista de espera 

Se o seu nome não sair na primeira nem na segunda chamada, não fique triste! 

O ProUni abre uma lista de espera para os candidatos que não foram beneficiados com uma bolsa após o período de matrícula dos alunos da segunda chamada (no início do mês de março), e caso surjam desistências ou falta de documentação de algum candidato, essas bolsas vão para quem estiver inscrito nessa lista. 

O que fazer se não passar no ProUni 2020 

Se você não conseguir ingressar em uma faculdade através do ProUni 2020, não fique triste! Existe uma forma bem menos burocracia de conseguir entrar em uma instituição de ensino superior, que é através do ingresso direto pelo Enem.

Com o ingresso direto pelo Enem, o candidato não precisa realizar vestibular nem comprovar renda para passar na faculdade. 

Exige-se apenas que ele tenha realizado alguma edição do Enem desde 2010 e não tenha zerado nenhuma das provas, inclusive a redação.

O ingresso direto é mais facilitado, tem resultado imediato, e, ainda, o estudante concorre a bolsas e descontos diretamente com a instituição. 

Veja algumas instituições que participam do ProUni e possuem o ingresso direto como forma de acesso:

Veja mais: 

Quais os documentos necessários para o ProUni 

O que são cotas do Sisu? 

Presencial ou a distância? Já escolheu qual modalidade estudar? Conte para a gente aqui nos comentários!