Conseguir uma bolsa integral do ProUni e poder cursar uma faculdade particular sem pagar a mensalidade é o sonho de muitos estudantes brasileiros de baixa renda. No entanto, depois de conseguir a bolsa, alguns alunos são obrigados a abandonar o curso por não terem condições de pagar despesas como passagens de ônibus até a universidade, livros e materiais de estudo.

Para permitir que os bolsistas integrais do Programa Universidade para Todos possam custear essas despesas sem prejudicar o orçamento familiar e continuar a estudar, o Governo Federal criou a Bolsa Permanência do ProUni.

Descubra se você também pode ganhar a Bolsa Permanência do ProUni e o que precisa fazer para conseguir essa ajuda.

O que é a Bolsa Permanência do ProUni?

A Bolsa Permanência do ProUni é um auxílio financeiro que o Governo oferece a quem já tem uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos. O objetivo é ajudar o aluno a pagar outras despesas educacionais, como livros, transporte e materiais de estudo.

Quem pode pedir Bolsa Permanência do ProUni?

A Bolsa Permanência do ProUni é destinada a bolsistas integrais do ProUni que estejam matriculados em um curso com as seguintes características:

  • Presencial: a Bolsa Permanência não vale para cursos a distância (EAD).
  • Com duração de pelo menos 6 semestres e 6 horas diárias de aula: o cursos deve ter duração total de no mínimo 6 semestres de duração, com carga horária média igual ou superior a 6 horas de aulas por dia, conforme cadastrado pela instituição no MEC.

Como pedir a Bolsa Permanência do ProUni?

Se você se encaixa nos critérios de concessão da Bolsa Permanência do ProUni, pode solicitar a Bolsa Permanência, mas o benefício não é depositado automaticamente, é necessário passar por uma seleção.

O processo para selecionar bolsistas do ProUni que podem receber a Bolsa Permanência acontece todo mês e depende do orçamento do Ministério da Educação.

Além disso, são as faculdades que devem se cadastrar, assinando um “Termo de Adesão”, para que seus alunos tenham direito a pedir essa bolsa. Para saber mais sobre como pedir a sua Bolsa Permanência, converse com o departamento da sua faculdade responsável pelo ProUni ou com o coordenador do curso.

Como faço para receber a Bolsa Permanência do ProUni?

Os alunos selecionados para receber a Bolsa Permanência do ProUni precisam ter uma conta corrente individual em seu nome no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

Atenção! Contas do tipo poupança, eletrônicas (operação 023 da CAIXA), com mais de um titular (contas conjuntas) ou abertas com CPF que não seja o do bolsista (de um parente ou amigo, por exemplo) não são aceitas.

Após providenciar a conta corrente, o bolsista deve levar RG, CPF e o comprovante bancário com os dados de sua conta à coordenação do ProUni da faculdade onde tem bolsa. Nesse momento, a coordenação faz o cadastramento no sistema do ProUni e o estudante assina alguns documentos para começar a receber a Bolsa Permanência.

Vale lembrar que o pagamento da Bolsa Permanência do ProUni não é retroativo, ou seja, o bolsista não recebe valores acumulados pelo tempo que estudou na faculdade antes de ter esse benefício. Por isso, o quanto antes você solicitar a Bolsa Permanência, melhor!

Quanto tempo dura a Bolsa Permanência do ProUni?

A Bolsa Permanência do ProUni é um benefício que o estudante recebe até se formar no curso onde tem a bolsa integral do ProUni e pode ser suspenso nos seguintes casos:

  • Encerramento da bolsa do ProUni.
  • Transferência da bolsa do ProUni para um curso que não se enquadre nos critérios da Bolsa Permanência.
  • Utilização dos recursos recebidos pelo estudante para outros fins, que não sejam o custeio de suas despesas educacionais.
  • Falsidade de informações ou documentos apresentados pelo estudante.
  • Solicitação do estudante beneficiado.

Qual o valor da Bolsa Permanência do ProUni?

O valor da Bolsa Permanência do ProUni é definido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e publicado em edital. Esse valor está ligado à quantia paga para bolsas de iniciação científica.

Para os anos de 2014 e 2015, o valor da Bolsa Permanência do ProUni é de R$ 400,00.

Veja também: