O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza para os estudantes que desejam realizar um curso de ensino superior, bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades particulares do país.

No ProUni o processo seletivo é totalmente automatizado e o estudante pode escolher duas opções de curso para concorrer, assim aumentando as chances de ser contemplado com uma bolsa.

Inscrições do ProUni no segundo semestre

As informações para as inscrições do ProUni no segundo semestre de 2019, devem ser liberadas em maio, e as inscrições devem ocorrer entre junho e julho.

O primeiro passo antes de se inscrever, é ter o número da sua inscrição do Enem, pois é necessário ter realizado o último exame, ter obtido no mínimo 450 pontos nas provas e não ter zerado a  prova de Redação.

Lembrando que quanto maior a nota, mais são as chances de conseguir a sua bolsa.

Para se inscrever, também é necessário cumprir uma das exigências abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola;

  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral;

  • Ser pessoa com deficiência;

  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso não há necessidade de comprovar renda mínima).

Além das regras acima, antes de escolher o tipo de bolsa que deseja concorrer, você deve saber qual delas pode melhor lhe atender, de acordo com as exigências, veja:

  • Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.

  • Para as bolsas integrais (100%) a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.

Verificou tudo e está apto para se inscrever no ProUni no segundo semestre de 2019? Então veja agora o passo a passo para se cadastrar neste processo seletivo!

Passo a passo para se inscrever no ProUni, no segundo semestre de 2019

Se você já tem todas as informações necessárias em mãos, agora é só seguir esse passo a passo para se inscrever no ProUni.

É bom lembrar que as inscrições no segundo semestre de 2019 devem ocorrer entre junho e julho, então é bom ficar atento aos prazos e as informações sobre o processo, que devem ser liberadas a partir de maio.

Passo a passo para a inscrição no ProUni:

  1. Acesse o site do ProUni.

  2. Clique em “Fazer a inscrição”.

  3. Digite o número de inscrição e senha da edição do Enem mais recente.

  4. Siga as orientações de cada tela, preenchendo as informações solicitadas.

  5. Verifique as informações preenchidas e confirme inscrição.

Você pode mudar as opções de curso a qualquer momento, durante as inscrições, mas sempre indicamos que você não faça isso com tanta frequência, pois o site sempre é muito acessado e pode ocorrer algum erro durante a alteração.

Faculdades que irão participar do ProUni no segundo semestre de 2019

Separamos uma lista algumas com algumas instituições, reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), que já confirmaram a participação no processo seletivo do ProUni, no segundo semestre de 2019.

Essas faculdades também dispõem de bolsas e financiamentos sem burocracia, sem precisar ter feito o Enem, para os estudantes que não podem participar do ProUni. Veja:

Veja mais:

Os 10 cursos menos procurados do Prouni

Os 10 cursos mais procurados do Sisu e ProUni

Qual tipo de bolsa você vai concorrer? E o curso? Conte para a gente aqui nos comentários!