Saiba o que é ProUni

ProUni é o Programa Universidade para Todos, criado pelo governo federal em 2004, por meio do MEC (Ministério da Educação), e que concede, principalmente aos candidatos de baixa renda, bolsas de estudos em universidades particulares. 

E você sabe como funciona o ProUni? As bolsas cobrem 50% e até 100% do valor da mensalidade.

Para conseguir uma das bolsas é preciso cumprir alguns critérios, como renda familiar mensal que comprove a possibilidade de tentar uma bolsa, além de outros critérios como:

  • Ter feito o Enem 2019
  • Ter obtido nota mínima de 450 pontos na média das notas do exame
  • Ter obtido nota diferente de zero na redação

E um dos critérios seguintes:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública
  • Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada como bolsista integral
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista integral
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica

Como me inscrever no ProUni?

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. São gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do Programa.

Este é o maior programa de bolsas do país e já possibilitou que mais de um milhão e meio de estudantes chegassem ao ensino superior, distribuindo mais de 250 mil delas por ano.

Apesar do surpreendentemente grande número de bolsas concedidas, com o passar dos anos tem sido mais concorrido obter uma vaga pelo Prouni, pois as notas exigidas para isso têm sido cada vez mais altas. Por isso, é importante que você dê um show no Enem para garantir sua vaga na faculdade.

De outro lado, como que para compensar a dificuldade, são dadas algumas chances aos candidatos que não entraram de primeira, e entre essas chances está a lista de espera ProUni.

Nesse momento, muitos candidatos deixam escapar uma excelente chance, por sequer saberem que ela existe, ou como ela acontece. Você conhece a lista de espera ProUni?

Quando abre a lista de espera ProUni? 

Veja agora como conseguir entrar na lista de espera do ProUni e comece 2020 na faculdade. No processo regular de seleção, há uma primeira chamada, de acordo com as maiores notas do Enem. 

Após encerrada essa seleção, é aberta uma segunda chamada. Erros em prazos e documentos, bem como desistências, abrem uma terceira chance: se você não estiver em nenhuma das duas chamadas, ainda é possível participar da seleção, agora pela lista de espera ProUni. 

A lista de espera é divulgada no site do ProUni e,  após convocado, o candidato tem um prazo para apresentar os documentos necessários na faculdade que vai cursar. Por isso, é muito importante que você fique sempre de olho no site! 

O que você deve fazer para participar da lista de espera ProUni

Fique esperto porque o sistema do ProUni vai publicar uma data, logo depois da segunda chamada, a partir da qual você deverá se inscrever na lista de espera: em geral, são só dois ou três dias. 

Por isso, você deve entrar todos os dias na página do programa e, assim que o prazo for aberto, você deve declarar seu interesse em participar da lista de espera ProUni. 

Veja como fazer: no prazo determinado, que varia de acordo com a edição do ProUni, você deve entrar no site do programa com seu número de inscrição e senha do Enem mais recente.

Ao entrar no sistema, clique na opção “manifestar interesse em participar da lista de espera”. Está feito! Basta agora aguardar a confirmação do sistema.

Após  encerrada a seleção, o sistema divulga os nomes dos que participam da lista de espera, para que as instituições de ensino saibam a ordem dos pré-selecionados.

Fui selecionado no ProUni. E agora? 

As instituições de ensino são responsáveis por convocar os candidatos aprovados. Assim que for chamado ele deve comparecer na faculdade levando os documentos de comprovação das informações da inscrição para fazer a matrícula. 

A convocação para preenchimento da lista de espera ProUni é feita aos poucos, conforme abrem novas vagas e os candidatos vão sendo chamados.

Não se esqueça de acessar o sistema todos os dias, até o fim do prazo, para ver se seu nome está entre os felizes aprovados. Lembre-se de que é bem curto o prazo para você apresentar os documentos.

Quem pode participar da lista de espera ProUni?

Além dos candidatos que não entraram nas chamadas regulares, a lista de espera ProUni serve para os que foram pré-selecionados em sua primeira ou segunda opção de curso, mas a turma não foi aberta por falta de alunos ou algum problema na faculdade.

A lista de espera também poderá favorecer os que não foram pré-selecionados por não haver bolsas disponíveis para suas primeiras opções de curso.

Instituições que aceitam o ProUni  

Separamos para você algumas instituições que aceitam o ProUni. Caso você não seja selecionado para as bolsas, não desanime.

Ainda não é hora de desistir! Muitas dessas instituições também oferecem descontos, convênios e bolsas de estudo, de acordo com a nota do Enem, podendo chegar a 100% do valor da mensalidade. 

Você já conhecia a lista de espera ProUni? Conte para a gente nos comentários.

Veja também: 

Saiba o que é o edital do ProUni 2020 e confira as informações

Saiba como fazer sua inscrição no ProUni