A próxima edição do ProUni já está chegando. Em 2020, milhões de brasileiros vão entrar com tudo na disputa por uma das centenas de milhares bolsas de estudos oferecidas todos os semestres pelo governo federal.

A seleção é bastante puxada e para se dar bem é preciso ter uma boa nota no Enem.

Mas, antes de tudo, é preciso estar ligado nas datas e no processo se inscrição.

Você já tem ideia de como proceder?

A seguir, saiba como fazer a inscrição no ProUni 2020 e garanta sua bolsa!

Como fazer a inscrição no ProUni 2020

Para poder se inscrever no ProUni 2020, o candidato vai precisar, antes de tudo cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter feito o Enem 2019, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por membro do grupo familiar.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública – ou numa particular na condição de bolsista integral.
  • Não ter diploma de nível superior.

Professores de escola pública e pessoas com deficiência podem participar sem precisar atender a todos esses critérios.

Para se inscrever é preciso:

  • Acessar o site oficial do ProUni assim que o período de inscrições for anunciado pelo MEC.
  • No site, informar o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada (a mesma que você usou para ver os resultados do Enem. Caso tenha esquecido, dá para recuperar no próprio site).

Depois, vem uma parte mais complicada da inscrição, em que o candidato vai precisar responder ao questionário socioeconômico e a perguntas sobre raça/cor, deficiência, formação de ensino médio, etc. É preciso preencher tudo com máxima atenção, porque será preciso comprovar tudo mais tarde caso seja aprovado.

Além disso, terá de informar a renda mensal bruta de todas as pessoas que moram na mesma casa que você. Para isso, é necessário ter o nome completo, CPF, data de nascimento e a renda de cada membro do seu grupo familiar em mãos.

Depois de tudo isso, finalmente você pode escolher duas opções de curso entre aqueles disponíveis no sistema. Na dúvida, dá para buscar por município, por instituição ou pelo nome do curso. Quem tiver deficiência e quem se declara indígena, preto ou pardo tem ainda a opção de concorrer por cotas.

Quando abrem as inscrições para o ProUni 2020

O ProUni tem duas edições previstas para 2020.

A primeira, maior, deve acontecer entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Vai depender muito da data de divulgação dos resultados do Enem 2019.

A outra edição vai distribuir as bolsas para quem quer começar os estudos no segundo semestre. Deve acontecer em junho ou julho de 2020.

As datas só são divulgadas um pouco antes pelo MEC, junto com o edital de participação.

O ProUni 2020 deve ainda ter uma seleção extra para vagas remanescentes, que acontece algumas semanas após o encerramento do processo regular. São poucas vagas, mas vale a pena tentar. Aqui podem participar candidatos que obtiveram boa pontuação em qualquer Enem a partir de 2010. Não há requisitos de renda ou de formação escolar.

Como garantir bolsa no ProUni 2020

Mesmo que você não tenha uma nota incrível no Enem, dá para conquistar uma bolsa no ProUni com um pouco de atenção extra.

A corrida por uma bolsa começa numa terça e se encerra numa sexta-feira. Nesses quatro dias, milhões de pessoas vão se inscrevendo, cada uma com uma nota diferente no Enem.

Isso pode fazer com que a pontuação mínima para entrar em cada curso aumente ou diminua.

Para garantir sua bolsa, você precisa observar esses movimentos o tempo todo. Se a nota do seu curso mudar e ficar mais alta do que a que você tem, dá para procurar outro curso ou outra faculdade que comporte seu desempenho.

Esse processo pode ser feito várias e várias vezes, até um minuto antes do encerramento do processo seletivo (23h59 da sexta-feira).

Essa dinâmica aumenta bastante suas chances de conseguir bolsa.

Quer uma dica de ouro? Cursos a distância ou semipresenciais costumam ser menos procurados e têm nota de corte menor. Fique de olho!

Onde estudar com a bolsa do ProUni 2020

A gente ainda não sabe quais faculdades estarão presentes nas duas edições do ProUni 2020, mas uma coisa é certa: você só vai encontrar por lá instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Isso irá garantir um belo diploma para entrar no mercado com tudo!

A gente tem algumas sugestões para buscar aí na sua cidade.

São faculdades bem conhecidas que oferecem cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento. E além de participarem o ProUni, todas oferecem descontos, bolsas e financiamento sem burocracia.

Conheça:

Veja também:

Conheça as notas de corte do ProUni 2020 para cada curso

E aí, pronto para encarar a seleção do ProUni 2020? Vai tentar bolsa em qual curso? Conte para a gente nos comentários!