O ProUni é um dos grandes programas de acesso ao ensino superior do Brasil, objeto de desejo de 10 em cada 10 pessoas que sonham em estudar em uma faculdade privada ? mas não têm como bancar a mensalidade.

Todos os anos, milhares de bolsas de estudos são distribuídas em instituições de qualidade por todo o país, em cursos de diferentes tipos.

Uma oferta desse tamanho, claro, atrai um grande número de participantes a cada edição, que na maioria das vezes supera os milhões de inscritos.

Encontrar a faculdade ideal num universo tão extenso não é tão simples quanto parece.

Por isso a gente vem aqui para dar uma ajudinha! A seguir, descubra as faculdades que aceitam o ProUni 2021!

Quando vai ser o ProUni 2021?

Quando falamos de Enem, é inegável que o ano de 2021 começou bem diferente dos anteriores. Os participantes, que em período normal teriam feito as provas em novembro, só puderam fazer a prova dois meses depois, em janeiro.

O motivo do atraso foi a pandemia de covid-19.

Com isso, todos os programas associados ao Enem 2020 também foram adiados, incluindo o ProUni.

Mas o governo, para minimizar os prejuízos causados pelo atraso, lançou uma edição atípica do ProUni, que aconteceu em janeiro de 2021.

Nesta edição, excepcionalmente, só foram aceitas as notas da edição de 2019. Isso criou um estardalhaço na mídia e gerou muita confusão entre os participantes: afinal, quem fez o Enem 2020 vai ter acesso ao ProUni depois que os resultados forem divulgados?

Pode respirar tranquilo. A resposta é sim! A primeira edição ?oficial? do ProUni 2021, direcionada exclusivamente a quem fez o Enem 2020, deve acontecer em abril, alguns dias depois da data prevista para a divulgação dos resultados do exame.

Veja detalhes a seguir!

Como vai acontecer a seleção do ProUni 2021?

A seleção de abril do ProUni 2021 deve seguir as exigências de sempre: pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem 2020, com nota maior que zero na redação, além de:

  • Renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
  • Ensino médio feito inteiramente em escola pública ou como bolsista integral na escola privada.

O programa também aceita a inscrição de professores da rede pública e de pessoas com deficiência. Nesse caso, não é necessário atender ao requisito de renda.

Ainda não se sabe se, por causa da pandemia, vai haver alguma alteração nos critérios de inscrição e seleção em 2021. Essa informação só estará disponível em meados de março, quando o edital do programa for publicado.

A seleção vai acontecer pelo site oficial do ProUni. O participante pode escolher duas opções de curso e o tipo de concorrência que deseja encarar: geral ou por cotas.

A classificação dos aprovados será feita automaticamente, de acordo com as notas dos inscritos. Por isso, quanto maior a pontuação, melhor.

Em média, é preciso ter entre 580 e 680 pontos para conseguir vaga em boa parte dos cursos do ProUni. Em 2021 não deve ser diferente.

Se você está mirando cursos como Medicina, Odontologia, Arquitetura, Engenharia ou Direito, redobre os estudos. As médias aqui podem superar os 850 pontos.

O ProUni conta com uma excelente oferta de cursos presenciais e a distância.

Quantas chances tenho de entrar no ProUni 2021?

Os participantes do ProUni 2021 terão quatro chances de ganhar bolsa de estudos:

  • Primeira chamada: é a relação tradicional com os nomes dos primeiros aprovados. É divulgada poucos dias após o encerramento da seleção.
  • Segunda chamada: uma nova chance para quem não conseguiu passar. O processo é feito pelas faculdades participantes e começa pouco depois da divulgação dos resultados.
  • Lista de espera: é a terceira chance de conquistar uma bolsa. Os candidatos que não forem convocados na primeira ou na segunda chamada devem entrar no sistema e informar que desejam participar desta etapa. O processo pode se estender por várias semanas.
  • Seleção de vagas remanescentes: é uma nova seleção para ocupar vagas que sobram do processo regular. Acontece alguns meses depois do encerramento do ProUni e aceita participantes que fizeram o Enem a partir de 2010. A distribuição é feita por ordem de chegada, portanto é fundamental ficar atento.

Os contemplados com uma bolsa devem apresentar a documentação e todos os comprovantes (renda, pontuação, formação escolar, etc.) exigidos pela faculdade ? tudo isso dentro das datas estabelecidas. Caso contrário, a bolsa segue para o próximo da fila.

Alternativas ao ProUni 2021

Em 2021, além do ProUni teremos outros três grandes processos seletivos:

  • Sisu 2021: para quem fez o Enem 2020, tirou nota acima de zero na redação e quer tentar uma vaga em uma instituição pública de ensino superior. Recentemente, passou a oferecer também vagas em cursos a distância.
  • FIES 2021: o programa de crédito estudantil facilitado deve acontecer também em 2021. Para participar é obrigatório ter feito qualquer Enem a partir de 2010, ter boas notas nas provas e atender aos critérios de renda.
  • Ingresso direto: é a maneira mais prática de entrar no ensino superior. Basta escolher o curso pretendido numa faculdade privada e usar a nota do Enem (geralmente qualquer edição a partir de 2010) para entrar sem fazer vestibular. Está disponível num bom número de instituições presenciais e EAD por todo o país.

Agora, vamos ao que interessa: quais são as faculdades que aceitam o ProUni 2021. Se liga no próximo tópico!

Faculdades que aceitam o ProUni 2021

Todos os semestres, milhares de faculdades cadastram suas vagas no ProUni.

É um universo tão extenso de opções que fica até difícil escolher.

Dentro do programa tem algumas instituições bem conhecidas Brasil afora, como as Pontifícia Universidade Católica (PUC), Mackenzie e Anhembi Morumbi.

Mas há milhares de outras opções de altíssima qualidade ? e que muitas vezes a gente deixa passar. Elas têm reconhecimento do MEC e oferecem ensino de alta qualidade, em alta conta no mercado de trabalho.

Conheça algumas delas:

Além do ProUni, essas faculdades podem ser encontradas no FIES e no ingresso direto!

Veja também:

Descubra como funcionam as cotas do ProUni 2021

Gostaria de estudar em uma dessas faculdades com o ProUni? Conte para a gente nos comentários!