Conseguir uma bolsa do ProUni é o sonho de muitos estudantes brasileiros. A cada semestre, o programa tem mais inscritos concorrendo a bolsas de estudos em faculdades particulares de todas as regiões do País.

Para não perder a bolsa, o candidato selecionado precisa fazer a matrícula na faculdade, levando os documentos necessários para comprovar as informações que preencheu na inscrição e fazer a sua matrícula dentro do prazo determinado.

Veja como fazer a sua matrícula pelo ProUni!

Quando fazer a matrícula pelo ProUni

Os candidatos pré-selecionados a uma vaga devem ficar atentos aos prazos. O ProUni não envia nenhum tipo de aviso para a casa ou e-mail dos classificados. Por isso, você deve consultar a lista na página oficial do ProUni assim que saírem os resultados da primeira chamada, segunda chamada e lista de espera.

Na página da ProUni você também pode consultar o período de matrícula, que normalmente é de dois dias, logo após a divulgação dos aprovados.

Onde fazer a matrícula pelo ProUni

Você deve fazer a matrícula do ProUni na faculdade para a qual foi selecionado como bolsista. Isso deve ser feito pessoalmente e você deverá apresentar uma série de documentos para concluir sua matrícula.

Que documentos levar para a matrícula pelo ProUni

Cada faculdade pode exigir um tipo específico de documentação, por meio do coordenador do ProUni da unidade. A lista completa de documentos pode ser consultada na própria instituição e, normalmente, inclui:

  • Documentos de identificação do estudante e do grupo familiar
  • Documentos de comprovação de residência
  • Documentos de comprovação de renda
  • Documento de comprovação da conclusão do ensino médio
Alguns outros documentos podem ser solicitados para casos específicos, como por exemplo, para comprovar alguma deficiência ou a condição de professor da rede pública de ensino básico.

Os documentos de comprovação de informações para o ProUni devem ser cópias simples e o estudante precisa, obrigatoriamente, apresentar também os originais. Não é necessário fazer cópias autenticadas em cartório para a documentação do ProUni.

O que acontece quando o selecionado não faz a matrícula pelo ProUni

Levar a documentação necessária para efetuar a matrícula na faculdade é obrigatório para quem quer usar a bolsa do ProUni. Quem perde o prazo, ou não apresenta documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição, é automaticamente reprovado no ProUni e a bolsa pode passar para outro candidato.

Faculdades podem aplicar provas depois do ProUni

Mesmo tendo sido selecionado pelo ProUni, pode ser que você precise passar por mais um processo seletivo. Isso porque as instituições participantes do ProUni têm o direito, se assim decidirem, de aplicar um processo seletivo próprio.

Essa informação aparece no momento da inscrição e a faculdade é obrigada a avisar os selecionados, em até 24 horas depois da divulgação dos resultados das chamadas, como será esse processo seletivo e quais os critérios de aprovação. Esses critérios não podem ser mais rigorosos do que o vestibular regular, ou seja, a faculdade não pode aplicar provas mais difíceis do que seu processo seletivo normal para os candidatos do ProUni.

Esse processo seletivo adicional é totalmente gratuito, as faculdades participantes do ProUni estão proibidas de cobrar qualquer tipo de taxa para a aplicação dessas provas.

Comprovante de entrega da documentação

Quando você entrega a documentação para comprovar as informações prestadas na inscrição do ProUni, a faculdade deve entregar um Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni. Guarde esse documento.

Mesmo levando toda a documentação solicitada, pode ser que o coordenador do ProUni da universidade onde você conseguiu a bolsa peça alguns documentos adicionais.

Veja também: