O ProUni já permitiu que nada mais, nada menos do que 1,5 milhões de estudantes ocupassem vagas em faculdades privadas no Brasil. Por esses números não é muito difícil deduzir que esse é o maior programa de bolsas de estudos do país.

Para o estudante de baixa renda, é uma excelente oportunidade de obter acesso ao ensino superior, uma vez que esse não tem poder aquisitivo para custear uma faculdade particular.

Os benefícios são inegáveis, mas, para adquiri-los, é preciso boa vontade e dedicação. Existem algumas exigências. O estudante precisa, por exemplo, tirar uma ótima nota no Enem, além de passar por um processo seletivo bastante rígido, só para começar.

Saiba mais sobre o ProUni e confira as principais datas do programa no segundo semestre.  

Sobre o ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2004, com o intuito de auxiliar estudantes brasileiros sem condições financeiras a pagar faculdades particulares, ingressando no ensino superior com bolsas de estudos que cobrem de 50% a 100% do valor das mensalidades.

Os beneficiários do ProUni estudam em faculdades particulares aderentes ao programa. Uma vez que o estudante é contemplado com uma bolsa parcial, deverá custear o valor restante da mensalidade do curso.

Por outro lado, se conseguir a bolsa integral, não deverá desembolsar nenhum valor no que se refere aos custos das mensalidades. 

A bolsa do ProUni é válida pelo período do curso todo, porém o estudante precisa cumprir com todos os critérios estabelecidos pelo programa ao longo do período de estudos.

Como se inscrever

A inscrição do ProUni é totalmente feita através do site do programa (prouniportal.mec.gov.br). 

Basta acessá-lo no período indicado pelo cronograma oficial do ProUni e realizar o seu cadastro.

É importante lembrar que o prazo estabelecido pelo MEC é de quatro dias, por isso, evite deixar para se inscrever em cima da hora.

Fique ligado nos documentos que serão solicitados no momento da inscrição:

  • CPF
  • Número de inscrição do último ENEM com a senha cadastrada
  • Dados sobre seu grupo familiar

Quando for se inscrever, não se esqueça de reservar um tempinho para juntar toda a documentação necessária.

Todas as datas do ProUni

No ProUni do segundo semestre do ano, as inscrições costumam ocorrer em junho e, como já dito no tópico anterior, duram quatro dias.

Poucos dias depois é realizada a primeira chamada. Os beneficiários têm oito dias para realizar a comprovação dos dados da inscrição.

No início de julho é realizada a segunda chamada. Os beneficiários têm sete dias para realizar a comprovação dos dados da inscrição.

Em meados de julho são realizadas as inscrições para a lista de espera e, poucos dias depois, é feita a consulta da lista de espera.

Vale lembrar que nem todas as instituições abrem matrícula no segundo semestre.

Documentos necessários

Para realizar a confirmação de inscrição nas datas estabelecidas, você precisará entregar alguns documentos na faculdade onde foi aprovado. 

A secretaria da instituição irá te orientar sobre tudo o que é necessário levar, mas, para ir adiantando, iremos citar os documentos que costumam ser mais solicitados:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira Nacional de Habilitação (no caso da falta do RG)
  • Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por decreto
  • Identidade Militar
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)
  • Passaporte emitido no Brasil
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência
  • Documentos que comprovam escolaridade
  • Documentos para professores e pessoas com necessidades especiais

Faculdades participantes do ProUni

São inúmeras as faculdades em todo o Brasil que atendem por meio do ProUni e citar todas aqui seria inviável. 

Porém, selecionamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que participam do programa e que também oferecem bolsas de estudo e desconto próprio. 

Confira:

Veja também:

Descubra como entrar no ProUni com a nota do Enem

Quem tem direito ao ProUni?

Agora que você já sabe todas as datas do ProUni, fique ligado no calendário! E aí, já escolheu sua faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!