A nota de corte do Programa Universidade para Todos (ProUni) é a menor nota do Enem possível para conseguir uma vaga no curso que você deseja.

Com milhares de bolsas oferecidas por semestre, o ProUni é uma oportunidade de entrar em faculdades particulares sem precisar pagar a mensalidade. E é necessário conhecer a nota de corte dos principais cursos para saber se você conseguirá entrar no ProUni usando a sua nota do Enem.

Descubra como funciona a nota de corte do ProUni e quanto você precisa tirar no Enem para conseguir uma bolsa!

Como funciona a nota de corte do ProUni

Para entender como funciona a nota de corte do ProUni, é importante conhecer o funcionamento do programa. O ProUni utiliza as notas do Enem para classificar candidatos a bolsas de estudos (parciais e integrais) em instituições privadas de ensino superior.

Para participar, além de não ter diploma de nível superior e cumprir alguns requisitos de renda e escolaridade, é obrigatório ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano imediatamente anterior. Ou seja, para participar do ProUni 2015 (no primeiro ou segundo semestre), precisa ter feito o Enem 2014; para participar do ProUni em 2016, precisa ter feito o Enem em 2015 e assim por diante.

O ProUni é um sistema totalmente informatizado. Ao se inscrever no ProUni, pela internet, o candidato informa seu número de inscrição e senha do Enem do ano anterior e o sistema recupera as notas automaticamente. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema informa as notas de corte para os cursos escolhidos pelo candidato. Ou seja, comparando todas as notas do Enem dos estudantes que concorrem a uma vaga no mesmo curso, faculdade, turno e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência), o sistema do ProUni apresenta qual a menor nota possível para conseguir aquela vaga.

As notas de corte podem ser consultadas todos os dias, enquanto durarem as inscrições. Com isso, o candidato pode avaliar se tem chances de entrar naquele curso que escolheu e, se for o caso, mudar sua opção para tentar um curso menos concorrido. O sistema do ProUni permite mudar suas opções de curso quantas vezes você quiser e, para a classificação final, considera sempre a última opção gravada no sistema.

Vale lembrar que as notas de corte publicadas pelo ProUni durante as inscrições não garantem uma vaga, são apenas uma referência e podem mudar diariamente.

No caso de dois candidatos terem a mesma pontuação no Enem, o desempate é feito pela nota da Redação. Se ainda assim os dois continuarem empatados, o sistema usa a nota da prova de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, sucessivamente, até desempatar.

Nota mínima para se inscrever no ProUni

O ProUni exige que os candidatos tenham feito o Enem no ano anterior, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação. Essa é a nota mínima para se inscrever no ProUni, mas não significa que a vaga está garantida. Alguns cursos e faculdades têm uma concorrência maior, fazendo com que a nota de corte suba para mais de 800 pontos no Enem (como Medicina, por exemplo). No entanto, em cursos menos concorridos existe a possibilidade de passar com apenas 450 pontos no Enem.

Qual a nota de corte para conseguir uma bolsa do ProUni?

A chance de conseguir uma bolsa do ProUni com apenas 450 pontos no Enem não é das maiores, mas existe. Algumas vagas menos concorridas podem ser preenchidas por candidatos que tiveram um desempenho no Enem próximo à nota mínima exigida pelo ProUni.

A nota de corte varia bastante entre os cursos, faculdades, turnos e modalidades de concorrência (cotas ou ampla concorrência). Para você ter uma ideia das possibilidades, listaremos a seguir algumas notas de corte mínimas e máximas do ProUni de edições mais recentes na modalidade “ampla concorrência”. Perceba que um mesmo curso pode ter notas de corte diferentes. Isso porque a concorrência do ProUni não depende apenas do tipo de curso, mas também do turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência.

Exemplos de notas de corte do ProUni:

  • Administração

    Maior nota de corte: 770,20

    Menor nota de corte: 450,00

  • Arquitetura e Urbanismo

    Maior nota de corte: 767,48

    Menor nota de corte: 541,10

  • Biologia

    Maior nota de corte: 682,16

    Menor nota de corte: 605,06

  • Ciência da Computação

    Maior nota de corte: 790,42

    Menor nota de corte: 450,00

  • Ciências Contábeis

    Maior nota de corte: 758,90

    Menor nota de corte: 450,00

  • Comunicação Social: Jornalismo

    Maior nota de corte: 720,02

    Menor nota de corte: 497,04

  • Direito

    Maior nota de corte: 812,44

    Menor nota de corte: 450,00

  • Educação Física

    Maior nota de corte: 727,36

    Menor nota de corte: 450,00

  • Enfermagem

    Maior nota de corte: 744,44

    Menor nota de corte: 537,24

  • Engenharia

    Maior nota de corte: 770,20

    Menor nota de corte: 548,70

  • Gastronomia

    Maior nota de corte: 734,54

    Menor nota de corte: 504,36

  • Letras

    Maior nota de corte: 702,00

    Menor nota de corte: 450,00

  • Matemática

    Maior nota de corte: 768,00

    Menor nota de corte: 450,00

  • Medicina

    Maior nota de corte: 814,88

    Menor nota de corte: 734,50

  • Medicina Veterinária

    Maior nota de corte: 774,90

    Menor nota de corte: 572,00

  • Nutrição

    Maior nota de corte: 731,40

    Menor nota de corte: 450,00

  • Odontologia

    Maior nota de corte: 759,02

    Menor nota de corte: 550,54

  • Psicologia

    Maior nota de corte: 789,92

    Menor nota de corte: 450,00

  • Relações Internacionais

    Maior nota de corte: 756,70

    Menor nota de corte: 450,00

  • Turismo

    Maior nota de corte: 707,54

    Menor nota de corte: 450,00

  • Webdesign

    Maior nota de corte: 657,00

    Menor nota de corte: 597,76

  • Zootecnia

    Maior nota de corte: 684,30

    Menor nota de corte: 551,06

Vale lembrar que essas notas de corte são apenas uma referência. Para saber a nota de corte do curso para o qual você concorre a uma bolsa do ProUni, consulte a página do ProUni durante o período de inscrições. Caso sua pontuação no Enem não seja suficiente para entrar no curso escolhido, você pode modificar suas opções entre as bolsas oferecidas. Essas modificações podem ser feitas quantas vezes você quiser, enquanto durarem as inscrições. O ProUni vai considerar sempre a última escolha que você salvou no sistema.

Faculdades que participam do ProUni

Somente faculdades com boa avaliação perante o Ministério da Educação (MEC) podem oferecer bolsas pelo ProUni. A lista é grande e muda a cada edição do Programa.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer bolsas do ProUni:

E se não rolar ProUni para você, não desanime! Todas as faculdades da lista acima trabalham com descontos, convênios, bolsas de estudos e financiamentos sem burocracia nem comprovação de renda.

Veja também: