O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) para inserir estudantes de baixa renda no ensino superior.

Esse programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais todos os semestres. Essas bolsas podem ser para qualquer tipo de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, em diversas faculdades do país. 

Por ser um processo seletivo muito concorrido, o ProUni apresenta duas listas de aprovados, além de uma lista de espera. 

Saiba agora como funciona a lista de espera, quem pode participar e o que fazer se não conseguir uma bolsa pelo ProUni! 

Como funciona a lista de espera do ProUni? 

Todas as edições do ProUni contam uma lista de espera para aqueles estudantes que não conseguiram ingressar em uma faculdade na primeira ou segunda chamada regular.

Após ser realizada a primeira chamada, os estudantes têm um prazo para comparecer à faculdade, levar todas as documentações necessárias e realizar a matrícula.

As vagas que não forem ocupadas por ausência ou falta de documentação serão disponibilizadas na segunda chamada, na qual uma nova lista de aprovados será divulgada e um novo prazo será estabelecido para que os novos estudantes contemplados possam comparecer às instituições para efetivarem as matrículas.

Os candidatos que não foram contemplados na primeira ou segunda chamada em nenhuma das opções de curso ou que foram contemplados, mas não pela primeira opção de curso, poderão manifestar interesse em participar da lista de espera. 

Os estudantes que foram contemplados na segunda opção, mas a faculdade não formou turma para o curso escolhido, também podem participar. 

Onde ver o resultado da lista de espera do ProUni? 

A responsabilidade da divulgação dos aprovados no ProUni é da própria faculdade, pois elas vão preenchendo as suas vagas de acordo com a disponibilidade de turmas e bolsas de estudo. 

No site do ProUni, será apenas divulgada a lista geral dos estudantes que estão participando da lista de espera. Então, você deverá consultar no site da faculdade o andamento da seleção.

Quando sai o resultado da lista de espera do ProUni?

A lista de espera do ProUni não possui uma data exata para ser divulgada, pois as bolsas serão distribuídas de acordo com cada instituição.

Para que se você foi contemplado e o prazo para realizar a matrícula, o ideal é procurar a instituição de ensino que está concorrendo a vaga e perguntar se a mesma tem um prazo para chamar esses novos alunos. 

O que fazer se não conseguir uma bolsa do ProUni?

Sabemos quanto o ProUni é concorrido e que muitos estudantes não conseguem ser contemplados com uma bolsa por vários motivos, como:

  • Não obtiveram nota necessária para os cursos desejados. 
  • Tiveram dificuldade em comprovar renda. 
  • Não realizaram o último Enem ou obtiveram nota inferior a 450 pontos no exame.

Apesar de ser uma situação chata, é melhor não se preocupar, pois hoje já existem outras formas de você entrar na faculdade com muito mais facilidade. 

Um bom exemplo é o ingresso direto pelo Enem, pois com ele você se matricula em uma faculdade sem precisar ter feito vestibular, sem comprovar renda nem ter obtido notas altas no Enem. 

Para participar do ingresso direto, o estudante só precisa:

  • Ter feito alguma edição do Enem desde 2010.
  • Não ter zerado nenhuma das provas nem a redação. 
  • Inscrever-se no site da instituição que deseja estudar. 

Você se encaixa em todos esses critérios? Ótimo! Você pode se inscrever na graduação por meio do ingresso direto e ainda concorrer a bolsas de estudo e descontos diretamente com a instituição escolhida. 

Confira algumas instituições que oferecem essa forma de ingresso e também são reconhecidas e autorizadas pelo MEC para oferecerem cursos superiores:

Veja também:

Descubra como entrar no ProUni com a nota do Enem  

Descubra quais são os cursos menos concorridos no Sisu 

O que vai fazer se não conseguir uma bolsa pelo ProUni? Conte para a gente aqui nos comentários!