Muitos estudantes têm o sonho de fazer uma faculdade, mas não conseguem bancar os custos de um curso de ensino superior particular. Para isso, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma excelente saída. Por isso, é importante se informar sobre as inscrições para o Prouni 2022 e ficar atento às informações que você precisa saber para tentar uma chance no programa.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais em instituições de ensino superior particulares a estudantes brasileiros de baixa renda que ainda não possuem diploma.

Se você se identificou, e está procurando pela sua chance de conquistar o sonho de concluir o ensino superior tornando-se um bolsista do Prouni em 2022, fique de olho nas datas das inscrições para não deixar essa oportunidade passar.

inscrições prouni 2022

Abaixo, te contamos como o programa funciona, quem pode participar, quando se iniciam as inscrições para o Prouni em 2022, qual o cronograma de etapas do processo seletivo, documentos necessários e outras condições estabelecidas pelo benefício. Anota pra não perder nenhuma data importante e garantir sua vaga com bolsa Prouni! Vamos lá?

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos, mais conhecido por Prouni, é um programa federal de benefício educacional que possui a finalidade de aumentar o número de alunos de baixa renda inscritos em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas. Ele oferece bolsas de estudos integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) para estudantes que não possuem condições financeiras de arcar com os custos dos cursos de educação superior.

Os candidatos contemplados com o Prouni estudam em faculdades da rede particular de ensino que aderem ao programa e a bolsa é válida durante todo o curso. Ao conseguir uma bolsa parcial, o estudante terá que custear a outra metade das mensalidades. Já quem conseguir uma bolsa integral não precisará arcar com nenhum valor referente às mensalidades. Mesmo após concluir o curso, não precisam pagar nada nem ao programa e nem à instituição de ensino.

Quem pode participar do Prouni 2022?

Para participar do Prouni 2022, o interessado deve obedecer a algumas regras definidas pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e o estudante deve ter feito a última edição da prova do Enem e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação. 

Além disso, se você pretende realizar a inscrição na plataforma, deve seguir os seguintes critérios:

  • Não ter diploma de curso superior;
  • Ter feito o ensino médio em escola pública e/ou como bolsista integral em escola particular;
  • Ter cursado parcialmente o ensino médio em escola pública e parcialmente em escola particular como bolsista integral;
  • Para estudantes com deficiência não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ser professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
  • Atender ao critério de remuneração bruta mensal das bolsas de estudos.

 E as bolsas ofertadas poderão ser de:

  • 100% do valor da mensalidade, para estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • 50% do valor da mensalidade para estudantes com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Quais os critérios de seleção das bolsas?

O MEC estabeleceu uma pontuação mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação da prova do Enem para que o candidato possa participar do processo de seleção do Prouni. No entanto, não significa que ao atingir essa nota mínima o candidato já está automaticamente classificado no curso para o qual se candidatou, pois ele terá que concorrer com outros candidatos que também se candidataram para o mesmo curso.

Na verdade, é a nota de corte por curso que irá determinar a média dos participantes para a vaga. Ela é igual à nota do último candidato que seria aprovado naquele curso e representa, portanto, a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados. É calculada com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. Quanto maior for o número de concorrentes maior será a nota de corte do Prouni. Se a sua nota da prova mais recente do ENEM estiver acima da nota de corte do Prouni, maiores serão suas chances de ser aprovado. 

O sistema do programa atualiza diariamente as notas de corte e por isso elas podem variar muito do início até o fim das inscrições. A dica é ficar atento e, caso ela esteja superior a sua pontuação do Enem, é possível mudar para outra opção de curso que esteja de acordo com a sua nota, assim as chances de conseguir uma bolsa será maior.

Leia mais: Veja quais são as notas de corte do ProUni 2021

Como funcionam as cotas do Prouni 2022?

O Prouni também reserva as vagas de bolsas para cotas, destinadas a candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.

Quando começam as inscrições para o Prouni 2022?

O cronograma ProUni 2022 pode ser acessado na própria página do ProUni. É nesse local que você pode saber das etapas da seleção com suas respectivas datas. Acompanhe sempre o site do ProUni, pois pode haver mudanças. Por enquanto o que sabemos é que o período de inscrições para o Prouni 2022 se inicia dia 28 de janeiro e termina no dia 1 de fevereiro. 

Qual o cronograma do Prouni 2022?

O processo seletivo para conseguir uma bolsa pelo ProUni acontece duas vezes ao ano, uma em cada semestre, assim como Enem e Sisu. Por enquanto, o que sabemos de acordo com as edições anteriores são as seguintes datas para cada etapa do processo seletivo:

  • Período de Inscrições: 28 de janeiro a 1 de fevereiro;
  • Resultado da Primeira Chamada: 4 de fevereiro;
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro
  • Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2022
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro de 2022
  • Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março de 2022

Como faço para me inscrever no Prouni 2022?

Para participar é simples e gratuito! A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Como o prazo para as inscrições geralmente é curto e o MEC não perdoa atrasos, se atente ao cronograma, anote as datas e coloque avisos! Simplificamos para você em 5 passos. Confira:

1° Passo: Acesse o site do Prouni durante o período de inscrição e clique no botão FAZER INSCRIÇÃO;

2° Passo: o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas;

3° Passo: Preencha os dados do candidato, Responda o questionário corretamente, informe as rendas do seu grupo familiar;

4° Passo: Escolha os cursos (em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil), tipo de bolsa, turno, modalidade;

5° Passo: Confirme sua inscrição e fique acompanhando a situação, nota de corte e resultado.

Quais são os critérios de desempate do Prouni?

No caso das notas dos candidatos serem exatamente iguais, o Prouni utiliza o resultado final do Enem como critério de desempate, que será determinado na seguinte ordem:

  1. Candidato com maior nota na Redação; 
  2. Candidato com maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; 
  3. Candidato com maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;         
  4. Candidato com maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;       
  5. Candidato com maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Como funciona a segunda chamada e lista de espera do Prouni?

O candidato que não for pré- selecionado na primeira chamada ainda tem chance, já que o processo seletivo do Prouni têm uma única etapa de inscrição, com duas chamadas sucessivas.Assim, o candidato que não for pré-selecionado na primeira chamada terá chance na segunda chamada. 

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas. A lista de espera do Prouni estará à disposição das instituições com a classificação dos estudantes por curso e turno, segundo as notas obtidas no Enem.

Veja também: Saiba tudo sobre as vagas remanescentes do Prouni 2021 

Quais são os documentos necessários para matrícula no Prouni?

Após a divulgação dos resultados, os candidatos aprovados devem ir à faculdade com todos os documentos necessários para realizar a matrícula Prouni. É fundamental que no ato da inscrição você informe os seus dados corretamente, pois na matrícula terá que comprovar tudo que informou na inscrição. Listamos abaixo quais são para que você já se prepare antecipadamente. 

  • Documento de Identidade (do estudante e também do grupo familiar)
  • Comprovante de escolaridade
  • Comprovante de residência  (do estudante e também do grupo familiar)
  • Comprovante de renda

Onde estudar com bolsa Prouni?

Selecionamos para você algumas faculdades que oferecem diversas opções de cursos presenciais e a distância (EaD) e são credenciadas no Prouni. Veja:

Saiba mais: Conheça as faculdades que participam do ProUni

E aí? Conta pra gente nos comentários se você está preparado para fazer sua inscrição e tentar conseguir uma bolsa pelo Prouni em 2022.