Você sabe o que é o edital do ProUni 2020? É um documento oficial do Ministério da Educação (MEC).

Nesse arquivo constam todas as regras e fases do processo seletivo, os critérios de participação, os prazos de inscrição, os procedimentos e diversas orientações aos inscritos.

Por isso, é indispensável acessar e ler o edital do ProUni 2020. Assim, você descobre se pode se inscrever e ficar a par de todas as datas e responsabilidades do participante.

Veja onde consultar o edital, como ler esse documento, quais informações são disponibilizadas e onde estudar recebendo bolsa de estudo de até 100%.

Onde acessar e como ler o edital do do ProUni 2020

Você acessa o edital do ProUni 2020 no site oficial do programa (prouniportal.mec.gov.br). Esse documento é publicado no formato PDF nos seguintes meses:

  • ProUni do 1o semestre: em janeiro
  • ProUni do 2o semestre: em maio

Ler um edital parece ser uma tarefa complicada, mas é só impressão mesmo! Você precisa somente separar um tempo para fazer a leitura 2 vezes em um local calmo.

Na primeira vez, leia todo o documento na íntegra sem fazer pausas. Isso vai ajudar a ter uma ideia do funcionamento do ProUni 2020. Neste momento, não se preocupe em memorizar datas e procedimentos. 

Na segunda leitura, tenha um caderno ou agenda em mãos para anotar as datas importantes e outras informações que você julgar relevante. Assim, você se organiza para não perder prazos nem ficar de fora do Prouni 2020.

O que você encontra no edital do ProUni 2020

Agora que você já sabe como acessar e ler o documento, veja as informações que encontra no edital do ProUni 2020:

Regras e orientações sobre as inscrições: na primeira seção do edital, você fica por dentro de todos os critérios para participar do ProUni 2020, das datas de início e término das inscrições, além dos procedimentos de inscrição.

Quantidade de chamadas realizadas: em seguida, você descobre quantas chamadas serão realizadas no ProUni 2020. Normalmente, acontecem 2 chamadas por processo seletivo.

Data de divulgação e acesso aos resultados: nesta seção, você descobre o dia exato da liberação dos resultados da primeira e da segunda chamada do ProUni 2020. Além disso, confere o endereço do site oficial para acessar o resultado. 

Procedimentos para comprovação das informações: chegou a hora de descobrir a data de entrega da documentação para comprovar as informações cadastradas durante a inscrição do ProUni.

Registro no Sisprouni: nesta seção do edital, você confere o prazo que a faculdade participante deve registrar no sistema, a aprovação ou a reprovação do candidato e emitir o termo de concessão de bolsa após a etapa comprobatória.

Lista de espera: aqui, você encontra as informações, orientações e prazos para os inscritos que manifestarem interesse em participar da lista de espera do ProUni 2020.

Disposições finais: por último, há também a lista com as responsabilidades exclusivas do candidato do ProUni 2020 e as atividades que o MEC (Ministério da Educação) não se responsabilizará.

Onde estudar recebendo bolsa de até 100% 

Listamos algumas instituições reconhecidas pelo MEC que participam do ProUni e também possuem programas próprios de concessão de bolsas de estudos.

São faculdades que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, dispensando o candidato das provas do vestibular. Além disso, concedem bolsas de estudos de até 100% válidas até a formatura. Quanto maior sua pontuação no Enem, maior o desconto da bolsa!

Confira: 

Agora sim! Você está bem informado sobre o edital do ProUni 2020. Conte para a gente o nome do curso que deseja fazer! Deixe seu comentário.